icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 objetos que eram comuns em 2010, mas hoje praticamente desapareceram por completo

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      16/04/20 às 14h45
capa do post 7 objetos que eram comuns em 2010, mas hoje praticamente desapareceram por completo

O tempo passa e conforme isso acontece, novas coisas acontecem e outras acabam ficando para trás. A tecnologia é algo implacável e está em constante evolução. Alguns objetos que há um tempo eram tidos como invenções superavançadas, hoje em dia, acabaram desaparecendo por completo. De certa forma, sentimos saudade de alguns deles. Gostaríamos de vê-los em nossas gavetas ou pelo menos por fotos. Você provavelmente já quis ter um supermoderno BlackBerry, né? Esse era o celular do momento uns ano atrás. Outra coisa que desapareceu por completo foi a agenda digital, que por sua vez substituiu a agenda de papel.

Voltando 10 anos no tempo, podemos encontrar vários objetos que eram tidos como o que havia de mais avançado e eram bastante amados pelos jovens da Geração X. Para se ter uma ideia, no começo de 2010 era quase impossível encontrar um jovem com um celular moderno e com várias funções. Computadores não processam um terço do que podem processar hoje. Podemos explicar isso melhor, mostrando para você, caro leitor. Confira conosco então e surpreenda-se.

Objetos que eram comuns em 2010, mas praticamente desapareceram

1 - DVDs e aparelhos de DVD

Algumas pessoas ainda usam DVDs para armazenar conteúdo multimídia. No entanto, tanto os aparelhos quanto os CDs acabaram sendo trocados por serviços de streaming. Netflix e Amazon Prime Vídeo são alguns exemplos. Em 2010, era bastante comum irmos à locadoras para alugar alguns DVDs. Essa tecnologia acabou sendo engolida por completo. Os aparelhos entram na lista de objetos que não encontramos com facilidade.

2 - Listas telefônicas

Essas listas eram livros ou catálogos fornecidos por empresas de telefonia. Elas possuíam os contatos das pessoas que possuíam telefone em uma determinada cidade, bem como linhas de utilidade pública. Hoje em dia as listas não são mais  distribuídas e só existem no formato eletrônico ou na internet. Pessoas nascidas pós 2010 provavelmente não conheçam essas listas. Elas traziam endereços e os números de telefones em ordem alfabética.

3 - Mapas

Cerca de 10 anos atrás, ainda era comum ver pessoas nas ruas utilizando mapas da cidade. Isso tudo para se localizar e chegar o seu destino durante uma viagem. No entanto, hoje em dia eles foram substituídos pelos sistemas de GPS dos celulares. Esses indicam, inclusive em voz alta, a direção a ser seguida para chegar a um determinado lugar.

4 - Despertadores

Hoje em dia só vemos esses objetos como decoração. No entanto, era bastante comum ver esses despertadores ao lado das camas. Era assim que acordávamos todas as manhãs para começar o dia. Os relógios foram então substituídos por celulares, visto que são mais práticos e ocupam menos espaço.

5 - Telefones públicos

Antes de termos, cada um o seu celular, os telefones públicos eram bastante utilizados. Costumávamos comprar cartões ou fichas que nos davam créditos para ligações. Hoje em dia não vemos mais pessoas utilizando, visto que os celulares se tornaram mais comuns. Um estudo recente apontou que na América Latina há países com mais celulares do que habitantes.

6 - Gravador de voz portátil

Esses gravadores substituíram os antigos gravadores de fita cassete e fizeram muito sucesso entre os jornalistas, por exemplo. Eles foram mais uma vítima do avanço dos celulares. Hoje em dia, o gravador de voz é um objeto relíquia.

7 - CDs

Esses objetos ainda existem e são queridinhos de colecionadores. No entanto, vemos muito menos do que antes. A mídia sonora física acabou sendo trocada pelos serviços de streaming, como Apple Music e Spotify, por exemplo. Ainda encontramos em lojas de antiguidades ou específicas em shoppings.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos, pois o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Incrivel Club  
Imagens Olhar Digital
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest