• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 objetos que foram criados apenas para desafiar as leis da Física

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/04/19 às 17h36

Às vezes, nos deparamos com algumas situações perturbadoras em nossas vidas que nem mesmo a Física consegue explicar direito como e o motivo para acontecerem. Na escola, aprendemos algumas leis majoritárias, especialmente na matéria de Física. Como por exemplo, a que enuncia que que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, e algumas outras que falam sobre massa, peso e até mesmo a gravidade.

Mas o mundo está cheio de coisas que sempre nos fazem questionar essas leis e indagar se são realmente reais. Ou se a humanidade evoluiu tanto que podemos até mesmo desafiar 'eternas' as leis da física. Tendo o propósito ou não de desafiar essas supostas leis da física, mostramos aqui alguns objetos que desafiaram verdadeiros dogmas da ciência.

1 - Gomboc

Esse objeto é chamado pelos matemáticos de objeto mono-monostático. Isso quer dizer que ele sempre vai se endireitar. Pode não parecer grandes coisas, até que se perceba que só tem um jeito desse objeto ficar em uma superfície plana. Independente da maneira em que for colocado em uma mesa, ele sempre voltará ao seu ponto singular de equilíbrio. Isso graças a alguma matemática inteligente.

2 - Rattleback

Esse objeto elíptico só pode ser girado no sentido horário ou anti-horário, dependendo de seu design. Mesmo que você tente girá-lo no sentido oposto do que ele pode ir, ele sozinho voltará e girará para o seu sentido planejado.

3 - Fonte de água para cima

Essa fonte é obra do engenheiro James Dyson. E segundo ele, a criação dela foi apenas para ver se poderia ser feito. Ele levou um pouco mais de um ano para construí-la. E escultura tem o nome de Jardim Errado e chamou a atenção de todos quando ninguém conseguia explicar com a água estava indo para cima. O segredo era o uso de ar comprimido para bombear a água para cima. Isso criava a ilusão de que a água estava indo naturalmente para cima.

4 - Vidro à prova de balas de um lado

Esse vidro unidirecional é capaz de manter sua integridade estrutural enquanto é atingido por duas direções diferentes ao mesmo tempo. O segredo do vidro está na sua composição. De um lado, ele é coberto por uma fina folha de policarbonato e o outro por uma folha grossa de acrílico à prova de balas. E as balas que são disparadas contra o acrílico são achatadas com a energia que era necessária para penetrar o vidro e que acaba sendo roubada delas.

5 - Machado sem esforço

Esse machado projetado pelo inventor finlandês Heikki Kärnä, usa um design que desloca seu centro de gravidade um pouco para o lado. Com isso, o machado quase nunca se desviará aleatoriamente do pedaço de madeira. Isso faz com que o corte de madeira seja muito mais fácil usando esse machado.

6 - Vidro que diz o que tem dentro

A priori, o copo pode parecer um simples copo decorado com um monte de pontinhos. Mas quando se coloca alguma coisa dentro dele, alguns desses pontinhos somem e o nome da bebida, que foi colocada no copo, aparece.

7 - Caneca que não cai

Essa caneca é praticamente impossível de ser derrubada. Ela pode ser pega como uma caneca normal. Mas quando está na superfície adequada, ela não se moverá nem um centímetro.

Próxima Matéria
Via   Toptenz  
Imagens Youtube
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+