icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 objetos subterrâneos mais misteriosos já descobertos até hoje

POR Isabela Ferreira EM Mundo Afora 18/10/17 às 18h46

capa do post 7 objetos subterrâneos mais misteriosos já descobertos até hoje

Não é novidade para ninguém que nosso mundo é cheio de mistérios. Muitos deles já foram desvendados ao longo de nossa história, no entanto, com certeza ainda existe muito para descobrir, tanto na superfície, quanto a alguns metros sob a água. O planeta tem grande parte de sua composição formada por oceanos, rios, mares e coisas do tipo, sendo que uma pequena porcentagem já foi objeto de estudo.

Imagine quanta coisa não existe escondida de baixo das águas... Quantos mistérios ainda existem e nem mesmo suspeitamos. Bom, vamos nos concentrar naqueles que já foram descobertos. Existem muitos objetos subterrâneos que são simplesmente incríveis! Pensando nisso, separamos abaixo alguns deles... Dá uma olhada!

1 - Movimento de placas tectônicas

Para aqueles que não sabem muito bem o que são as placas tectônicas, compõem blocos que constituem a porção sólida da litosfera. Elas permanecem em um movimento constante. Devido a  essa movimentação das placas norte-americanas  e euro-asiáticas, ocorreram enormes mudanças. O fenômeno pode ser visto apenas de baixo da água e realmente impressiona. É um dos objetos subterrâneos mais fascinantes já descobertos.

2 - A cidade perdida de Heracleion

Durante muito tempo as ruínas da antiga cidade de Heracleion permaneceram esquecidas e tidas como inexistentes para nós. Foi apenas no ano de 2000 que o arqueólogo francês Franck Goddio fez a descoberta. Se localiza em profundidade de 50 metros sob a água, a uma distância aproximada de 6,5 km do litoral do Egito.

Diz a lenda que a cidade foi habitada por Hércules, que inclusive, teria sido o responsável por nomeá-la. Ainda hoje muitos cientistas vão até o local na tentativa de fazer novas descobertas.

3 - Pirâmide subaquática de Yonaguni

Yonaguni é um dos lugares mais misteriosos já descobertos no Japão. Durante muito tempo permaneceu escondida, sendo encontrada apenas no ano de 1987 enquanto pesquisadores praticavam mergulho. É considerada como a verdadeira cidade perdida de Atlântida, porém, japonesa.

É possível ver enormes conjuntos de plataformas e estruturas no local, como se um dia tivesse sido realmente uma cidade habitada. Uma das paredes encontradas atinge uma profundidade de 27 metros! É realmente um lugar incrível!

4 - Rio no fundo do Mar Negro

Nosso mundo é cercado por inúmeros mistérios, dentre os maiores descobertos, são os rios ou cavernas subaquáticas. Quem poderia imaginar que sob um rio ou mar, poderia existir outro rio? Cientistas britânicos foram capazes de encontrar um rio que poderia ser considerado como o 6º maior do mundo, caso estivesse na superfície.

Ele tem aproximadamente 35 metros de profundidade! De acordo com os cientistas, este rio foi formado pelas águas do Mar Mármara, que permeiam por séculos o Mar Negro.

5 - Parque de esculturas subaquáticas

Um museu geralmente é um lugar incrível, onde os mais diversos artistas, das mais variadas épocas, tiveram a oportunidade de expor suas obras. Mas o que você diria de uma espécie de museu  feito sob a água? Criado pelo escultor inglês Jason deCaires Taylor, 65 esculturas se  encontram sob as águas do Mar do Caribe, sendo que a cada ano que se passa o número cresce.

As primeiras peças foram colocadas lá no ano de 2006 e o projeto do artista apenas se expande. Neste caso, não foram objetos descobertos por acaso, no entanto, a descoberta de Taylor sobre a possibilidade de inovar no fundo do mar, merece nosso apoio.

6 - "Fumaça Negra"

Provocados por campos vulcânicos subaquáticos, essa "fumaça negra" é formada devido a combinação entre o magma e a água. Fontes hidrotermais expelem grandes fluxos de água e de um líquido com a temperatura muito elevada, podendo alcançar os 370ºC.

Ganharam esse nome devido ao seu aspecto de fumaça, e porque são de uma tonalidade bastante escura, que se aproxima muito do preto devido aos ricos minerais presentes na abertura. Foram descobertos apenas no ano de 2008 localizados no Círculo Ártico, entre a Groenlândia e Noruega.

7 - Lulas do mar profundo

Muitos animais bastante peculiares já foram descobertos habitando o fundo  do mar. Aliás, as profundezas do mar abrigam as mais estranhas formas de vida de que se tem conhecimento. No ano de 1907, foi vista pela primeira vez a lula acima, no entanto, apenas no ano de 1988 que conseguiram fotografá-la.

As principais observações desse tipo de animal são feitas no Golfo do México, porém, essa foi encontrada não muito longe da costa de nosso país. O mais estranho de tudo é que ela se parece muito com um alienígena... Reparou?

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam algum dos itens aqui mencionados? Sabem de outros objetos subterrâneos já  descobertos, tão misteriosos quanto estes? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest