icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 obras que foram restauradas, mas ficaram bem diferentes de sua versão original

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      27/08/20 às 11h54
capa do post 7 obras que foram restauradas, mas ficaram bem diferentes de sua versão original

Pintar um quadro, criar uma escultura ou projetar algo grande, como um prédio, são tarefas claramente complexas. Independente do que estamos fazendo, um pequeno deslize pode fazer tudo dar errado e alguns danos são irreparáveis. Mais difícil do que construir do zero, muitas vezes é fazer a restauração dessas obras. Isso pode ser uma tarefa ainda mais complicada. Em diversas ocasiões, os restauradores levam anos para recriar a aparência original de um objeto histórico. Claramente, é quase impossível deixar essas obras como eram antes, com todos os mínimos detalhes exatamente iguais, e isso é bastante compreensível inclusive.

Mas, de tempos em tempos acontecem incidentes durante as restaurações e as obras acabam ficando muito diferente do que eram. Nesses casos, historiadores e demais pessoas ficam até mesmo revoltados. E foi pensando um pouco sobre isso que decidimos trazer essa matéria. Se você é um apaixonado por arte e antiguidades, vai gostar de tudo aqui. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas obras que foram restauradas, mas ficaram diferentes de sua versão original. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Obras restauradas que ficaram diferentes de sua versão original

1 - Escultura religiosa colorida

Em uma vila na Espanha, as esculturas de madeira do século XV precisaram ser restauradas. O trabalho foi confiado a uma moradora local. Em vez de polir a madeira, ela decidiu pintar usando cores ácidas e brilhantes. Infelizmente, a obra perdeu todo o seu valor e não foi bem recebida pelos padres, nem pelos moradores locais.

2 - Grande Muralha da China

Até mesmo a Grande Muralha passou por problemas assim. No entanto, apenas um pequeno trecho foi afetado. Quase um quilômetro de sua extensão teve o topo coberto por concreto, cal e areia. Assim, retiraram as ameias e torres de vigia que estavam em ruínas. O trecho agora mais se parece com uma calçada do que uma parte da Grande Muralha.

3 - Decoração de estuque em baixo-relevo em São Petersburgo

A fachada de um prédio em São Petersburgo, na Rússia, não teve uma restauração bem-sucedida. O prédio foi reconhecido como monumento arquitetônico regional por causa da fachada antiga. A parte mudada permanecia viva desde o início do século XX.

4 - Afresco que parece parte de desenho animado

Essa obra moderna pode ser vista em um templo budista na cidade chinesa Chaoyang. No local, havia um afresco muito antigo e totalmente diferente do que é hoje. Os restauradores foram longe demais na hora de fazer isso.

5 - Alto-relevo nada feliz

Tentaram restaurar as esculturas em alto-relevo na forma de duas mulheres em um prédio do século XIX em Moscou. No entanto, o resultado não saiu como esperado. As obras ficaram totalmente diferentes e nada agradáveis.

6 - Mosaico que se transformou em um painel de azulejos

Um mosaico da época soviética foi restaurado em Kaluga, na Rússia. O resultado não parece tão ruim, se não fosse um detalhe importante: no lugar do mosaico, os restauradores criaram um painel de cerâmica. Alguns moradores gostam do resultado, enquanto outros dizem odiar.

7 - Mosaico "caricato"

Nem mesmo as obras romanas escaparam da lista de más restaurações. Nesse caso, o mosaico não foi trocado por cerâmica. No entanto, ele está diferente do original, mas não para melhor. O personagem agora parece extremamente caricato e sua expressão facial é bem cômica.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Incrivel Club  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest