• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 origens dos principais estereótipos do mundo

POR Erik Ely    EM Curiosidades      20/02/20 às 15h24

Podemos dizer que os estereótipos existem há tanto tempo que, na maioria das vezes, já estão diretamente relacionados com a nossa associação a algumas temáticas. Dessa forma, por estarem tão arraigados com a nossa forma de pensar, separamos algumas origens dos principais estereótipos do mundo.

Em sua maioria, os estereótipos são bastante desagradáveis. Dessa forma, dentro dessas origens, estão misturadas suposições, preconceitos, intolerância e um monte de mentiras. Por isso, aqui estão 7 origens dos principais estereótipos do mundo.

1 - Loira burra

É bastante comum ouvir alguém dizendo que loiras não são inteligentes. Dessa forma, esse estereótipo tem estado presente há décadas, em personagens da televisão e do cinema. Contudo, essa ideia vem de 1775, quando a peça de teatro Les Curiosités de la Foire (As Curiosidades da Feira) estreou. Isso porque, na peça, uma das personagens, Rosalie Duthé, era uma cortesã que seguia o estereótipo e ainda estava sempre relacionada à piadas sexuais.

2 - Homens trabalham melhor do que mulheres

Desde o início da humanidade, as mulheres lutam contra estereótipos e desigualdades de gênero. No entanto, o estereótipo de que homens trabalham melhor, surgiu no tempo de caçadores e coletores. Entretanto, essa era uma questão cultural. Atualmente, sabemos que homens e mulheres são capazes que executar as mesmas tarefas, sejam elas quais forem.

3 - Todo judeu é "mão de vaca"

Um argumento, usado na Alemanha nazista e que muita gente acredita até hoje, é o que baseia o estereótipo de que judeus são mesquinhos. Assim, a história por trás dessa fama vem da Última Ceia. Há cerca de 2.000 anos, Judas Iscariotes recebeu trinta moedas de ouro para trair Jesus. Por isso, o judeus possuem a fama de que fariam qualquer coisa por dinheiro. Além disso, na Idade Média, os judeus, mesmo que pobres, foram grandes investidores. E com o tempo, ficaram conhecidos por se tornarem ricos. Fato que só contribuiu para o estereótipo de "mão de vaca".

4 - Mexicanos são preguiçosos

Sempre que mexicanos são representados em filmes americanos, eles são fazendeiros que usam sombreiro e, quando não tocam violão, estão dormindo. Entretanto, esse estereótipo é histórico e está diretamente relacionado à forma como os Estados Unidos vêem o país vizinho. Para muitos norte americanos, mexicanos são apenas pessoas que fariam de tudo para cruzar a fronteira e finalmente "viver bem".

5 - Franceses são covardes

Há um estereótipo de que a França não está disposta a lutar em guerras e que sempre prefere se render. Contudo, esse meio mito vem da Segunda Guerra Mundial, quando a França se rendeu a Hitler. No entanto, o que não se fala, é que o país só se rendeu após um intenso conflito. E claro, levantar a bandeira branca nunca foi a primeira opção.

6 - Mulheres negras são irritadas

No geral, quando mulheres reagem da mesma forma que homens reagem a problemas, elas são agressivas ou bravas. No entanto, quando falamos de mulheres negras, esse estereótipo se torna ainda mais forte. Essa crença vem do período da escravidão, onde negros deveriam se calar e aceitar o que lhes fosse imposto. Por isso, qualquer alteração no comportamento poderia ser vista como sinal de agressividade.

7 - Todo muçulmano é terrorista

Depois dos ataques de 11 de setembro, muitas pessoas passaram a acreditar que todo muçulmano estaria envolvido com terrorismo. Dessa forma, esse estereótipo chegou a ser classificado como islamofobia. No entanto, os muçulmanos representam cerca de 24% da população global e apenas cerca de 0,00009%, desses 1,8 bilhão de pessoas, se envolveu com práticas terroristas. Assim, é mais fácil encontrar um não-muçulmano cometendo atos terroristas, do que o contrário.

Próxima Matéria
Via   ListVerse  
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+