icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 países onde infelizmente animais em risco de extinção podem ser caçados

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 30/05/19 às 14h27

capa do post 7 países onde infelizmente animais em risco de extinção podem ser caçados

A recente notícia da suspensão da proibição da caça aos elefantes em Botsuana, na África, trouxe de volta o assunto da caça de espécies em extinção ao debate público. Desde 2014, o país contava com uma lei que proibia a caça de elefantes em território Botsuano. O projeto de lei foi criado pelo ex-presidente Ian Khama. Mas no ano passado, o atual presidente, Mokgweetsi EK Masisi formou um comitê para discutir os impactos econômicos dessa proibição ao país.

A suspensão foi amplamente criticada pelos defensores das causas dos animais que estão agora preocupados com o aumento da caça ao marfim. Estima-se que Botsuana seja o lar de cerca de 130 mil elefantes. Isso equivale a um terço de todos os elefantes do continente africano. Até agora o país estava sendo um refúgio seguro para os animais que não sofreram com a caça ilegal de marfim que acabou com quase metade dos elefantes de toda a África na última década.

O governo atribui a suspensão da lei ao aumento do número de elefantes no país, e também ao impacto negativo nos rendimentos financeiros dos caçadores de elefantes. A notícia é um retrocesso nas políticas de preservação de espécies. Assim como vários outros países que também permitem à caça de animais, muitos deles ameaçados de extinção.

Confira a seguir, alguns países que até contam com leis que proíbem a caça de algumas espécies, mas permitem ou limitam a quantidade de animais que podem ser abatidos. Em alguns lugares, existem leis específicas que permitem a caça em determinadas épocas do ano.

1 - Botsuana

Em Botsuana mesmo, não são apenas os elefante que podem ser caçados. No país, existem fazendas e ranchos que são próprios para caça de animais. Embora seja necessário uma licença do governo, nesses lugares a caça é liberada. Não existem limites para a quantidade de animais abatidos. E isso também inclui espécies "protegidas" ou "parcialmente protegidas", que podem ser criadas em cativeiro sob autorização específica do governo do país.

2 - Japão

No Japão, todos os anos tem a temporada de caças às baleias. Em 2019, o país registrou o menor índice de capturas desde 1987, no total foram 103 baleias capturadas. As autoridades esperavam que mais de mil baleias fossem capturadas nessa temporada. E o ministro da Agricultura e Pesca, Yoshimasa Hayashi, anunciou que o governo não tem intenção de proibir a pesca de baleias. Segundo ele, a prática é uma "atividade que faz parte da nossa cultura".

3 - Camarões

Em Camarões, é permitido que animais retirados de seu habitat natural sejam mantidos em ranchos e fazendas de caça para fins comerciais, embora seja necessária ter a permissão do governo. Animais de várias espécies podem ser abatidos tanto em caças de sobrevivência quanto em caças esportivas.

4 - China

Na China, até existem leis de proteção apenas para animais com risco de extinção. Caso não tenham nenhum valor científico ou econômico para o país, a caça é liberada. Em 2006, a China chegou a leiloar licenças para estrangeiros caçarem animais selvagens em seu território, e isso incluía até algumas espécies com risco de extinção. Os preços dessas licenças de caça variam de acordo com a espécie e quantidade de animais caçados. Entre os animais que podem ser caçados estão lobos e vaks, uma espécie de búfalo selvagem.

5 - Reino Unido

No Reino Unido, as leis de proteção animal estão concentradas especificamente nos mamíferos. A preservação de peixes, insetos, anfíbios e répteis não são priorizados. Os animais mais caçados no país são faisões, perdizes, patos, coelhos, lebres, raposas e veados.

6 - França

Embora o governo francês tenha uma lei em vigor desde 1993, que visa a conservação do habitat natural da fauna e flora do país, existem planos de gestão que determinam as espécies e quantidade de animais que podem ser abatidos em caça.

7 - África do Sul

Na África do Sul, a caça de leões é permitida, fazendo da caça esportiva um negócio bastante lucrativo no país. Inclusive, aqui já falamos sobre as fazendas de criação de leões para a caça.

E você, o que acha dessas leis que permitem a caça de animais? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest