• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 países que duraram menos ao longo da história

POR Lucas Curado    EM Curiosidades      06/11/17 às 18h31

Durante a história da humanidade sempre ouve vários conflitos e guerra. Impérios e países foram criados e logo mais desapareceram. Todavia, diferente de algumas civilizações, existem alguns grupos que declararam independência, mas não duraram muito tempo para desfrutarem a conquista. Por incrível que pareça, existem países que duraram meses e até semanas, um período de vida muito curto para um povo e uma cultura inteira. Já imaginou se o Brasil declarasse independência e alguns meses depois fosse tomado de novo pelos portugueses? Bom, isso não foi o caso, mas aconteceu com muitos outros países.

A Fatos Desconhecidos mostra hoje para você 7 países que tiveram um tempo de vida bem reduzido. Na verdade, alguns deles nem chegaram a ter tempo para criar um hino nacional ou se concretizar como um povo ou uma cultura. Conheça a história desses países que antes mesmo de nascerem já se dissolveram.

1 - Tanganyika

Em 1962, Tanganyika era uma colônia inglesa tomada ao fim da Primeira Guerra Mundial. No mesmo ano a colônia declarou sua independência, mas não por muito tempo. O que torna esse país bem especial nessa lista é que ele é o único que não teve seu fim devido uma invasão. Dois anos depois, o governo decidiu se unir a Zanzibar para se tornar a Tanzânia.

2 - Os Estados Unidos da Bélgica

Em 1789 várias províncias Belgas dos Países Baixos resolveram fazer uma revolução. Após muita luta, em 1790, os rebeldes se declaram uma nação soberana e surgiu os Estados Unidos da Bélgica. O problema é que nenhum outro país reconhecia a declaração de independência desse novo país.  Devido a vários conflitos internos dos dois grupos que estavam controlando o país, os Estados Unidos da Bélgica acabou se dissolvendo e voltando a ser uma monarquia no mesmo ano. Sim, de 11 de janeiro de 1790 até 2 de dezembro do mesmo ano eles foram uma nação.

3 - República de Formosa

Não estamos falando da Formosa brasileira. Isso aconteceu bem longe daqui. Em um dado momento da história oriental o Japão tinha o controle de Taiwan. Bom, os taiwaneses não ficaram muito felizes por seus amigos da China por terem presenteado a terra do sol nascente com as ilhas que pertenciam a eles.

Os taiwaneses se rebelaram e se auto-declararam Republica de Formosa. Os japoneses não deixaram barato e atacaram o país. No mesmo ano da independência o país caiu e a partir daí começou a ser governado por estrangeiros.

4 - República de Ezo

Falando em Japão, eles também não escaparam dessa lista. Em 1868, alguns anos antes da república de Formosa, durante guerra do Boshin, uma porção de soldados que lutavam pelo shogunato se refugiaram na ilha de Ezo. Eles se recusavam deixar os velhos costumes e formas de pensar e declararam a ilha um país independente. O país durou somente  alguns meses já que Ezo foi completamente derrotada pelo governo japonês.

5 - Azawad

Novamente, a mesma história de rebelião contra o governo. Os habitantes que ficavam ao norte de Mali se revoltaram contra o governo e declararam-se uma nação independente em abril de 2012. Nenhum outro país reconheceu o demanda dos rebeldes. Em julho do mesmo ano suas forças foram derrotadas pelo governo e eles se renderam.

Hoje eles ainda tentam negociar uma possível independência.

6 - República da Armênia Montanhosa

Ouve um tempo que a Armênia foi obrigada a se juntar a URSS devido a ameaça Turca ao país. O que eles não sabiam é que futuramente a URSS iria entregar algumas partes da Armênia para o Azerbaidjão, e é claro, isso irritou bastante a população. Em 1921 ouve uma revolta e em abril o povo Armênio declarou independência. Em julho do mesmo ano a república montanhosa da Armênia foi massacrada pelo exército soviético.

7 - Carpatho-Ucrânia

Em 15 de março de 1939 a ponta sudeste da Ucrânia declarou sua independência. Um hino nacional, selo da bandeira e estado foram criados. Tudo em apenas um dia. Eles foram bem rápidos para organizar todas as coisas. Infelizmente o país durou apenas um dia. Sim, Carpatho-Ucrânia "um dia" foi um país independente. Os seus vizinhos húngaros invadiram o país e dominaram tudo no dia seguinte.

E aí, o que você achou da matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima!

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+