icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 países que não vão existir mais em 2119

POR Bruno Dias    EM Mundo Afora      24/09/19 às 19h23
capa do post 7 países que não vão existir mais em 2119

Quando aprendemos geografia, na escola, vemos muitos países e aprendemos um pouco sobre suas características físicas e políticas. Mas, nem por isso, nos lembramos de todos eles. E uma coisa que geralmente pensamos é que eles são um elemento permanente na Terra. Mas a verdade é que não é bem assim.

Vendo a história podemos observar que as nações são subjetivas à mudanças. Países que antes eram poderosíssimos no século XX, como por exemplo a Austro-Hungria, desapareceram. E esse novo século não é diferente. Mostramos aqui alguns países que podem não chegar ao século XXII.

1 - Países Baixos

A Holanda é um país conhecido por suas tulipas, ser uma cidade onde a maconha é legal e seu distrito vermelho. Mas o país corre um grande risco de não estar mais na Terra porque toda a sua superfície está abaixo do nível do mar.

O país luta há tempos para não ser engolido pelo mar expandindo seus diques para cima. Mas pode ser que eles não consigam fazer isso pra sempre. E se uma grande tempestade acontecer, por exemplo, a Holanda pode ser totalmente inundada.

2 - Reino Unido

Ele pode não ser muito subjetivo às mudanças climáticas como outros, mas ele pode deixar de existir em breve da maneira como o conhecemos. Uma coisa de se lembrar é que a Rainha Elizabeth II não é rainha da Inglaterra, mas sim do Reino Unido.

Ele foi formado dessa maneira no último século, desde que a fusão do reino foi formalizada e o país, chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha. Mas com a relação entre Escócia e a Inglaterra estremecida existem cada vez mais pessoas pedindo a separação dos países unidos.

3 - Canadá

Depois que a França foi derrotada por pela Grã-Bretanha, na Guerra dos Sete Anos, na década de 1700, os franceses foram forçados a entregar o seu território no Canadá. E a terra que se juntou ao Canadá é conhecida como Quebec. Mesmo sendo do país, a região permaneceu, culturalmente, bastante diferente do resto do Canadá.

Na história recente já aconteceram dois referendos de independência em Quebec. Em 1980, foi o primeiro com 40% da região querendo a separação. Mas, no segundo, que foi feito em 1995, 93% da população estava querendo essa separação. Então, é possível que o país como o conhecemos também não chegue ao próximo século.

4 - Taiwan

O país é muito interessante e sua população também. Porque, geralmente, a população não está ciente do fato que tanto a China como Taiwan ainda consideram mo país como uma parte da China. O debate real é qual governo é legítimo, se o governo da República da China antes da Segunda Guerra Mundial, em Taiwan ou a República Popular da China do pós-guerra, em Pequim.

Atualmente, Taiwan é uma nação independente, mas se os dois governos chegarem a um acordo a existência do país será apagada.

5 - Coreia do Norte

Assim como a China e Taiwan, as Coreias podem eventualmente se unir. A diferença entre as Coreias é que cada uma tem a seu líder e pensamentos sobre poder e riqueza. Além de as economias também serem bastante diferentes.

Uma das poucas coisas que a Coreia do Norte tem para se orgulhar é o exército forte, que está totalmente fechado no país. E segundo a maior parte das análises políticas, é uma questão de tempo, até que a Coreia do Norte, colapse e volte a ser uma parte adjacente do estado do Sul.

6 - Palestina

Essa nação não é reconhecida como tal pela maioria das principais potências do mundo. Inclusive, o governo palestino tem pouco ou nenhum controle sobre o seu país. E, muitas vezes, é aterrorizado por seu estado vizinho, Israel.

A Palestina é uma criança do Oriente Médio. E quando é levado em consideração a hostilidade de Israel a instabilidade, entre esses países árabes próximos, além dos problemas e fraquezas governamentais da Palestina farão com que o país vire um estado falido.

7 - Sudão do Sul

Essa nação foi formada em 2011, e é a mais nova do mundo. E provavelmente ela deixará de ser uma nação muito em breve. O único acordo que a nação conseguiu foi quando um referendo de independência do Sudão passou com quase 99% dos votos.

Mas a atual realidade do país é a luta constante, quando se trata da sua fronteira e o relacionamento econômico e político com o vizinho Sudão. Além disso, o Estado sofre com conflitos tribais e uma guerra civil séria. A estimativa é que o país não sobreviverá aos próximos dez anos.


Próxima Matéria
Via   All time  
Imagens Lolwot
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest