• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 países que são número 1 em categorias surpreendentes

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      06/11/19 às 11h22

Muitos países no mundo podem dizer que são os melhores em alguma coisa. Mesmo que isso não seja necessariamente positivo. Como é o caso de uma nação reconhecida por, por exemplo, ser o país com maior produção de lixo tóxico do mundo. Porém, entre coisas boas e ruins, também existe lugar para aquelas consideradas um meio-termo. Mas não se engane, elas podem ser bem bizarras.

Todo país possui algum tipo de hábito bem peculiar e que, em muitos lugares do mundo, pode ser considerado estranho. Porém, certas peculiaridades se destacam mais do que outras. Pensando nisso, hoje, preparamos uma lista para vocês com alguns países que foram colocados em primeiro lugar em categorias nada convencionais. Confira!

1 - Suécia: pagamentos sem dinheiro

Quando viajamos, a maioria de nós gosta de levar dinheiro em espécie. Afinal, nunca se sabe quando vamos precisar, não é mesmo? Porém, na Suécia, aparentemente, é melhor sempre ter um cartão de débito ou crédito em mãos.

No país, aproximadamente 85% das transações, no varejo, envolvem o uso de cartões. A Nayax, fornecedora global de dispositivos de pagamento sem dinheiro, declarou que a Suécia é o primeiro país "sem dinheiro" do mundo.

2 - Bulgária: licença maternidade mais longa

Quando lemos sobre a Bulgária, é comum nos depararmos com a informação de que, junto da Romênia, o país é o mais pobre da União Europeia. Entretanto, em relação à maternidade, a Bulgária está na liderança. As novas mamães têm direito a 410 dias de licença. Sendo 45 deles obtidos antes do nascimento do bebê.

Outra possibilidade é a mãe ficar em casa, até o bebê completar dois anos de idade, recebendo o salário integral ou apenas uma fração dele. Isso depende diretamente do tipo de trabalho, cobertura de saúde e tempo de licença retirado para o tratamento de outras doenças.

3 - Estados Unidos: maior consumo de açúcar

Um estadunidense médio consome 126 gramas de açúcar por dia. Muito disso é consumido através da ingestão de refrigerantes ou outras bebidas que contêm açúcar. Só para termos uma noção, a média global é apenas uma fração de toda essa quantidade, sendo apenas 34 gramas de açúcar por pessoa. De acordo com a American Heart Association, o ideal é que homens não consumam mais do que 36 gramas de açúcar. Já para as mulheres, o recomendado é não ingerir mais do que 25 gramas/dia.

4 - Coreia do Sul: usuários mais ativos em bibliotecas públicas

A Coréia do Sul se encontra na 44ª posição no ranking de países com maior número de bibliotecas públicas. A China ocupa o primeiro lugar no ranking. No entanto, o lado sul das Coreias possui mais usuários ativos nas bibliotecas, seja para ler ou emprestar livros.

De acordo com uma cooperativa global de bibliotecas, a Online Computer Library Center (OCLC), em 2014, os sul-coreanos foram à bibliotecas públicas 194.571.747 vezes. O que é quase quatro vezes por pessoa. E isso é mais do que qualquer outro local, onde se estimam esses dados.

5 - Afeganistão: maiores produtores de ópio

Entre 2015 e 2016, em todos os cantos do mundo, o cultivo de papoula aumentou em 8%, totalizando assim, cerca de 304.800 hectares, ou 753.177 acres. No Afeganistão, o aumento foi de 10%. Em 2016, o país asiático representava cerca de dois terços de toda área do mundo, onde se produz a papoula ilegalmente.

6 - Moldávia: beber em excesso

A Organização Mundial de Saúde (OMS) coletou dados até 2016, sobre o quanto de bebida alcoólica as pessoas consumiam no mundo. Na Moldávia, uma pessoa média, a partir dos 15 anos de idade, consumia 15,2 litros de álcool puro. E isso é mais do que qualquer outro país do mundo. Na verdade, isso representa uma melhoria. Em 2010, foram consumidos 17,9 litros por pessoas com 15 anos ou com idade superior.

7 - Nigéria: melhor em scrabble

Nenhum país no mundo é tão bom em scrabble, quanto a Nigéria. No Brasil, o jogo é conhecido como palavras cruzadas. Mesmo nos Estados Unidos, onde o jogo é muito popular e se originou, ele fica em segundo lugar no ranking. Aproximadamente 1/3 dos 100 melhores scrabble do mundo são da Nigéria. O que pode contribuir para isso, no caso para incentivar os jogadores a serem tão bons, é que o governo do país oferece salários aos melhores jogadores.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+