• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 palavras que estão conectadas ao redor do mundo

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      03/07/19 às 14h37

A comunicação é o que nos diferencia de outros animais. Por meio dela, podemos elaborar significados intrínsecos à sociedade em que estamos inseridos. Nós transbordamos uma soma de símbolos para com os nossos semelhantes e eles, por sua vez, se identificam com as expressões e conseguem reagir na mesma sintonia. Em razão disso, você pode encontrar livros dedicados para palavras "intraduzíveis". No entanto, existem termos que dificilmente precisam de tradução. Os vários idiomas do mundo evoluíram para serem belamente diversos e suas palavras muitas vezes parecem ter pouca semelhança entre si. O interessante é perceber que, pelo contrário, diversos termos nos conectam entre seres humanos portadores de diversas experiências de vida. Conheça 7 palavras que estão conectadas ao redor do mundo.

Acontece que um punhado de palavras soam estranhamente semelhantes em todo o mundo. Talvez haja algo intrinsecamente humano sobre o som desses termos. Em outros casos, certos gêneros alimentícios só conseguiam manter suas marcas à medida que mudavam de cultura para cultura.

1- Pijama

Pijama se referia às calças amarradas na cintura, uma moda popular na Índia. Após a colonização, os britânicos levaram as roupas para casa e, com o tempo, o estilo e a palavra cresceram muito além do subcontinente. O que é particularmente notável é o quão longe chegou (e em tão pouco tempo). Em quase qualquer idioma que você possa nomear, é possível encontrar esse termo. "Pijama" aparece até em idiomas como basco e irlandês. Essa é uma das palavras que estão conectadas ao redor do mundo.

2- OK

Muitas vezes citada como uma das palavras mais conhecidas do mundo, "OK" transcorreu de país em país. Uma história comum por trás da criação de "OK" foi a de que os jornais da década de 1830, nos EUA, era aficionados por abreviaturas. "OK" fora usada para significar "orl korrekt", um erro ortográfico intencional para "tudo correto".

Existem várias teorias por trás dessa palavra. Uma é estética; outra faz referência aos sons "oh", "k" e "ay", existentes na maioria das linguagens. Mencionada pela primeira vez no Slang Dictionary of Vulgar Words, "OK" não foi realmente aceito no discurso formal (embora seja reconhecido por vários dicionários). No entanto, encontrou fama mundial e se tornou uma palavra indispensável para situações comuns.

3- Táxi

"Táxi" é outra palavra relativamente recente que foi incorporada em vários idiomas. Do termo "taxímetro" ("imposto" ou "carga"), a palavra encurtada tornou-se comum em todo o mundo. Embora mude de idioma para idioma, o som é quase sempre "tak-see".

No Japão, os táxis eram burocraticamente chamados de ippan jokyaku ryokaku jidosha ("veículo motorizado para passageiros e viajantes em geral"). Economizando muita tinta, a palavra takushii tornou-se comum. Essa é uma das palavras que estão conectadas ao redor do mundo.

4- Mãe e mamãe

A palavra "mamãe" é a mesma em um número surpreendentemente de idiomas. Ou pelo menos muito similar, como eomma em coreano ou mami em tcheco. A pesquisa sugere que tem tudo a ver com o desenvolvimento inicial da fala. O balbucio de um bebê não é uma série de ruídos aleatórios e segue um padrão. Na experimentação vocal, os bebês chegam primeiro ao som "ah". Além disso, o "mmm" também vem naturalmente.

5- Café

"Kof-ee", "kahve", "kava"... Faça esses três sons e você chegará bem perto de dizer "café" na maioria das línguas do mundo. Isso ocorre porque a maioria delas emprestou a palavra turca kahve, que, por sua vez, se baseava na palavra árabe mais antiga qahua. Inclusive, o inglês usa uma das formas menos reconhecíveis.

Grande parte da Europa mudou "v" para "f" (como o café francês), mas os holandeses também mudaram o "a" para o "o", deixando idiomas como inglês, alemão e africâner com o som "kofi". Todos, no entanto, ainda estão ligados à palavra turca. Essa é uma das palavras que estão conectadas ao redor do mundo.

6- Hã?

Um estudo de 2013 alcunhou "huh" como a palavra mais universal do mundo. Apesar disso, não é a mesma nos idiomas. O problema é que, embora não pareça exatamente a mesma, há um conjunto incrivelmente restrito de parâmetros aos quais adere.

As palavras equivalentes são sempre monossilábicas, têm uma entonação questionadora e todas têm sons e formação de vogais/consoantes semelhantes. Isso pode não parecer incrível, mas uma palavra com essas regras é uma descoberta excepcional.

7- Chocolate

O chocolate é outro vício que se tornou inacreditavelmente popular em todo o mundo, enquanto o nome permaneceu quase inalterado. Ela é originária da palavra nahuatl xocolatl. Na cultura asteca, esses grãos de cacau eram amplamente consumidos como uma bebida chamada cacahuatl. Talvez essa seja a provável origem da palavra "cacau". Os espanhóis cunharam o termo "chocolate" e a palavra passou para muitos outros idiomas europeus, incluindo o inglês.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+