• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 passageiros que precisaram se tornar pilotos inesperadamente durante um voo

POR PH Mota    EM Entretenimento      13/12/16 às 18h11

Quando se fala de estatísticas, voar é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Isso não significa, é claro, que vez ou outra surjam alguns problemas que podem deixar o voo bem mais conturbado do que o esperado, como problemas mecânicos, tecnológicos ou humanos.

Graças a esse tipo de imprevisto, em alguns casos da história da aviação, passageiros acabaram sendo forçados a assumir o comando de aeronaves em pleno voo. A situação é incomum, mas se você está como passageiro num avião, pode acabar sendo alvo disso e precisar salvar a vida de todos à bordo.

É extremamente difícil, e quase impossível, imaginar o que fazer numa situação dessas, mas nos casos que vamos contar, não foi preciso imaginar, pois realmente aconteceu.

1 - Charles Law

1

Se tentar pousar um avião na condição de passageiro imagine se você estivesse com 70 anos de idade e fosse cedo. Foi isso que aconteceu com Charles Law, em novembro de 1986. Quando estava num voo com o amigo Harry Stiteler, de 80 anos, Law precisou assumir o controle da aeronave quando o amigo perdeu a consciência. Considerado cego por médicos, Law mal consegue ver as coisas que estão a poucos centímetros de seus olhos, mas ainda assim conseguiu realizar o pouso do avião intacto. Ele declarou que conseguia perceber as marcas brancas da pista do aeroporto e tentou mirar nelas, conseguindo com sucesso.

2 - Victor Consunji

2

Victor Consunji era um empresário, mas em fevereiro de 2000 precisou se transformar num piloto inesperadamente. Quando estava viajando como passageiro num voo para as Filipinas, aos 59 anos, Consunji foi obrigado a tomar o controle de um avião Cessna depois que o piloto morreu com um ataque cardíaco. O empresário transmitiu a situação de emergência por rádio e atraiu a atenção de um piloto de um voo doméstico, que instruiu Consunji e o ajudou a ler os equipamentos e pousar o avião. A aeronave foi pousada na água, próximo a uma praia, permitindo que Consunji e os outros dois passageiros escapassem em segurança.

3 - Mulher não identificada

3

Em maio de 2011, uma mulher não identificada teve uma experiência horrível. Seu marido, piloto de avião, passou mal e perdeu controle de uma aeronave monomotor Cirrus. A mulher conseguiu contato com as torres de comando, que a ajudou a controlar o avião enquanto o marido não conseguia se recuperar. Infelizmente, ela não foi capaz de comandar o avião. Ela desligou os motores e se preparou para ativar os para-quedas quando o homem acordou e retomou o controle do avião.

4 - Gerry Garapich e Bob Powelson

4

Gerry Garapich e Bob Powelson acompanhavam o piloto Douglas Reichardt num voo de Las Vegas a San Diego quando o responsável pelo comando do avião morreu após um ataque cardíaco. Nenhum dos passageiros tinha alguma experiência como piloto. Os dois homens conseguiram pousar a aeronave com uma certa dificuldade, depois de se aproximar da pista de pouso com um altitude acima da possível para o pouso. Várias peças do avião ficaram espalhadas pela pista depois do pouso e os homens precisaram de socorro médico, mas sobreviveram.

5 - John Wildey

5

O piloto de um Cessna 172 morreu durante um voo, em outubro de 2013, próximo ao Sandtoft Airfield, na Inglaterra. A cerca de 40 quilômetros da pista, o piloto entregou o controle da aeronave para John Wildey. Depois de três tentativas frustradas de colocar o avião no chão, conseguiu pousar o avião com dificuldades e problemas técnicos. O avião, mesmo pousado, saiu descontrolado em direção a uma parede, mas Wildey conseguiu freá-lo antes da colisão.

6 - Troy Jenkins

6

Com apenas 19 anos, Troy Jenkins precisou assumir o controle de uma aeronave Cessas depois que o piloto perdeu a consciência em pleno ar. Enquanto conversava com um piloto que passava próximo ao local, por rádio, Jenkins, que tinha feito duas lições de voo, conseguiu retomar o controle do avião e foi capaz de pousá-lo graças à ajuda do piloto.

7 - Rowan Atkinson

7

Em março de 2001, o famoso ator Rowan Atkinson, conhecido pelo clássico personagem Mr. Bean, precisou assumir o comando de um avião que transportava sua família quando o piloto desmaiou. Enquanto a família do ator - sua esposa e seus dois filhos, de 8 e 6 anos - tentavam acordar o piloto, Rowan controlou o avião no ar, mesmo sem ter nenhuma experiência de voo. Mais tarde, o piloto recuperou a consciência e assumiu o controle do avião, que foi pousado com segurança.

Deu pra perceber que se virar nos ares não é tão fácil, não é?

Próxima Matéria
Via   Listverse  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+