• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 pequenos hábitos que atrapalham a perda de peso

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      17/10/18 às 18h05

Algumas pessoas passam muito tempo em uma luta com a balança. Bom, não podemos negar que o nosso peso é um pedaço da nossa saúde em geral. Mas e quando fazemos de tudo para perder peso, controlando a alimentação, praticando exercícios físicos e, ainda assim, não conseguimos perder peso, o que acontece?

Existem alguns fatores que podem estar te atrapalhando, como a quantidade de alimentos que você consome, a quantidade de água ou mesmo se você está fazendo os exercícios certos de acordo com a sua genética. Pensando nisso, fizemos essa lista com alguns hábitos que pode estar te atrapalhando a perder peso:

1 - Não beber água o suficiente

Muitos nutricionistas alertam que sem a ingestão da quantidade adequada de água por dia, uma pessoa pode ter sérias dificuldades em perder peso. Mas é válido lembrar que o líquido também não pode ser consumido durante as refeições, pois isso faz com que aumente o volume do estômago. A água, além de hidratar, tira a fome, auxilia na eliminação de celulites, no metabolismo e na função renal.

2 - Estresse

Viver estressado causa o aumento de cortisol e, consequentemente, o corpo começa compensar a alteração "pedindo" alimentos. O pico do cortisol vai acompanhado da preguiça de praticar exercícios, por exemplo. O hormônio cortisol induz o acúmulo de gordura abdominal, a perda de massa magra e a diminuição do gasto calórico. Os nutricionistas dizem que pessoas que vivem estressadas tem o costume de consumir alimentos doces para manter a glicemia em alta. Isso inclui bebidas e comidas estimulantes com cafeína, doces e bebidas alcoólicas.

3 - Dormir mal

Dormir menos de sete horas pode ser a razão pela qual você não está perdendo peso, apesar de fazer escolhas alimentares saudáveis ??e se exercitar regularmente. A privação do sono elimina os níveis de leptina e grelina. A leptina é responsável por mantê-lo satisfeito, enquanto o trabalho da grelina é estimular a fome e aumentar a quantidade de gordura que seu corpo armazena.

Quando dormirmos, os níveis de leptima diminuem e os níveis de grelina aumentam, o que faz com que sintamos fome o dia inteiro. Dormir mal também pode afetar os níveis de cortisol que, como explicamos no item anterior, nos traz desejos de açúcar e gordura.

4 - Você pode não estar comendo o suficiente ou com a frequência certa

A ideia é comer com regularidade para que o nível de energia fique alto e você não fique com muita fome. Isso previne os desejados exagerados. Deixar de comer como, por exemplo no almoço, afeta o consumo de nutrientes e traz uma piora no desempenho de quem pratica atividades físicas. Por isso, é importante comer antes e depois de qualquer exercício físico.

O recomendado é comer na primeira hora ao acordar e depois comer em pequenas quantidades a cada três ou quatro horas. Quando passamos mais de 4 horas sem comer, o nosso organismo se comporta como se estivéssemos morrendo de fome. Por isso, faça aqueles pequenos lanches, como castanhas, ou mesmo coma uma fruta.

5 - Falta de proteína

É bom lembrar que comer entre 20 a 30% de calorias vindas das proteínas acelera o nosso metabolismo e limita o número de calorias que uma pessoa consome. A nutricionista Ivy Eliff diz o seguinte sobre o consumo de proteínas: "Observei, em vários clientes que eu aconselho, que o aumento do consumo de proteína resulta em menos desejo por doces e salgadinhos. Isso é o resultado direto do efeito da proteína na grelina, o regulador de apetite".

Para ela, o ideal é começar o dia com uma porção sólida de proteína para ajudar a limitar a produção de grelina.

6 - Exercícios inadequados

Assim como a alimentação, os exercícios físicos devem ser feitos da maneira correta. Será mesmo que o exercício que você está fazendo é ideal para sua genética? Muitas pessoas começam a fazer musculação ou mesmo a correr. Alguns secam demais e outros ficam inchados ou "parrudos". O ideal é procurar um especialista para que ele indique quais exercícios são ideias para sua genética.

7 - Mastigar da maneira errada

Por incrível que pareça, a mastigação pode te atrapalhar a perder peso. O ideal é mastigar de 10 a 12 vezes por porção, para que assim a digestão seja feita de forma adequada. Esse hábito permite que o nosso corpo envie a mensagem de que não precisamos mais de alimento ao cérebro. Quando a pessoa não mastiga da maneira adequada, ela demora mais tempo a se satisfazer e assim acaba comendo mais.

Você também tem prolemas em perder peso? Acha que alguns desses fatores podem estar te atrapalhando? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+