• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 perigos de beber coisas com canudo que você ainda não conhecia

POR PH Mota    EM Entretenimento      24/07/17 às 18h57

A maioria das pessoas é apresentada à tecnologia dos canudos logo na infância, quando é jovem demais para conseguir ter coordenação motora para controlar copos e latas, ou precisa lidar com caixinhas de sucos e achocolatados que acompanham os objetos plásticos. Desde então, tem gente que se encanta com os canudos e acha essencial para consumir líquidos.

Quando existe a opção, muita gente prefere beber com canudos porque acredita que o cilindro de plástico é capaz de transformar toda a experiência de consumir líquidos. A preferência por canudos é tão comum que existem variações de objetos que assumem formato de óculos, se ligam a capacetes, mochilas e apresentam todo tipo de cor e formato.

Por conta de ter aspectos tão divertidos, é difícil acreditar que os canudos poderiam causar tantos danos à saúde e ao meio ambiente. Se ligue nesses efeitos colaterais negativos do canudo.

1 - Pode causar "boca de fumante"

Todo mundo vai sofrer com as rugas mais cedo ou mais tarde, faz parte do envelhecimento natural. Apesar disso, muita gente faz o possível para retardar esse processo enquanto puder. Fumantes são conhecidos por desenvolver rugas e marcas de expressão ao redor dos lábios, como resultado da repetição do movimento de tragar o cigarro. Quem consome muita bebida com canudos também pode ter o mesmo tipo de efeito no corpo. Como o movimento de sugar um líquido de um copo é semelhante ao de puxar a fumaça de um cigarro, também provoca a quebra dos colágenos da região e favorece a elasticidade precoce dos músculos na área.

2 - Mancha seus dentes

Muita gente acredita que utilizar canudos evita marcas e manchas nos dentes causada por bebidas que contêm altas doses de corantes, como refrigerantes e sucos artificiais, por exemplo. Porém, a técnica só funciona se o canudo levar o líquido diretamente para a garganta, evitando qualquer contato com o resto da boca e, por consequência, com os dentes. Você pode até acreditar na eficácia da técnica, mas dificilmente está bebendo alguma coisa dessa forma, já que tira todo o prazer do consumo da bebida. Na verdade, dependendo da forma como o líquido é consumido no canudo, ele pode até mesmo provocar mais manchas do que o normal.

3 - Causa gases em excesso

Poucas coisas são unanimidade quando se fala em desconforto e constrangimento como os gases humanos. Estar cheio de gases é extremamente incômodo, sem falar que a eliminação deles pode ser um terror para quem está ao seu redor. É bem comum ingerir uma quantidade de ar junto com o líquido ao beber de canudo, principalmente se estivermos falando daquele momento em que o recipiente já está vazio e você continua a sugar tudo, causando um barulho que contamina o ambiente e um excesso de gás dentro de você.

4 - Causa inchaço

O inchaço é causado pelos mesmos gases que provocam a sensação de desconforto e momentos de constrangimento que citamos acima. Quando não são eliminados, esses gases podem se acumular no corpo e criar inchaços que atrapalham a sua paz, conforto e aparência. Talvez quando quiser abotoar aquela calça, vai achar que está engordando, quando na verdade é só a barriga cheia de ar que veio junto com seu refrigerante.

5 - Provoca cáries

Da mesma forma que a crença diz que os canudos evitam as manchas nos dentes, também defende a prevenção de cáries. Em muitos casos, no entanto, o tiro pode sair pela culatra. Como a maioria das pessoas não se sente confortável com o canudo posicionado diretamente no fundo da boca, levando o líquido para a garganta, vai receber o líquido no começo ou no meio da boca, fazendo com que a exposição ao açúcar seja mais concentrada, aumentando os danos e riscos de cáries.

6 - Prejudicam o meio ambiente

Como você certamente já sabem a produção de qualquer tipo de plástico é não é a melhor coisa para o planeta quando se fala em meio ambiente e sustentabilidade. De acordo com a organização One Green Planet, os 500 milhões de canudos que são produzidos no mundo anualmente geram toneladas de ar poluído antes mesmo de chegarem até os consumidores. Considere que os canudos são utilizados apenas uma vez e jogados fora e imagine a quantidade de plástico jogado fora dessa maneira.

7 - Matam animais marítimos, incluindo baleias

Um dos maiores prejuízos dos canudos em nossa realidade está na natureza. Estima-se que cerca de seis milhões de canudos sejam removidos de praias durante eventos de limpeza anuais nos últimos 25 anos. De acordo com a National Geographic, os canudos são os principais colaboradores do total e oito milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos. Quando chegam ao mar, são confundidos com alimentos por criaturas de várias espécies, incluindo baleias, mas não são digeridos e provocam danos irreparáveis, incluindo a morte.

É assustador pensar que os simples acessórios plásticos podem fazer tão mal à saúde e à natureza, podendo até mesmo matar criaturas do tamanho de baleias. Talvez conhecer esses fatos finalmente te faça repensar escolhas. Compartilhe com amigos para mostrar os males dos canudos e espalhar uma dose de consciência.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+