• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 perigos que os copos plásticos oferecem à sua vida e você nunca soube disso

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      18/10/17 às 16h25

No mundo em que vivemos somos constantemente expostos aos mais diferentes tipos de materiais. Muitos deles acabam sendo prejudiciais à nossa saúde e acabamos nem nos dando conta disso. Você saberia citar algo do tipo? Bom, o plástico se torna um belo exemplo! Embora pareça facilitar muito nossa vida, também pode nos fazer mal. Os copos plásticos fazem parte da rotina de muita gente, mas o fato é que não deveriam ser usados com tanta frequência assim.

Eles costumam liberar algumas substâncias nocivas. É claro que não falamos de todos eles, portanto, é importante conferir se os copos que você utiliza possuem a indicação "livre de BPA", que por sinal, é um dos compostos mais perigosos que pode ser liberado. Bom, pensando nisso, separamos abaixo 7 perigos que os copos plásticos podem oferecer à nossa saúde. Confere aí!

1 - Quando você toma café em copos plásticos...

Os copos plásticos geralmente tem em sua composição uma substância chamada de poliestireno, que é derivada do petróleo. Quando é submetido ao calor, acaba liberando uma outra substância chamada de estireno, que por sinal, é considerada cancerígena. Seria exatamente o que acontece quando você toma um cafezinho quente em copos do tipo. O contato com essa substância ocorre no momento em que você ingere o líquido.

2 - Acúmulo de bactérias

Estudos apontaram que a higienização desses copos plásticos, embora seja extremamente necessária, também pode ser um risco. A questão é que lavá-los pode acabar danificando sua estrutura. Provavelmente você deve ter um copo desses que está arranhado, ou até mesmo faltando algum pedacinho.

Esse ambiente se torna perfeito para a proliferação de bactérias nocivas à saúde. Tal fator pode levar a uma contaminação, portanto, é importante descartar um copo quando ele não estiver mais em perfeitas condições.

3 - Reutilização

Existem plásticos de diferentes tipos, sendo que cada um tem seu devido destino. Alguns deles são fabricados para que possam ser reutilizados várias vezes, enquanto outros devem ser descartados logo. Sabe quando você compra água naquelas garrafinhas? Bom, não é recomendado utilizar a garrafa por mais de uma vez. São feitas de um material mais frágil e são destinadas a uso único.

4 - Xenoestrogênios

De acordo com Maurício Chehin, médico especialista em reprodução humana, o xenoestrogênio é uma substância que se acopla em receptores de estrogênio de nosso corpo. Pode ser encontrado na poluição, agrotóxicos e cosméticos, por exemplo, bem como nos copos plásticos e descartáveis.

Como consequência, eles acabam agindo de forma muito parecida com a do hormônio sexual em nosso organismo, e isso pode representar na verdade, algo ruim para nossa saúde.

5 - Câncer

Ainda segundo o especialista mencionado acima, determinados tipos de câncer tem ligação com os níveis de estrogênio em nosso corpo. O câncer de mama é um exemplo deles. Embora não se saiba a quantidade da substância que é necessária para desenvolver de fato a doença, é sempre melhor evitar. Neste caso, se você é adepto dos copos plásticos, é melhor começar a pensar em substituí-los.

6 - Infertilidade

Ainda não se sabe ao certo qual a relação dos xenoestrogênios com a infertilidade, no entanto, acredita-se que a substância , que atua de forma parecida ao estrogênio, seja capaz de mudar a ovulação, o que estaria associado à infertilidade. Isso aconteceria pelo excesso de ação hormonal no organismo.

7 - Problemas na gravidez

Segundo Maurício Chehin, existe a possibilidade do xenoestrogênio chegar até o feto, passando pela placenta. Isso poderia ser capaz de alterar o funcionamento de seus órgãos. No caso dos garotos, poderiam nascer sadios mas desenvolver infertilidade futuramente, devido à danos na  produção de esperma.

E então pessoal, o que acharam? Já sabiam que os copos de plástico e materiais semelhantes podem ser nocivos à nossa saúde? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+