icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 personagens da ficção que foram baseados em pessoas reais

POR Mateus Graff    EM Entretenimento      16/01/18 às 16h28
capa do post 7 personagens da ficção que foram baseados em pessoas reais

E se a gente te contasse que alguns dos personagens mais famosos da ficção foram inspirados em pessoas reais, você acreditaria? Pois bem, as vezes idolatramos tanto um personagem que ficamos imaginando que nunca na vida poderia existir uma pessoa como o mesmo, mas isso não passa de uma grande mentira.

Por exemplo, sabia que o famoso Zorro foi inspirado por um mineiro mexicano? Ou mesmo que Sherlock Holmes foi inspirado por um médico? Tendo em mente que várias pessoas não tem esse conhecimento, resolvemos trazer algumas pessoas que inspiraram personagens, confiram:

1 - Sherlock Holmes

Holmes é o maior detetive fictício de todos os tempos, certo? Bom, e se a gente falasse que o personagem foi baseado em um médico reconhecido por suas habilidades de observação afiadas e muito inteligente? O nome desse cara era Dr. Joseph Bell, que foi também professor na Universidade de Edimburgo, na Escócia, século XIX.

Bell eram um conhecido do criador de Holmes, Sir Arthur Conan Doyle, e de fato serviu como funcionário do médico. Bell era famoso por poder observar um homem e deduzir coisas instantaneamente, sendo um ótimo observador. Alegadamente, ele aconselhou a polícia em várias investigações na Escócia, incluindo o mistério de Ardlamont.

2 - Zorro

O cavaleiro Zorro, sempre se veste de preto e deixa a marca da letra Z com sua espada. A história de Zorro foi inspirada num livro que conta as aventuras de um personagem real: Joaquín Murrieta. Conhecido também como Robin Hood mexicano, Murrieta nasceu em 1829. Ele era um simples mineiro na Califórnia até sua família ser atacada e assassinada por mineiros americanos.

A lei não fez justiça, e Murrieta resolveu fazer com as próprias mãos. Ele formou uma gangue para se vingar dos caras que mataram sua família e estupraram sua esposa. Depois da vingança, a gangue resolveu roubar bancos até o dia que os Rangers do Texas mataram Murrieta, em 1853. Depois da sua morte, a lenda de Joaquin Murrieta começou a se espalhar e ele se tornou um herói popular.

3 - Indiana Jones

O famoso aventureiro e arqueólogo Indiana Jones que vivia em busca de tesouros perdidos é um dos personagens mais queridos da história do cinema. Pois bem, Indiana Jones foi inspirado em várias pessoas da vida real. È difícil saber exatamente sobre quais ele se baseia verdadeiramente, porém, o mais aparente é Hiram Bingham III.

Bingham foi professor de história na Universidade de Yale, onde trabalho de 1907 a 1915. Uma das conexões entre Bingham e Indiana Jones é, na verdade, um filme chamado Secret of the Incas. O filme é de 1954 e conta com Charlton Heston interpretando Harry Steele, que explora a cidade perdida de Machu Picchu. Mas o que isso tem a ver? Steele foi inspirado em Bingham, e os criadores de Os Caçadores da Arca Perdida admitiram abertamente basear Indiana Jones em Harry Steele.

4 - James Bond

Assim como Indiana Jones, é difícil acreditar que James Bond tenha sido inspirado em uma pessoa real. Não há uma certeza de quem tenha sido sua inspiração, mas existem alguns suspeitos. Muitos acreditam que a pessoa mais certa foi o agente secreto da Grâ-Bretanha, chamado Forest Yeo-Thomas. Ele é conhecido por ser um dos principais espiões do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele caiu de pára-quedas em território ocupado três vezes em missões secretas e relatou isso diretamente a Winston Churchill. Ele foi capturado e torturado pela Gestapo antes de ser colocado em um campo de concentração, de onde escapou e voltou para território aliado. Não demorou muito para Ian Fleming escutar as suas façanhas diante dos nazistas. Certamente, Yeo-Thomas foi uma das principais inspirações para criar James Bond.

5 - Norman Bates

Norman Bates, o titular no filme Psicose de Alfred Hitchcock, pode ser descrito como um homem doente. O vilão do Massacre da Serra Elétrica, Buffalo Bill, de O Silêncio dos Inocentes e Norman Bates foram inspirados no mesmo cara, chamado Ed Gein.

Gein foi um assassino brutal na década de 1950. Assim como Buffla Bill, Gein espalhou partes do corpo de uma mulher pela sua pequena fazenda. O engraçado é que Alfred Hitchcock morava menos de uma hora da casa do assassino e rapidamente ele se tornou inspiração para a ficção.

6 - Severus Snape

O personagem frio e moralmente ambíguo foi interpretado nas telas do cinema por Alan Rickman. Mas esse bruxo não poderia ter sido inspirado em alguém real, certo? Errado! Snape de fato foi baseado em um homem chamado John Nettleship.

Mas na vida real ele não era um bruxo, mas sim o professor de J.K. Rowling. Snape ensinava poções em Hogwarts, já o professor de Rowling ensinava química. Nettleship não sabia que ele era a inspiração para o personagem até que os filmes saíssem e seus alunos, juntamente com sua esposa, juntassem as coisas.

7 - Tintin

O famoso e icônico jornalista Tintin faz muito sucesso desde 1929, quando foi criado pelo escritor belga Herge. Mais de 200 milhões de volumes que relatavam as aventuras de Tintin foram vendidos, mas o que pouca gente conhece é o cara que inspirou o personagem. A inspiração de Tintin, para quem não sabe, foi o escoteiro dinamarquês Palle Huld.

Com apenas 15 anos de idade, ele ganhou um concurso depois de reeditar a circunavegação de Phineas Fogg. Isso aconteceu em 1928, apenas um ano antes da estreia de Tintin. Outras pessoas acreditam que a inspiração do personagem foi um jovem aventureiro chamado Robert Sexe, mas isso nunca foi provado.

E aí, já sabiam que todos esses personagens são inspirados em pessoas reais? Comentem!


Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens Resi Feed
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest