• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 personagens menos conhecidos do folclore brasileiro

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      03/10/19 às 17h42

O folclore faz parte da cultura de um país, com elementos únicos que retratam histórias variadas. Do mesmo modo, tendo como base características de um determinado lugar. Do mesmo modo, que refletindo costumes de um determinado povo. Nesse ínterim, o folclore brasileiro se destaca bastante por ser muito rico. Em suma, sendo recheado com festas culturais, mitos e lendas, cantigas de roda, músicas e danças.

Quem nunca ouviu, quando criança, a cantiga de ninar: ''Dorme neném, que a Cuca vem pegar''...? E quem não conhece as lendas do Saci Pererê, do Boitatá, do Curupira e da Mula sem cabeça? Em síntse, esses são apenas alguns exemplos de personagens folclóricos. Mas a verdade é que há muito mais. Em síntese, para que você conheça outros personagens menos citados, listamos 7 figuras menos conhecidas do folclore brasileiro.

1- Papa Figo

Conhecido como o homem do saco, o Papa Figo é um homem velho e corcunda, que anda pelas ruas atrás de crianças desobedientes. Quando encontra alguma dessas que tenha desobedecido seus pais, o Papa leva a criança e a coloca dentro do saco. E quando chega a uma encruzilhada, ele tira a criança do saco e come o fígado da vítima. Esse mito é mais conhecido na Paraíba e em Pernambuco.

2- Pisadeira

A lenda da Pisadeira é conhecida em São Paulo e Minas Gerais. Segundo a lenda, a Pisadeira está associada à paralisia do sono. A Pisadeira é uma velha bruxa, muito magra e de aparência assustadora, com longas unhas. Ela anda pelos telhados, entra na casa pelas janelas e atormenta as pessoas, enquanto elas dormem. Em suma, fazem isso ficando sobre a pessoa adormecida, causando a paralisia no corpo.

3- Matinta Pereira

A lenda de Matinta Pereira é conhecida na região amazônica. Ela é uma velha bruxa horrenda, com poderes mágicos assustadores e um terrível assovio. Em suma, para que Matinta mantenha distância, os moradores da região prometem dar fumo à ela. De acordo com a lenda, na manhã após a promessa do fumo, uma velha mendiga aparece na porta, cobrando a oferenda.

4- Curacanga

A lenda de Curacanga é conhecida no Maranhão e no Pará. De acordo com a lenda, quando uma mulher tem sete filhas, a sétima menina passará por uma terrível transformação. A cabeça se soltará do corpo e se transformará em uma bola de fogo. E essa bola percorrerá por algumas estradas, assustando e ferindo os viajantes que a encontrarem pelo caminho.

5- Chibamba

A lenda do Chibamba é parecida com a do bicho papão, mas se trata de uma lenda mineira. O Chibamba assusta crianças malcriadas, que não vão dormir na hora certa. Ele costuma andar com o corpo coberto por folhas de bananeiras e roncando igual a um porco.

6- Minhocão

De acordo com a lenda do Minhocão, ele vive no fundo das águas do rio São Francisco. É uma espécie de serpente gigante, que afunda barcos e devora os ocupantes. Segundo os moradores da região, o Minhocão é a causa do aumento de erosões nos barrancos.

7- Mãe do Ouro

Muito popular nas regiões sudeste e nordeste do Brasil, a Mãe do Ouro é conhecida como uma menina bonita, loira e de olhos azuis. E quem se encontra com a Mãe do Ouro, deve cortar seu dedo e deixar três gotas de sangue cair sobre a sua cabeça. Então, as gotas de sangue se transformarão em ouro.

Próxima Matéria
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+