icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 pessoas famosas que na verdade nunca existiram

POR Isabela Ferreira EM História 24/01/18 às 17h23

capa do post 7 pessoas famosas que na verdade nunca existiram

Nosso mundo é formado pelas histórias de cada um de seus habitantes. Até certo tempo atrás, se quiséssemos saber sobre a biografia de alguém, a forma mais fácil de fazer isso era indo até uma biblioteca... Não soa estranho? Quando comparamos com o que acontece hoje em dia, realmente soa bem estranho. Atualmente as informações são onipresentes, basta ter um smartphone com internet em mãos.

A grande questão é que, ao longo dos anos, diversas pessoas importantes existiram e se transformaram em peças fundamentais para o desenvolvimento da vida como conhecemos hoje. No entanto, outras acabaram sendo apenas inventadas, por alguma motivação desconhecida. Acontece que muitas pessoas que nunca existiram passaram a ser tão reais que temos o costume de acreditar que um dia viveram. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo 7 pessoas famosas que na verdade nunca existiram. Confere aí!

1 - Tio Sam

Embora seja o maior ícone do patriotismo norte americano, Tio Sam na verdade nunca existiu. Se transformou em uma das personalidades mais famosas da história e muitos acreditavam que ele representava alguém real, o que não é o que acontece. No entanto, acredita-se que o empresário Samule Wilson foi quem inspirou a criação do personagem.

2 - Robin Hood

Robin Hood é aquele que inspirou a criação do personagem, não é? Aquele que roubava dos ricos pra dar aos pobres, cujo conto começou a ganhar força entre os séculos 13 e 14? Bem, não é exatamente assim. Na verdade, o mais provável é que este seja apenas um personagem fictício mesmo. Estima-se que estas histórias tenham sido inventadas, ou apenas uma junção de de diversos elementos retirados de outras histórias por aí.

3 - Tia Jemina

Tia Jemina é o nome de uma marca que agora pertence à Quaker Oats Company, de Chicago. Teve origem durante um programa que apresentava personagens afro-americanos estereotipados, no entanto, mais tarde foi adotada para interesses comerciais. Se transformou em uma marca de panquecas, xaropes e outros tipos de alimentos. A personagem passou a ser tão popular que era quase se realmente existisse. Havia uma atriz que a interpretava e apenas para que você tenha noção, Tia Jemina chegou a receber a chave da cidade de Albion, no Michigan. As pessoas quase se esqueciam que ela não era real.

4 - Rei Arthur

Você deve conhecer a história de Arthur, o tão famoso rei britânico que conseguiu o grande feito de retirar uma espada de uma pedra... Era a Excalibur. A grande questão é que muitos já haviam tentado retirar a espada e apenas ele conseguiu, o que lhe concedeu direito de liderar a Inglaterra. Acredita-se que entre os séculos 5 e 6, Arthur, junto aos seus Cavaleiros da Távola Redonda enfrentaram invasores saxões. Por outro lado, não se sabe muito sobre sua biografia e pesquisadores acreditam que ele nunca tenha existido.

5 - Carolyn Keene

Carolyn Keene teve seu nome conhecido a partir da publicação de alguns livros de mistério, onde era a autora. Apenas para que você tenha ideia, chegou a vender mais de 100 milhões de cópias! No entanto, o que poucos fãs sabem da autora, é que ela é apenas um pseudônimo utilizado por autores do mesmo gênero. O nome foi uma criação de Edward Stratemeyer, e os autores recebiam uma porcentagem do lucro das vendas  para não reivindicarem crédito nas obras.

6 - Homero

Homero foi nada menos que um dos mais importantes poetas gregos, responsável pelos dois poemos épicos "Odisséia" e "Ilíada". Por mais que realmente tenha sua relevância em nossa história, o autor ainda possui diversos mistérios que nunca chegaram perto de serem esclarecidos. Apenas para que você tenha ideia, nem mesmo se sabe o período em que ele realmente teria vivido. Estima-se que tenha sido em algum momento entre os séculos 7 e 8, mas ainda vale lembrar que suas obras parecem estar a frente de seu tempo. Atualmente, muitos pesquisadores acreditam que tais obras pertencem na verdade, a autores desconhecidos que Homero nunca existiu.

7 - Papa Joan

Mais conhecida como "Papisa Joana", trata-se de uma mulher que conseguiu chegar ao Vaticano e se transformar em Papa. Tudo teria acontecido durante a Idade Média... Enquanto se passou por homem. Todos realmente acreditavam que ela era um homem, mas a farsa apenas teria sido descoberta após a Papisa dar à luz durante uma procissão. O fato teria chocado todas as pessoas presentes. É uma história registrada na literatura e faz parte do drama e do cinema, no entanto, muito se questiona sobre sua autenticidade.

É possível encontrar diversas inconsistências nos registros da época, principalmente quando se trata deste caso. Dessa forma, muitos estudiosos acreditam que esta tenha sido apenas uma propagando anti-católica e que Papa Joan, ou Papisa Joana, nunca tenha existido.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem outras pessoas famosas que podem não ter existido de fato? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest