icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 pessoas que ''salvaram sua vida'' e você não sabia

POR Bruno Dias EM Curiosidades 13/06/19 às 19h21

capa do post 7 pessoas que

O mundo em que vivemos é um lugar perigoso e, às vezes, nos pegamos perguntando se ele ficou mais perigoso com o tempo ou menos. A vida das pessoas é um bem precioso e ela pode mudar seus rumos com a mudança de pequenos detalhes. Você conseguiria salvar a vida de alguém?

Algumas pessoas podem até achar que conseguiriam por já terem visto em filmes. Mas pequenas coisas podem salvar a vida de muitos. Felizmente, nossa história é cheia de mentes brilhantes que conseguiram fazer benefícios que salvaram a vida de todos nós e as tornou melhor. Várias dessas invenções e descobertas nós tomamos como garantidas hoje e é justamente por causa delas que você está andando, falando e respirando. Mostramos essas pessoas que salvaram sua vida e você nem sabia.

1 - John L. Leal

Esse homem era um médico treinado em bacteriologia e já tinha trabalhado com o cloro para desinfetar as casas de doenças que eram transmitidas pela água. O cloro tinha sido usado para limpar o abastecimento de água de Maidstone, na Inglaterra. Em 1908, a ideia de cloração foi idealizada por Leal. Essa contribuição de Leal tem um papel importantíssimo para você estar vivo hoje. É estimado que a água potável suja mata mais pessoas do que a guerra em todo mundo.

2 - Nils Bohlin

É estimado que esse inventor sueco tenha salvado mais de um milhão de vidas em 50 anos com a sua invenção. Ele é o responsável pelo cinto de segurança de três pontos. Antes de 1959, os cintos, se eles estivessem lá, não faziam muita diferença em caso de um acidente. As pessoas raramente usavam o cinto. Nils Bohlin viu que precisava fazer um cinto simples e confortável. E pelo seu potencial de salvar vidas, a Volvo disponibilizou a patente para todos os fabricantes de carros.

3 - Gertrude Elion

Na época da Segunda Guerra Mundial, o mercado científico precisou de mão de obra e a cientista se candidatou a um emprego de bioquímica. Ela colaborou com o médico George Hitchings. Os dois publicaram mais de 200 artigos e foram pioneiros em uma maneira nova de desenvolver remédios chamados de design racional de medicamentos. A mulher conseguiu inventar uma grande quantidade de novos remédios. Incluindo o primeiro tratamento para leucemia, um anti malárico e o primeiro agente imunossupressor a ser utilizado em transplantes de órgão.

4 - Edward Jenner

É estimado que Jenner tenha salvado mais de 530 milhões de vidas com o seu trabalho com vacinas. As técnicas que ele usou foram pioneiras e tiveram uma das maiores influências no controle de doenças na história da humanidade. Então, se você já se vacinou contra alguma coisa tem que agradecer a Jenner.

5 - Louis Pasteur

Na época de Pasteur, a teoria que predominava era a da geração espontânea na qual os cientistas acreditavam que as bactérias surgiam do nada para estragar o leite. Mas Pasteur não acreditava nessa teoria. Com o seu experimento, ele conseguiu revolucionar a ideia sobre a teoria dos germes e provou que era possível manter a doença e a deterioração longe. Ele pode ser conhecido pela pasteurização, mas a sua teoria dos germes foi a base para construirmos nossos hábitos de higiene e segurança em lugares desde restaurantes a hospitais.

6 - Karl Landsteiner

Algumas pessoas colocam a descoberta de Landsteiner como tendo salvo bilhões de vidas. Antes de sabermos sobre os tipos sanguíneos, as pessoas regularmente se queixavam por vários motivos. Quando acontecia qualquer acidente onde uma pessoa sangrava mais do que o corpo poderia produzir de sangue, era sempre uma má notícia para o indivíduo. Em 1901, Landsteiner descobriu que o sangue não era o mesmo nas pessoas. Ele tinha características que os tornava mortal para outras pessoas. E com sua descoberta, ele salvou várias vidas.

7 - J. Oppenheimer

Por mais que a invenção de armas nucleares se configure como uma coisa ruim, a ameaça de uma destruição em massa afastou as potências da ideia dos conflitos em grande escala. E então, a importância da negociação se tornou primordial para que nenhuma potência aperte o botão que pode destruir tudo.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest