icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 pinturas mais polêmicas já criadas

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      03/10/18 às 17h23
capa do post 7 pinturas mais polêmicas já criadas

Muitas obras e pintores exerceram grande influência na história da humanidade. Algumas até mesmo foram vistas como atos de rebeldia e se tornaram símbolo de resistência e liberdade de expressão. Mas isso não impedia a censura, e muitas obras consideradas ofensivas, acabaram se perdendo no tempo.

Mesmo os pintores mais famosos também sofriam com perseguições, muitas vezes pautadas em dogmas religiosos ou vinculadas à autoridades ou à governos. Obras que envolviam a nudez ou que fossem interpretadas como blasfêmia podiam desaparecer ou serem destruídas. Hoje, listamos algumas das pinturas mais polêmicas já criadas e que você talvez não conheça. Confira!

1 - Vênus ao espelho

Essa pintura é conhecida como a única de Diego Velasquez com nudez sobrevivente. A pintura do espanhol é considerada uma das mais controversas do século XVII.

2 - Pequeno Baco Doente

A personagem na tela pintada por Caravaggio está sofrendo com a sífilis, doença sexualmente transmissível. Quando Caravaggio pintou este quadro, que data entre 1593-1594, ele também estava sofrendo com a doença. As pessoas na época a acharam ofensiva pois para eles simbolizava a liberação sexual.

3 - Juízo Final

Essa pintura está disposta no altar da Capela Sistina e é uma obra do pintor italiano Michelangelo Buonarroti. A pintura causou grande polêmica por representar figuras nuas numa época em que envolver a arte sacra com nudez era proibido.

4 - The Gross Clinic

Pintada por Thomas Eakins em 1875, a pintura foi foi submetida a uma exposição que a rejeitou devido ao que era retratado. A estranha representação de uma paciente nua com o que seriam médicos fazendo incisões em seu abdômen, enquanto aparentemente o estudam, com uma plateia ao redor observando. Esse foi o motivo de grande polêmica.

5 - A Persistência da Memória

A Persistência da Memória de Salvador Dali, de 1931,  é exibida no Museu de Nova York desde 1934. Ela é considerada uma das mais controversas pinturas de Dali devido às diversas interpretações e significados embutidos, que ganhou muitos observadores.

6 - Retrato de Madame X

Essa obra feita entre 1883-1884 buscava retratar um mulher adúltera da sociedade francesa chamada Virginie Amelie Avegno Gautreau. A pose da mulher no quadro foi descrita como sendo de uma pessoa egocêntrica, arrogante e vulgar. A pintura atualmente se encontra em exibição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York (EUA).

7 - A Morte de Marat

Criada por Jacques Louis David, líder revolucionário francês, em 1793, essa pintura foi considerada bastante ofensiva por muitas pessoas naquela época. Isso porque retratava o pintor morto em sua banheira. Atualmente a obra está disposta no Museu Real de Belas Artes na Bélgica.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
Via   List25  
Imagens Twitter
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest