• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 piores catástrofes da história

POR Diogo Quiareli    EM História      21/10/16 às 13h50

A natureza nos oferece tudo que de mais lindos podemos ter. Desde os animais dóceis, a neve, as flores e até mesmo os mais lindos rios que temos em volta do mundo. Mas ela também nos "presenteia" com algumas catástrofes que deixam milhares e até milhões de pessoas mortas e desabrigadas. Estamos sujeitos a sofrer com furações, tempestades e terremos a todo momento nos países que tem um certo problema com as placas tectônicas, e isso é algo inevitável. O mundo já passou por alguns desses fenômenos naturais durante sua história e nós resolvemos trazer alguns para vocês.

Confira com a gente então uma lista com 7 piores catástrofes da história e se surpreendam com a quantidade de mortos e desabrigados que ela deixaram.

1- Terremoto em Aleppo, Síria

1

O abalo que atingiu Aleppo, na Síria em 11 de outubro de 1138 atingiu 8,5 graus na Escala Richter. Registros históricos dizem que pelo menos 230 mil pessoas morreram com o terremoto além dos diversos danos causados a cidade. Aleppo se localiza ao norte da Síria.

2- Terremoto e tsunami no Oceano Índico

2

No dia 26 de dezembro de 2004, um terremoto submarino com magnitude de 9,3 na costa oeste da Sumatra, na Indonésia, resultou em um devastador tsunami que chegou a atingir as costas de vários países do Sul e Sudeste da Ásia. O tsunami deixou pelo menos de 225 a 230 mil pessoas no total.

3- Terremoto em Haiyuan, China

3

O terremoto com 8,5 graus de magnitude a área de Haiyuan , situada na província de Ningxia, na China, no dia 16 de dezembro de 1920. O fenômeno também é chamado de "Terremoto de Gansu" porque a parte atingida fazia parte de um pedaço da província de Gansu na época. A catástrofe deixou exatamente 235.502 pessoas mortas de acordo com o Instituto Internacional de Sismologia e Engenharia Sísmica do Japão.

4- Terremoto de Tangshan, China

4

Em 28 de julho de 1976 os habitantes da cidade industrial de Tangshano sofreram com um dos piores terremotos do século XX. A cidade em específico se localiza em Hebei e possuía na época uma população de um milhão de pessoas que foram atingidas pelo tremor de 8 graus de magnitude. O governo declarou cerca de 655 mil mortos, o que, futuramente foi reduzido para 242 mil.

5- Terremoto de Antioquia, Turquia

5

O fenômeno em Antioquia aconteceu durante a primavera por volta de 526 d.C. A data, em questão, fica entre 20 e 29 de maio. O forte terremoto que atingiu a Síria e Antioquia, cidade que hoje fica perto da moderna Antakaya, na Turquia. Cerca de 250 a 300 mil pessoas que morreram em consequência a catástrofe.

6- Ciclone da Índia

6

O dia 25 de novembro de 1839 ficou conhecido como "Ciclone da Índia. O ciclone atingiu a aldeia portuária de Coringa, que se localiza no estado de Andhra Pradesh. Provocando ondas com 40 metros, o ciclone devastou grande parte da vila e a maior parte dos navios. Cerca de 20 mil pessoas morreram afogadas e 300 mil perderam a vida devido ao evento.

7- Inundação do Rio Amarelo, China

7

Essa foi considerada a pior enchente e o segundo pior desastre natural da história. Em setembro de 1887, o Rio Amarelo invadiu a província chinesa de Henan. A enchente tomou conta de 11 grandes cidades do pais e centenas de aldeias, deixando milhões de pessoas sem terem pra onde ir. O número de mortos está entre 900 mil e 2 milhões de pessoas.

E aí, o que você achou dessas catástrofes? Já sabiam de alguma?

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+