icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 piores coisas que podem acontecer com o corpo humano

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      02/08/18 às 16h32
capa do post 7 piores coisas que podem acontecer com o corpo humano

Nosso corpo deveria ser tratado com um santuário, porque dependemos dele para fazer praticamente tudo. E o que nos leva dia a dia é nossa mente, ela é a faculdade sensorial da inteligência. Ela pode captar e imprimir qualquer informação em um célula viva. Já foi muito discutido a conceitualização do que seria a mente. Para filósofos ela era associada a alma e considerada imortal e divina. E hoje em dia, o ponto de vista moderno coloca a mente como consciência do contexto da experiência do entorno.

Mesmo quando estamos dormindo nossa mente não se desliga, fazemos as mais variadas coisas como a mudança das ondas cerebrais, a movimentação dos olhos e sonhos vividos, e essas são algumas das coisas bem conhecidas. Pode parecer assustador, mas muita coisa pode acontecer com o corpo enquanto estamos inconscientes. Essas são algumas das coisas que acontecem.

1 - Paralisia do sono

Se você já sentiu que não conseguia se mexer durante um pesadelo ou que estava a beira do sono e não podia mover um músculo sequer, é provável que você tenha experimentado a paralisia do sono. "Se você ficar preso nesse estado você estará dormindo o suficiente para pensar [você está tendo] um sonho, mas acordado o suficiente para saber que está na cama e não pode se mexer", explica a analista dos sonhos Lauri Quinn Loewenberg analista.

2 - Parar de respirar por alguns segundos

Isso é uma coisa não muito divertida de se acontecer com o corpo. Algumas pessoas têm uma condição médica em que param de respirar por períodos de tempo durante a noite, isso se chama apneia do sono. Essa condição afeta até 25% da população e precisa ser identificada e tratada por um médico porque podem gerar problemas como o ronco, fazendo a pessoa se sentir exausta durante o dia.

3 - Sem olfato

Se você acha que, se sua casa estiver pegando fogo, você acordará com o cheiro da fumaça, está enganado. Quando estamos dormindo alguns de nossos sentidos são desligados, e o olfato é um deles. "Quanto mais profundo o sono, mais difícil é despertar alguém pelo cheiro", explica Adam Tishman, especialista em sono.

4 - Ataque de pânico

Vários transtornos acontecem com nosso corpo quando estamos acordados também e que nos paralisam. Ter um ataque de pânico é ter um início de medo ou terror intenso, que em muitas das vezes pode vir junto com um sentimento de morte. Os sintomas desse ataque são falta de ar, palpitações, dor no peito e um desconforto que paralisa as pessoas.

5 - Transtorno bipolar

Esse transtorno afeta a forma como a pessoa pensa e age, afetando também seu dia a dia e seu corpo. Ele se caracteriza pelas alterações de humor exageradas e vai além de uma simples mudança no astral ou instabilidade emocional. Quando a pessoa está muito alegre ela tem um ânimo sem igual mesmo não tendo dormido quase nada, e quando está no seu pico depressivo não consegue nem menos sair da cama.

6 - Transtorno alimentar

Desse transtorno existem diferentes tipos, e cada um deles causa reações muito diferentes no corpo humano. A anorexia, por exemplo, leva o corpo a quase se definhar por não ingerir alimentos. A bulimia leva a pessoa a se sentir triste, mal humorada e ter uma auto piedade quando surgem os episódios de tentar eliminar do seu corpo tudo aquilo que comeu. E a compulsão alimentar é onde a pessoa come de tudo a todo momento descontroladamente e depois tem um sentimento de ansiedade e angústia.

7 - Ansiedade generalizada

Se preocupar com as coisas de vez enquando é normal, mas viver nesse estado é preocupante. Se uma pessoa está sempre se preocupando com possíveis problemas, com estes interferindo a todo tempo em sua vida, isso pode ser transtorno de ansiedade generalizada. Ela faz com que a pessoa tenha náuseas, fadiga, tensão muscular, dificuldade de concentração e outros vários problemas corporais.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest