icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 piores desastres naturais já registrados

POR Erik Ely EM Curiosidades 02/04/20 às 15h17

capa do post 7 piores desastres naturais já registrados

Os desastres naturais representam um conjunto de fenômenos, que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta. No entanto, ao longo da história, desastres naturais já mataram muitas vidas e causaram milhões de prejuízos à pessoas e governos. Dessa forma, listamos aqui, os 7 piores desastres naturais já registrados.

Embora existam muitas critérios sobre que seria considerado o "pior" desses desastres, só de estar nessa lista, podemos afirmar que esses desastres causaram danos irreversíveis. Entre esses desastres, podemos citar terremotos, tufões e tsunamis.

1 - Terremoto na Nova Zelândia (2011)

Esse terremoto, de magnitude 6,3, deixou a segunda maior cidade da Nova Zelândia fortemente danificada. Além de ainda ter matado 185 pessoas, deixou 238 desaparecidas e outras 164 feridas. Assim, o terremoto se tornou um dos desastres mais mortais do país. Entre os danos sofridos, estima-se que eles tenham ultrapassados os U$ 16 bilhões.

2 - Seca na África Oriental (2011)

De longe, essa foi a pior seca, vista em um período de 60 anos, atingindo parte da África em meados de julho de 2011. Assim, estima-se que 12,4 milhões de pessoas tenham necessitado de comida por conta da seca. Isso resultou em uma crise alimentar no Quênia, Somália, Etiópia e Djibuti. E, por fim, ainda ameaçou a subsistência de mais de 9,5 milhões de pessoas, causando altos números de mortes por fome.

3 - Onda de calor europeia (2003)

Se tem uma coisa que a Europa não está acostumada a ver, são verões quentes. Portanto, quando a onda de calor da europeia de 2003 apareceu, uma série de problemas nunca vistos foram encontrados. Dessa forma, uma crise da saúde atingiu vários países e uma seca levou à escassez das safras. Na Ucrânia, 75% das colheitas de trigo foram perdidas e pelo menos 14.802 baixas foram registradas, somente na França. Além disso, as temperaturas extremas resultaram em incêndios florestais e até mesmo, em inundações.

4 - Furacão Irma (2017)

Esse foi o mais recente desastre natural a atingir a costa norte americana. Assim, depois de passar pelo Caribe, chegou à costa oeste da Flórida em uma categoria de nível 5. Depois disso, um verdadeiro rastro de destruição foi encontrado como nenhum havia sido visto. Segundo estimativas, os custos gerais da destruição atingiram os U$ 100 bilhões.

5 - Inundações do rio Yangtze (1931)

Quando as chuvas torrenciais atingiram o sul da China, em agosto de 1931, uma inundação nunca antes vista tomou conta do rio Yangtze. Com isso, quase 3,7 milhões de pessoas foram mortas. Para se ter uma ideia, este se tornou o pior desastre natural do século XX.

6 - Furacão Harvey (2017)

Em 25 de agosto de 2017, o furacão Havey da categoria 4 atingiu o Texas, causa cerca de U$ 180 bilhões em danos. Mas, além disso, o furacão chegou a causar mais danos do que qualquer outro desastre natural na história dos EUA, com exceção dos maiores picos do furacão Katrina. Dessa forma, o fucarão inundou um terço de Houston, deixando 39.000 pessoas desabrigadas e ainda chegando a danificar 203.000 casas.

7 - Terremoto de Gujarat (2001)

[caption id="attachment_478225" align="alignnone" ] Mandatory Credit: Photo by Peter Macdiarmid/Shutterstock (332247c)
Indian earthquake - Bhachau, Gugarat, India - 04/02/01[/caption]

Esse terremoto ocorreu durante uma celebração indiana, em 26 de janeiro de 2001. Dessa forma, o terremoto, que teve magnitude entre 7,6 e 7,7, durou mais de 2 minutos. O epicentro ficava a cerca de 9 quilômetros ao sudoeste da vila de Chobari. Isso fez com que o número de mortos chegasse em 20.000 pessoas. Além disso, o desastre natural feriu 167.000 pessoas e destruiu 400.000 casas. Também causou grandes ondas de choque, que se espalharam por cerca de 700 km, onde 21 distritos foram afetados e mais de 600.000 pessoas ficaram desabrigadas.


Próxima Matéria
Via   List25  
Imagens List25 Jornal NH
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest