icone menu logo logo-fatos-historicos.png


7 piores papas da história

POR Gustavo Camargo EM História 05/02/18 às 13h39

capa do post 7 piores papas da história

Desde que Jesus Cristo veio a Terra e fundou uma das religiões mais influentes do mundo, a igreja católica é documentada por uma coleção de histórias incrivelmente diversas, que fala sobre maldições e bênçãos. Foram milhares de pessoas que encontraram esperanças no cristianismo, mas foi também o motivo onde várias outras perderam suas vidas.

Começando por São Pedro, o mundo já viu centenas de papas oficiais. Muitos deles mostraram ser homens santos e dignos de confiança e respeito. Já outros, embora não tão perversos, tomaram decisões duvidosas que afetavam de forma negativa as pessoas que eles deveriam estar guiando. Bom, pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos os 7 piores papas da história. Confira:

1 - Papa Bonifácio VIII

Nascido em uma família nobre em Anagni, na Itália, Benedetto Caetani logo se tornou um estudante bem sucedido do direito canônico, e tempos mais tarde, membro da Cúria Romana, onde teria conquistado o cargo de cardeal sacerdote em 1291. Ele teria sido eleito Papa em 24 de dezembro de 1294, logo após o papa Celestino V abdicar do cargo.

Bonifácio logo se tornou um dos grandes defensores da igreja para a supremacia papal, tanto em questão espirituais e civis, quanto em assuntos estrangeiros. Para seu azar, ele nunca atingiu o poder absoluto que tanto desejava. Sua ambição insaciável levou diretamente a um golpe brutal nas mãos daqueles que se recusaram a se submeter a ele. No prazo de um mês após a revolta, ele estava morto.

2 - Papa Leão X

O Papa Leão X é conhecido por ser um dos mais luxuosos e incontroláveis líderes que já dirigiram a igreja cristã. Uma frase famosa relacionada a Leão ilustra bem sua maior prioridade: "Uma vez que Deus nos deu o papado, aproveitemos". De acordo com Alexandre Dumas, "o cristianismo assumiu um caráter pagão", já que Leão perseguiu obstinadamente os prazeres mundanos. Além de ter uma vida luxuosa, Leão praticou o nepotismo. Teria até vendido algumas coisas para financiar a reconstrução de basílica de São Pedro.

3 - Papa Clemente VI

Descrito como um bom homem, um príncipe e um patrono das artes e da aprendizagem. Clemente não tinha uma característica importante que se espera de um papa: a santidade. Ele não era particularmente um homem mal, mas seus esforços durante a peste negra proporcionaram um refúgio aos judeus.

Nas suas próprias palavras, Clemente era "um pecador entre pecadores". Seu amor pela vida cara drenava rapidamente as poupanças de seu antecessor frugal. Clemente aumentou os impostos e vendeu bispados para financiar suas atividades mundanas.

4 - Papa Júlio III

Giovanni Maria Ciocchi del Monte foi eleito papa em 1550 e escolheu o título Júlio III. Sua carreira inicial na igreja mostrava que ele poderia ser muito capaz e bem sucedido, mas seu papado era conhecido por ser extremamente ineficaz e indistinto. Na maior parte, Júlio retirou-se para o palácio e passou a maior parte do tempo em seus próprios prazeres pessoais e mantendo-se fora dos assuntos políticos.

5 - Papa Bento IX

Bento IX, nasceu em Theophylactus de Tusculum. É conhecido basicamente por duas coisas: ocupar o cargo em três ocasiões diferentes e o único papa que já vendeu o papado. De acordo com São Pedro Damião, Bento IX era "um demônio do inferno disfarçado de padre".

6 - Papa João XII

Seu pai, um patrício de Roma, fez nobres romanos jurarem que na próxima vaga de papa, Octavianus seria eleito. Quando ele tinha apenas 18 anos, o Papa reinante veio a falecer. Octaviano então foi escolhido como sucessor, tomando para si o nome de Papa João XII. Ele teria sido acusado de cometer muitos adultérios, até mesmo com sua própria sobrinha. Ele teria até transformado o Vaticano em burocracia, cegando seu confessor, castrando e depois assassinando um subdiácono.

7 - Papa Alexandre VI

Alexandre era tão corrupto que acabou se tornando uma expressão que representava os padrões papais baixos da época. Quando as finanças da igreja entraram em crise, ele estabeleceu novos cardeais em troca de pagamentos. Ele também chantageava pessoas ricas com acusações completamente fabricadas. Muitos foram encarcerados ou assassinados por causa de suas acusações falsas.

E aí, o que acharam da matéria? Conhecia alguns desses papas? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Toptenz  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest