• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 piores vírus de computador de todos os tempos

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      26/09/19 às 18h01

Em plena era digital e tecnológica, toda a nossa vida gira em torno de celulares, tablets, computadores, internet e inteligência artificial. Assim, uma grande preocupação dos usuários, é a de que esses aparelhos sejam infectados por algum tipo de vírus ou malwares.

É certo que os primeiros programadores de computador não faziam ideia de que as pessoas pudessem cometer cibercrimes, desenvolvendo códigos maliciosos, que poderiam macular a segurança de indivíduos. Do mesmo modo, roubando seus dados e, muitas vezes, destruindo toda a parte de software de um aparelho.

O primeiro vírus da história não era muito maléfico. Isso, se comparado aos vírus que podemos encontrar hoje. Contudo, serviu de base para que hackers pudessem desenvolver vírus muito mais potentes e destruidores. Agora, vamos conhecer os 7 piores vírus de computador de todos os tempos.

 1- Stoned

O vírus Stoned, surgiu em 1987, e foi uma dos primeiros vírus perigosos a surgir. O usuário infectado recebia a seguinte mensagem: "seu computador será apedrejado agora". O vírus era transmitido através de disquetes, e causava muito medo entre os usuários na época.

2- Jerusalém

No mesmo ano que surgiu o vírus Stoned, surgiu o Jerusalém, que se espalhou rapidamente. Foi um vírus muito destrutivo, pois infectava tanto arquivos de extensão .exe, quanto os de extensão .com. E um fato inusitado é que o vírus atacava apenas nas sextas-feiras 13.

3- Concept

Em 1995, a tecnologia evoluiu, e junto com ela, os vírus. E, foi nesse ano, que o vírus Concept surgiu. Posteriormente criado após o fato do primeiro vírus infectar arquivos do Microsoft Word. Com a internet ganhando força, o Concept se espalhou rapidamente através de emails infectados. O que causou milhares de bugs em máquinas de usuários pelo mundo. É considerado um dos piores vírus de computador de todos os tempos.

4- Melissa

Criado em 1999, por David L. Smith, o vírus Melissa se disseminou através de um email, com um arquivo DOC. Em suma, ele era compatível com as versões de 97 e 98 do MAC OS e a versão 2000 do Word. Com a mensagem: "Aqui está o documento que você me pediu, não o mostre para mais ninguém", quando o usuário clicava, o Email era direcionado para os primeiros 50 contatos registrados do usuário infectado. O vírus afetou grades empresas, até mesmo a Intel e a Microsoft.

5- ILOVEYOU

O vírus ILOVEYOU surgiu no ano 2000, criado pelo filipino Onel de Guzmanse. Inicialmente, se tratava de um trabalho de faculdade. E como os professores não o aceitaram, para se vingar, Onel o usou como um vírus. O ILOVEYOU era disseminando via email. E era, basicamente, um texto inofensivo, uma espécie de carta de amor de um admirador secreto. Assim, quando o usuário clicava na mensagem, um script escrito em Visual Basic excluía arquivos pessoais do usuário, além de realizar alterações no Internet Explorer, e consequentemente, era retransmitido aos contatos do usuário infectado.

6- Sasser

O Sasser se consagrou pelo fato de ter se propagado sem a intervenção do usuário. Ele apareceu pela primeira vez em 2004, atingindo sistemas mais antigos como Windows NT 4.0, XP e Server 2003. O vírus utilizava uma falha no Local Security Authority Subsystem Service. Quando infectado, o computador ficava mais lento, e todo o seu sistema fragilizado. Um dos casos mais preocupante, envolvendo o vírus, foi quando ele bloqueou todas as comunicações via satélite da agência de notícias Agence France-Presse (AFP). isso fez com que uma companhia aérea estadunidense cancelasse uma série de voos transatlânticos, pois suas máquinas estavam infectadas pelo vírus.

7-  Storm Worm

Storm Worm, foi descoberto em 2007, e tem esse nome por se disfarçar de um Email inofensivo. Esse Email avisava da morte de 230 cidadãos em uma tempestade na Europa. Quando o usuário clicava no email, seu computador era infectado por um cavalo de troia. E o hacker tinha a possibilidade de  usar a máquina, mesmo à distância. Storm Worm é um dos vírus mais marcantes da história, seu criador jamais foi identificado, e é usado até hoje, com técnicas mais modernas e eficientes.

Próxima Matéria
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+