• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 planetas fantasmas que você precisa conhecer

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      30/10/18 às 15h53

Graças à tecnologia, somos capazes de mandar sondas para muitos cantos do nosso sistema solar. Conhecer outros planetas é também conhecer mais sobre o espaço. Além disso, nós também já somos capazes de identificar mundos fora do Sistema Solar. Chamados de exoplanetas, ou extrassolares, eles giram em torno de outras estrelas do universo. Para que seja possível identificá-los, existem duas técnicas usadas. A técnica explorada pelo satélite Kepler, da Nasa, já descobriu mais da metade dos exoplanetas descobertos, que hoje passam de milhares. Já o bamboleio gravitacional da estrela-mãe, causado pela presença de corpos menores ao seu redor, vem causando polêmica há alguns anos devido aos planetas fantasmas.

Uma equipe liderada pelo astrônomo Paul Robertson, da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), publicou em um artigo na Science que três dos planetas detectados por velocidade radial não passavam de falsidade. O resultado era um engano, e esses planetas não existiam na prática. Alguns também chamaram de Planeta Fantasma aqueles que podem até ter existido, mas que não têm como se provar. Mas você já ouviu falar de todos os planetas fantasmas que nós conhecemos? Ou, talvez, essa tenha sido a primeira vez que você tenha ouvido falar dele? Vem comigo, e eu vou te apresentar 7 planetas fantasmas que você precisa conhecer.

1 - Vulcano

Vulcano foi o planeta mais próximo do sol, segundo alguns cientistas. O astrônomo amador Edmond Lescarbault disse ao Le Verrier que ele havia visto uma mancha escura atravessar o Sol em 26 de março de 1859. Le Verrier estava confiante de que este era um dos planetas. Ele foi em frente e nomeou Vulcano. Hipoteticamente, ele existia entre o Sol e o Mercúrio. Hoje, entende-se que esse planeta nunca existiu na verdade e sua teoria é desaprovada no campo científico.

2 - Super-Terra

Existem algumas estrelas extrassolares com massa e material rochoso muito maior que o planeta Terra. Elas são chamadas de Super-Terra. A primeira Super-Terra encontrada foi a Gliese 581d, e há alguns anos atrás, um grupo de cientistas apresentou um artigo afirmando que ela um engano e que não existia. A equipe do Dr. Robertson e alguns outros cientistas acham que a Super-Terra não passa de uma ilusão e não existe.

3 - Atacante de Marte

Da mesma forma que a lua, Marte também possui dois lados e um deles é um pouco misterioso para nós. O hemisfério norte é cerca de 6 km mais baixo em altitude do que as terras cheias de crateras do hemisfério sul. A teoria abraçada por muitos é de que na formação do sistema solar, um corpo pesado, de cerca de 3.000 km, poderia ter colidido com Marte (o objeto teria sido destruído com o impacto), fazendo do hemisfério norte de Marte a maior cratera de impacto do planeta. Porém, esse impacto teria que ter sido causado por um planeta também grande, porém, não existe prova da existência dele. Ou seja, temos mais um planeta fantasma.

4 - Nibiru

Segundo antigos textos sumérios, o Planeta Nibiru é um mundo que circunda o sol a cada 3,600 anos. Eles ainda contam que os habitantes desse planeta já teriam vindo à Terra para roubar minério. Já houve até pessoas que afirmaram a existência do planeta e disseram estar em contato com alienígenas de lá. Nancy Lieder foi uma delas, que também chegou a dizer que a Terra seria destruída por um choque com Nibiru. Os astronautas cansaram de dizer que isso era uma loucura, mas as pessoas não pareciam escutar e preferiram acreditar nas suas verdades particulares.

5 - Planeta X

Percival Lowell dedicou sua vida inteira a encontrar e provar a existência do Planeta X. Depois dele, que morreu em 1915, muitos continuaram a busca. O Planeta X seria um mundo fora da nossa órbita. Até que em 1930, eles resolvem o enigma e encontram Plutão. Porém, mesmo com Plutão, muitos ainda acreditaram, e acreditam, que o Planeta X está lá fora. Com certeza, se ele existir, está fora do nosso alcance.

6 - Tyche

Em 1999, os astrofísicos John Matese, Patrick Whitman e Daniel Whitmire afirmaram que alguns cometas de mais de 200 anos foram destruídos pela Nuvem de Oort, uma nuvem de cometas no espaço distante. Acredita-se que um planeta do sistema solar foi destruído pela nuvem, que eles chamavam de Tyche e que tinha de 1 a 4 vezes a massa de Júpiter. Cientistas assinalaram que, se a Tyche existisse, ela apareceria em pesquisas realizadas, porém, ela não apareceu em nenhuma.

7 - Nêmesis

Alguns cientistas do século passado acreditaram na Nêmesis, planeta que orbitaria a cada 26 milhões de anos. Quando Nêmesis está no ponto mais próximo do Sol, acerta alguns cometas na Nuvem de Oort, enviando uma chuva de cometas para dentro do sistema solar. Alguns atingem a Terra e causam extinções, como a que condenou os dinossauros há 66 milhões de anos. Ele não teria sido visto por ser um objeto muito escuro. Porém, a Nêmesis não passa de um planeta fantasma, e fantasioso, para a maioria dos especialistas.

E aí, o que você dessa lista? Comenta com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. Para você que vive viajando no planeta maionese, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   F     B  
Imagens Y
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+