icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 planetas fora do Sistema Solar que podem ser habitados

POR Fatos Desconhecidos (Acervo) EM Ciência e Tecnologia 01/10/15 às 18h48

capa do post 7 planetas fora do Sistema Solar que podem ser habitados

Há dois meses, cientistas anunciaram a descoberta de um planeta "primo" da Terra, que poderia ser habitado por seres humanos e outros animais. O planeta foi batizado com o nome de Kepler - 452 B e poderia oferecer condições de sobrevivência parecidas com as do nosso planeta. Ele foi descoberto por uma sonda da Nasa e possui um diâmetro 60% maior do que o mundo terráqueo.

A descoberta do Kepler - 452 B reascendeu nos humanos a esperança da existência de vida em outro planeta e também a possibilidade de uma migração intergalática, apesar de o novo planeta estar a 1.400 anos-luz de distância de nós. Até agora, os cientistas já conseguiram contabilizar a existência de 1.030 planetas. Assim como o Kepler, alguns deles podem ser habitáveis.

1 - Planeta Gliese 581 G

O planeta foi descoberto em 2010 e é considerado o mais semelhante à Terra. O Gliese 581 G provavelmente possui uma superfície rochosa e está a 20 anos-luz de distância do Sol terrestre. De acordo com a Nasa, ele possui de duas a três vezes a massa da Terra. Além disso, ele se localiza no 89º sistema solar mais próximo do Sol.

2 - Planeta Gliese 667 Cc

Outro planeta semelhante à Terra é o Gliese 667 Cc, que se localiza a cerca de 22 anos-luz de distância do nosso planeta, orbitando na constelação de Scorpius. O novo planeta possui pelo menos 4,5 o tamanho da Terra e faz parte de um sistema de três estrelas. Dentro todos os planetas encontrados até agora, ele é o candidato mais forte no quesito existência de vida alienígena. É possível que ele possua uma temperatura em que é capaz haver água em estado líquido.

3 - Planeta Kepler-22b

Outro planeta em que seria possível viver é o Kepler-22b. Ele é maior que a Terra e também orbita próximo a uma estrela que se parece com o nosso sol em tamanho e temperatura. O Kepler-22b tem aproximadamente 2,4 vezes e a sua estrela produz cerca de 25% menos luz que a do Sol terrestre, o que resulta em uma temperatura moderada na superfície do planeta.

De acordo com pesquisadores espaciais, a temperatura média na superfície do planeta é estimada em aproximadamente 22 ºC. No entanto, assim como os outros planetas habitáveis, ele está muito distante, a cerca de 600 anos-luz do Sol da Terra, na constelação Cygnus.

4 - O Planeta HD 40307g

O HD 40307 g tem uma massa 7,1 vezes maior do que a massa da Terra e fica a cerca de 42 anos-luz de distância do nosso planeta, na constelação de Pictor. Como ele está relativamente próximo, poderá ser visto por telescópios futuramente. O planeta orbita sua estrela-mãe a cerca de 90 milhões de km de distância, ou seja apenas um pouco mais de metade da distância entre a Terra e o Sol, que é 150 milhões de km. Ainda não se sabe se o HD 40307g é rochoso, mas pode ter condições de vida.

5 - O Planeta HD 85512b

O HD 85512b foi descoberto em 2011 pelo telescópio HARPS, do Chile. Ele possui uma massa 3,6 maior do que a da Terra. Além disso, ele se localiza a cerca de 35 anos-luz de distância do nosso Sol, na constelação de Vela. De acordo com as estimativas dos cientistas, a temperatura do planeta pode variar entre 30 ºC e 50 ºC. A superfície dele pode conter vapor de água, dióxido de carbono e nitrogênio, consideradas as substâncias da vida.

6 - Planeta Tau Ceti e

O planeta Tau Ceti e foi encontrado em dezembro de 2012 e se localiza a apenas 11,9 anos-luz da Terra. Assim como os outros planetas descobertos, ele também possui um grande tamanho, com cerca de 4,3 vezes a massa da Terra. Há uma grande possibilidade de que ele seja quente o suficiente para o desenvolvimento da vida simples. Se isso for confirmado, Tau Ceti e será o exoplaneta potencialmente habitável mais próximo da terra.

7 - Planeta Gliese 163 c

O planeta Glise 163 c possui uma massa 7 vezes maior do que a Terra, de maneira que ele possa ser um grande planeta rochoso ou gigante de gás. Ele se localiza a 50 anos-luz de distância da Terra e a sua estrela-mãe está na constelação de Dorado. Como no planeta há altas temperaturas, apenas formas de vida simples podem existir por lá.


Próxima Matéria
avatar Fatos Desconhecidos (Acervo)
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest