• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 planetas hipotéticos que podem existir em nosso sistema solar

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      09/04/19 às 15h31

O Sistema Solar é formado pelo Sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Nosso sistema solar fica em um dos espaços da Via-Láctea, sendo formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

Alguns séculos atrás, as pessoas pensavam que tinham mais de oito planetas. E erroneamente classificaram asteroides como planetas e descobriram planetas inexistentes. Mas algumas dessas previsões acabaram sendo verdade. Mas hipóteses ainda permanecem e acredita-se que alguns desses planetas podem existir. Mostramos aqui algumas dessas hipóteses.

1 - Tyche

Esse planeta hipotético estaria situado em algum lugar na nuvem de Oort, na borda do sistema solar. Ele foi proposto em 1999, por três astrofísicos da Universidade de Louisiana. Segundo eles, o planeta seria do tamanho de Júpiter, mas com três vezes a massa dele e faria a orbita do sol uma vez em 1,8 milhões de anos.

Tyche foi proposto para explicar os cometas de longo prazo. Já que esses cometas lavam mais de 200 anos para completar um órbita no sol.

2 - Planeta V

Há 3,8 bilhões de anos uma barragem de asteroides atingiu Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e a Lua. Os cientistas chamaram de Late Heavy Bombardment (LHB), mas eles não sabiam de onde tinham vindo os asteroides.

Alguns deles sugeriram que os asteroides poderiam ter vindo dos remanescentes Planeta V. Ele ficaria entre Marte e o cinturão de asteroides que separa Júpiter de Marte. Segundo eles, esse planeta era menor que Marte. O planeta teria se tornado instável e desviado do cinturão de asteroides em direção à Marte e aos outros planetas internos. E esse planeta foi mais tarde lançado no sol ou no sistema solar.

3 - Theia

Segundo o que acreditavam os cientistas, a Terra e a lua foram criadas depois que um planeta chamado Theia atingiu a Terra. Nessa colisão, esse planeta menor se separou e mandou alguns fragmentos para o espaço. E eles se tornaram a lua.

Mas a teoria foi refutada depois de testes em rochas lunares revelarem que a Terra e a lua foram feitas do mesmo material. Atualmente, os cientistas acreditam que Theia atingiu a Terra mais antiga, há 100 milhões de anos. E foi uma mistura dos dois planetas que criaram o nosso planeta.

4 - Phaeton

Os astrônomos achavam que existia um planeta entre Marte e Júpiter. Em 1801, Giuseppe Piazzi descobriu o que era considerado o planeta Ceres. Um ano depois, Heinrich Olbers descobriu o que se pensava ser o planeta Pallas.

Olbers logo percebeu que Ceres e Pallas eram parte do mesmo planeta. E quando os planetas Juno e Vesta foram descobertos essa crença foi reforçada. Um tempo depois, Ceres, Pallas, Juno e Vesta foram reclassificados como asteroides. E agora são considerados como remanescentes de um planeta hipotético chamado Phaeton.

5 - Nibiru

Esse planeta supostamente está em algum lugar do nosso sistema solar. A NASA diz que não existe, mas os teóricos da conspiração insistiram que ele era real e que entraria em nosso planeta em 2012. Esse planeta também é chamado de Planeta X.

Em 1976, o livro de Zecharia Sitchin propôs pela primeira vez a existência desse planeta. Para ele, Nibiru orbita o sol a cada 3600 anos. Vários anos depois, a autoproclamada psíquica Nancy Lieder disse que os alienígenas tinham a avisado que Nibiru iria atacar a Terra em 2003. Depois ela mudou o ano para 2012.

6 - Planeta Nove

Ao contrário de alguns outros planetas, a NASA e os astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia acham que ele possa existir. Para os astrônomos, a especulação da existência do Planeta Nove veio depois de observar órbitas irregulares de cinco objetos solares.

Para os astrônomos, esse planeta tem o mesmo tamanho que Urano ou Netuno e tem uma massa 10 vezes a da Terra. Ele também é 20 vezes mais distante do sol do que Netuno. O Planeta Nove leva entre 10 e 20 mil anos para completar uma órbita no sol.

7 - Tiamat

Para os sumérios, o planeta ficava entre Marte e Júpiter. Mas hoje, a localização desse planeta é um pouco diferente. O autor Tom van Flandern, disse em seu livro que o planeta foi destruído há 65 milhões de anos e virou um cinturão de asteroides.

Outro autor, Zecharia Sitchin, contestou isso em seu livro. Ele disse que Tiamat mudou sua órbita e agora é, na verdade, a Terra. Para ele, Tiamat mudou de órbita depois de colidir com outro planeta hipotético chamado Marduk e suas três luas. E dois pedaços, depois da colisão, viraram a Terra e a lua.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+