icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 plantas estranhas que são verdadeiramente aterrorizantes

POR Natália Pereira    EM Natureza      20/02/18 às 15h53
capa do post 7 plantas estranhas que são verdadeiramente aterrorizantes

As plantas são belezas naturais fascinantes e inofensivas, certo? Elas são um dos grandes símbolos do amor e as usamos frequentemente para expressar nossas emoções e sentimentos. Ainda assim, se a sua resposta para a nossa pergunta foi positiva, então se prepare, você está enganado sobre isso. Só para se ter uma ideia, existem cerca de 400 mil espécies de plantas catalogadas até o momento. Um número consideravelmente grande e que representa muito bem a imensidão que nos cerca.

Agora, se você parar para observar, dentre essas milhares de espécies que rodeiam o mundo, nem todas elas são belas e passivas. Existem inúmeras plantas de caráter completamente duvidoso e é bom tomar cuidado com elas se pretende manter a sua saúde, ou mesmo a sua vida. O herbalismo se dispõe a estudar as espécies de plantas e as suas propriedades medicinais. O que não é nada simples. Por isso, se você pretende sair por aí no meio da floresta recolhendo plantas aleatórias é melhor tomar cuidado. Essas são algumas das espécies mais estranhas e aterrorizantes de plantas.

1 - Ranunculus bulbosus

Essas belas plantas amarelas são as mais indofênicas que você irá encontrar nessa lista. Apesar disso, elas são capazes de causar uma erupção cutânea apenas ao entrar em contato com ela. Caso sejam ingeridas por algum animal na floresta, elas podem causar graves toxicidades gastrointestinais e, se tratando dos humanos, até mesmo uma intoxicação dos órgãos e sistemas nervosos. Esses efeitos trarão a sua vítima uma morte realmente dolorosa. Em alguns lugares, ela acabou fazendo parte da brincadeira de algumas crianças que tinham o desafio de tirar a vermelhidão da pele deixada por ela. O que é sem dúvida extremamente perigoso.

2 - Repolho Skunk

Esta espécie de planta, apesar de não ser aparentemente aterrorizante, é comumente encontrada em regiões pantanosas e emite um forte odor. O mau cheiro que ela transmite é tão forte que as pessoas costumam confundi-la com o cheiro de um gambá. Apesar disso, elas podem ser facilmente encontradas em meio as folhas devido sua coloração amarelada ou púrpura. Alguns nativos americanos chegavam a comer algumas partes do Repolho Skunk e, como se o mau cheiro não bastasse, elas podiam ser fatais. Ingerir a parte errada da planta ou mesmo fazê-lo em excesso faz com que o oxalato de cálcio presente nela corroa e queime a carne humana, podendo até desativar alguns órgãos.

3 - Hogweed gigante

Você pode estar pensando agora que é simples se livrar desses perigos, basta não ingeri-las, não é mesmo? Mas nem todas precisam que você faça isso para serem aterrorizantes. A Hogweed gigante consegue trazer vários riscos para os seres humanos apenas ao entrar em contato com a sua pele. Elas chegam a até mais ou menos 8 metros de altura e são extremamente fotossensíveis. Assim que você entra em contato com ela, uma espessa seiva é formada em sua pele e, ao entrar em contato com o sol, causa uma rápida reação química. Ela chega a queimar a pele humana e seus tecidos, provocando lesões e até mesmo desenvolvendo a necrose da pele. Seus efeitos podem durar anos e, caso o contato tenha sido nos olhos, pode causar cegueira.

4 - Death Camas

Conhecida popularmente como Death Camas, o que já diz muita coisa sobre ela, essa espécie de planta é reluzente e mortal. Sua aparência se assemelha a uma outra conhecida planta conhecida como Camas comestível, o que acaba sendo bem trágico. A confusão entre as duas não é difícil e pode proporcionar fins indesejados para o seu consumidor, já que é conhecida como uma das plantas mais tóxicas conhecidas. O seu consumo, mesmo que em pequena quantidade, é responsável por uma insuficiência dos órgãos e distúrbios sanguíneos que, consequentemente, geram uma morte rápida. A distinção entre elas pode ser feita através de uma pequena diferença em sua coloração. É preciso conhecer muito sobre ela para faz^-lo.

5 - Brugmansia

Essa espécie pode ser encontrada, principalmente, na América do Sul. Dessa vez, as toxicidades dessa planta acabam sendo mais efetivas e danosas com a ajuda do homem. Como sempre, os seres humanos acabam potencializando algo danoso ainda mais só para contribuir com seus objetivos. As suas toxinas são capazes de causar efeitos como alucinações  e reações inconscientes. Algumas pessoas acabaram usando-a para fazer com que outros ficassem debilitados e irracionais mesmo sem perder a consciência.

6 - Daphne laureola

A espécie dotada de folhas relativamente compridas e grossas pode ser encontrada em jardins ornamentais e alguns terrenos públicos. Aparentemente ela pode não chamar muita atenção mas, assim que descobrem sobre os efeitos que ela pode causar, a história acaba mudando um pouco. A manipulação dessa planta de forma errada pode gerar irritações e bolhas na pele mas até aí nada realmente mortal. O perigo está na sua ingestão. Caso uma pessoa chegue a ingeri-la, os perigos estão entre sangramento interno e falecimento do órgãos. Chegando a causar a morte em apenas algumas horas.

7 - Algera pelagius

Você já ouviu falar da maré vermelha, certo? O estranho fenômeno fez com que muitos se assustassem durante um tempo e teve grande repercussão na internet a alguns anos atrás. Ela é formada devido um aglomerado de algas conhecidas como Algera pelagius, que aumentam o seu número depois de influxos de nutrientes e mudanças de temperatura. Elas são neurotóxicas e são rapidamente absorvidas por mariscos. Dentre seus efeitos mortais estão; paralisação dos membros e bloqueio das vias respiratórias.

Elas podem ser, em sua maioria, belas e cativantes, ainda assim é melhor tomar cuidado com essas plantas. Como você podê ver, elas podem ser mortais. Já sabia sobre alguma delas?


Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest