• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 possíveis sintomas de transtornos psicológicos

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      11/01/18 às 09h33

Transtornos mentais, por mais que muitos deles não sejam visto como doenças, se tratam de condições clínicas e patológicas. Muitas dessas condições estão relacionadas com problemas hormonais ou com neurotransmissores (como serotonina, dopamina ou norepinefrina) e possuem tratamento. As vezes nós simplesmente negligenciamos o perigo de uma depressão ou a angustia de uma pessoa que convive com condições como TAG ou Fobia Social.

Contudo, essas doenças não só merecem, como precisam ser levadas a sério como qualquer outra, e por isso  necessitam de atenção. O que regula a forma que vemos e percebemos o mundo é nossa mente. Se ela se encontra com algum problema, a forma que vemos o mundo é alterada. Se uma pessoa com depressão não sai da cama, não é porque ela não quer, mas porque ela não consegue... O motivo? Por que ela está doente.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você, de forma bem superficial, alguns sintomas desses transtornos que afetam uma porcentagem gritante de pessoas no mundo. Essas doenças podem não só transformar a vida de uma pessoa para pior, como também levar a outros males que envolvem outras partes do corpo. Se você se encaixa em algum desses sintomas, procure ajuda médica. Nós só temos uma vida, vamos fazer ela valer a pena. Conheça hoje 7 possíveis sintomas de transtornos psicológicos:

1 - Esquizofrenia

Os principais sintomas da esquizofrenia são as alucinações e os diversos delírios que podem aparecer.  Nos homens esses sintomas costumam aparecer entre 15 e 20 anos de idade, no caso da mulher, na faixa dos 30 anos. Em alguns casos mais incomuns, esses sintomas podem aparecer em crianças e também adultos com mais de 50 anos.

2 - Síndrome do Pânico

Normalmente pessoas que possuem transtorno/síndrome do pânico desenvolvem mais facilmente depressão. Ela vem de repente com alguns sintomas como, despersonisificação (achar que está em um sonho ou desligamento da realidade), medo de morrer, medo de perder o controle ou enlouquecer, desrealização, palpitação e taquicardia, asfixia, sudorese, tontura ou vertigem.

3 - Fobia Social

Basicamente os sintomas se resumem em medo e ansiedade acentuada. Nota-se em crianças e pessoas que expressam comportamentos excessivamente tímidos ou retraídos em situações sociais. Isso também vale para um estresse, tensão e nervosismos diários.

4 - Transtorno de Estresse Pós-traumático

Os sintomas envolvem a reexperiência do trauma como pesadelos, lembranças e flashbacks. A pessoas tende a fuga ou esquiva de qualquer coisa que remete a experiência. Também desenvolve distanciamento emocional. Ela experiencia episódios de pânico, distúrbios de sono ou hipervigilância (estado de alerta). A pessoa também, de forma recorrente, se inunda por sentimentos negativos.

5 -  Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Nesse caso, o TOC pode vir acompanhado de medo e preocupação excessiva relacionados, por exemplo, a: germes e contaminação, limpeza e pensamentos agressivos em relação aos outros ou a si próprio.

6 - Transtorno de Ansiedade Generalizada

No transtorno de ansiedade generaliza (TAG) a pessoa pode apresentar dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga, inquietação, tensão muscular, náusea e diarreia. Isso também se aplica para a falta de controle de sentimentos e uma extrema preocupação com as coisas.

7 - Transtorno Depressivo

Humor depressivo, ansiedade e angústia frequente. Fadiga e desânimo também acompanhados de medo e insegurança. Sentimentos de auto-desprezo e culpa desproporcional. Raciocínio e concentração diminuídos. Perda de peso, apetite e insônia. A pessoa também sente azia, diarreia, dor no corpo, cansaço e má digestão. Em casos mais graves, há pensamentos suicidas recorrentes.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário e até a próxima. E lembre-se, se você achar que possuí alguma dessas doenças, procure ajuda especializada.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+