• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 presidentes mais icônicos que já existiram

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      17/04/19 às 13h42

No ocidente, o Estado Democrático de Direito é o sistema político mais utilizado. Nesse tipo de estrutura política, a figura do chefe do poder executivo é a mais reconhecida entre toda a população. Nos regimes presidencialistas, o presidente é o símbolo máximo de uma democracia, principalmente daquelas com viés mais populista. Por mais que não sejam os mais importantes (possuem um peso equivalente aos de membros da câmara dos deputados e senadores, por exemplo), eles simbolizam a política do país naquele momento em uma só figura, a deles. Consequentemente, por essa razão, ouvimos falar tanto do presidente dos EUA, e sobre a corrida eleitoral de quatro em quatro anos deles. Assim como de outros países relevantes no cenário econômico mundial.

Na história recente do mundo, muitos presidentes foram marcantes para a História, e deixaram sua marca e legado para o mundo. Isso não quer dizer que eles só fizeram coisas boas. Pelo contrário. Apesar de alguns serem lembrados por suas boas ações e ajuda nacional, outros são marcados por ações contraditórias. Todos eles, cada um de sua forma, foram icônicos. Devido a isso, a Fatos Desconhecidos reuniu os sete presidentes mais icônicos que já existiram.

1 - Nelson Mandela

Nelson Mandela foi um símbolo e tanto na África do Sul, seu país, como no mundo. Ele lutava pela liberdade e igualdade dos negros, assim como foi um dos principais opositores do apartheid. Ele foi presidente de 1994 até 1999, sendo um dos principais responsáveis por abrir o mercado local e permitir negócios com outros países.

Antes de ser presidente, ele ficou 30 anos preso. Isso por causa das suas lutas: ele era visto como uma ameaça terrorista pelo governo da Africa do Sul. Ele foi solto devido a sua tamanha popularidade, que levou o caso a órgãos institucionais. O povo abraçou sua luta pela liberdade e exerceu forte pressão.

2 - Lenin

Lenin ficou no poder russo entre os anos de 1870 e 1924. O estadista é um dos principais responsáveis pela popularização do comunismo, foi o responsável por adaptar a teoria marxista do século 19 à nova realidade russa do século 20. A mudança aconteceu em plena Primeira Guerra Mundial e proporcionou mudanças impactantes na Rússia, e também no cenário geopolítico do mundo no século 20 inteiro.

3 - George Washington

George Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos, o comandante era ex-chefe do Exército Continental durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, e um dos pais fundadores dos Estados Unidos. Ele estampa a moeda americana e é lembrado como um dos presidentes mais importantes da maior potência do mundo.

4 - John F. Kennedy

John Fitzgerald Kennedy foi o 35° presidente dos Estados Unidos e é considerado uma das grandes personalidades do século XX. Ele era conhecido como John F. Kennedy ou Jack Kennedy por seus amigos, e popularmente como JFK. Ele morreu em 1963, após um tiro na cabeça em meio a um desfile no carro presidencial, diante de uma vasta multidão de americanos e ao lado de sua esposa.

5 - Richard Nixon

Richard Milhous Nixon foi um advogado e 37º Presidente dos Estados Unidos, comandando a nação de 1969 até 1974, quando se tornou o primeiro e único presidente a renunciar do cargo. Isso aconteceu depois que ele foi ligado ao escândalo de Watergate.

6 -Evo Morales

Juan Evo Morales Ayma é o atual presidente boliviano, desde 2006. Líder sindical dos cocaleros - agricultores que cultivam a planta da Coca, cuja folha é utilizada em chás, mascada, e seguindo a tradição indígena do partido Movimento para o Socialismo - IPSP. Ele é um dos presidentes mais icônicos e reconhecidos da America Latina.

7 - Abraham Lincoln

Abraham Lincoln governou o país de 1861 até 1865, sendo lembrado como um dos melhores presidentes dos EUA. Ele enfrentou uma das mais drásticas crises econômicas do país, mas conseguiu triunfar diante desse cenário, ganhando popularidade e respeito. Ele também foi o responsável por realizar a Proclamação de Emancipação e por acompanhar a nação no fim da Guerra Civil Americana. Seu sucesso foi tão estrondoso que o líder ganhou uma imensa estátua de quase seis metros de altura.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que lembra de outros presidentes icônicos, comenta aqui, e aquele abraço.

Próxima Matéria
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+