icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 previsões de livros que acabaram se tornando verdade

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 18/06/18 às 16h30

capa do post 7 previsões de livros que acabaram se tornando verdade

Dizem por aí que os livros podem ser, de alguma forma, os guias para o futuro. No decorrer da história, diversas coisas surpreendentes aconteceram no mundo e vários desses fatos foram previstos em livros antigos. É como se os autores fossem videntes. No entanto, nem todas as previsões foram reais e temos um exemplo recente, o caso da previsão maia para o fim do mundo no ano de 2012.

Esse tipo de acontecimento é mais comum do que podemos imaginar. Diferente do que pensamos, essas previsões não estão presentes apenas em calendários, mas livros comuns que todos podem ter acesso. O que mais choca é que muitos vislumbres do futuro foram encontrados em livros de ficção da atualidade. As pessoas tendem a ver tudo como mera coincidência, mas há aquela parcela que acredita em algo a mais. Confira conosco as previsões de livros que acabaram se tornando verdade.

1 - Viagens de Gulliver

Nas Viagens de Gulliver, Swift nos leva em diversas aventuras por várias partes do globo, onde Lemuel Gulliver encontra os luliputianos em um país longínquo. Ele encontra os gigantes em Brobdingnag e depois se encontra com voadores. As premonições de Swift logo entram em jogo na terra de Laputa. Os astrônomos de lá descobriram que Marte tem duas luas 150 anos antes de serem observadas por Asapho Hall, em 1877. As luas foram nomeadas de Fobos e Deimos. Em homenagem ao escritor, uma cratera vista em Deimos foi nomeada Swift.

2 - Barack Obama

Prever a presidência de uma pessoa não é algo comum ou fácil. No entanto, John Brunner, em seu romance Stand on Zanzibar conseguiu. O livro de ficção científica se passa no futuro. Seu livro escrito na década de 1960 previa o envolvimento com as drogas cada vez mais cedo por parte dos jovens, carros elétricos e a legalização de relações homo afetivas. No entanto, o que mais chamou a atenção foi um líder mundial chamado Presidente Obomi. Não são apenas os nomes parecidos, mas ambos são presidentes dos Estados Unidos.

3 - Viagem à Lua

No livro Da Terra à Lua, Júlio Verne previu o pouso na Lua e isso elevou o interesse pelas viagens espaciais pelo mundo. Na obra, o personagem principal acredita que ele pode se atirar em um canhão e alcançar a Lua. Ele consegue fundos para construir sua invenção. O resultado é muito parecido com o da Apollo. Até mesmo o espaço dentro da cápsula é o mesmo. No livro, a espaçonave é nomeada Columbia pelo personagem principal.

4 - Torres Gêmeas

Um dos ataques terroristas mais famosos do mundo, também conhecido como Ataques de 11 de setembro, foi previsto em uma obra. Isso tudo foi exposto por Tom Clancy em 1994 por meio do Debt of Honor. Nele, um terrorista sequestra um avião e se choca contra o edifício do Capitólio de Washington. Ele busca com isso eliminar todo o governo de uma vez só. O livro fez uma das maiores previsões, mesmo Clancy afirmando que não é um tipo de vidente moderno.

5 - Presidência de Trump

O livro de Philip Roth, The Plt Against America, de 2004, também fez uma previsão importante. Ele mostrou de uma forma única a campanha presidencial de Donald Trump que aconteceu 12 anos após a publicação da sua obra. Ele revela por meio da história que uma celebridade demagógica poderia lançar uma campanha presidencial e ainda ganhar. No entanto, o personagem principal não se chama Trump e sim Charles Lindbergh. Lindbergh é um apoiador dos pensamentos de Hitler e culpa a população judaica por diversas coisas. Na vida real, Trump é intolerante aos mexicanos e aos muçulmanos.

6 - Titanic

O acidente do Titanic foi um dos acontecimentos mais marcantes na história humana. Há diversos documentários, reportagens e filmes que se baseiam na história. No entanto, há uma história que se destaca por ter sido escrita antes dele afundar. 14 anos antes do navio se chocar contra o iceberg, em 1912, Morgan Robertson escreveu sua história muito parecida. O livro de 1898, chamado O Naufrágio do Titã mostrou aos leitores um terrível desastre marítimo que deixou apenas alguns sobreviventes. Ele conta a vida de John Rowland, um homem que estava a bordo do Titã, o maior cruzeiro do mundo que era declarado como inafundável. Sua trajetória foi muito parecida com o do Titanic e as pessoas acreditam que Morgensen seja um tipo de vidente, mesmo ele negando. O que mais chama a atenção é que ele foi atingido no mesmo lugar que o Titanic e a tragédia aconteceu no mesmo mês.

7 - Uma Odisseia no Espaço

Esse é um grande filme e um livro foi escrito ao lado do roteiro de Arthur C. Clarke. Nele existe o Newspad, um dispositivo que dá acesso instantâneo a jornais e a diversas informações em todo o mundo. Ele foi publicada em 1968. O autor, Kubrick é considerado um vidente de ficção científica. O mais incrível é que o livro de chama iPad. Será que Steve Jobs o copiou?

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Listverse  
Imagens Passion 51
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest