• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 primeiras doenças da história da humanidade

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      02/12/19 às 19h47

A preocupação com certas doenças sempre existiu. Afinal, a humanidade, ao longo da história, foi vítima de muitas. Segundo lembra a CNN, existem algumas doenças antigas ou menos populares, que são perigosas e que muitos pensam que estão erradicadas, apesar dos esforços para mantê-las controladas.

Tornando como referência o pequeno lembrete da CNN, resolvemos listar aqui as 7 doenças mais antigas. Confira agora, quais são elas.

1 - Cólera

A cólera é uma infecção intestinal aguda, causada pelo Vibrio cholerae, que é uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarreia. De acordo com especialistas, na maioria das vezes, a infecção é assintomática ou produz diarreia de pequena intensidade. Ao longo da história, a cólera ocasionou seis pandemias, entre 1817 e 1923. A última começou na Indonésia, em 1961, e foi causada pelo biótipo El Tor. Em seguida, disseminou-se por outros países na Ásia, Oriente Médio, África e Europa. Em 1991, chegando à América do Sul, através de cidades litorâneas do Peru.

2 - Febre tifoide

Em 2000, a doença, aqui, deixou 21,6 milhões de doentes e ocasionou 216.500 mortes, em todo o mundo, em 2000. A doença pode ser fatal se não tratada. Cerca de 10% de todas as pessoas infectadas morreram. A Febre tifoide é uma doença bacteriana aguda, de gravidade variável. Caracteriza por febre, mal-estar, cefaleia, náusea, vômito e dor abdominal, podendo ser acompanhada de erupção cutânea. A via de transmissão é a fecal-oral. A água também pode ser um veículo de transmissão. A bactéria, que dá origem à febre tifoide, foi descrita pela primeira vez, em 1880, por Karl Joseph Elberth. A Salmonella typhi é também conhecida como bacilo de Elberth, assim chamado em homenagem ao seu descobridor.

3 - Hanseníase

Antigamente, era chamada de "Lepra", mas o termo não é mais utilizado no Brasil, desde 1970. A Hanseníase é uma doença infecciosa. É causada por uma bactéria, chamada Mycobacterium Leprae. A transmissão se dá, através do "contato direto e prolongado", com um portador que não esteja em tratamento. Apesar de ser uma enfermidade dermatológica, sua transmissão é realizada por gotículas, que saem do nariz ou através da saliva. Não há transmissão pelo contato de pele. A primeira menção da doença foi feita pelos egípcios antigos, mas um achado arqueológico sugere que a lepra surgiu na Índia, há cerca de 4.000 anos.

4 - Varíola

Em cerca de 12 dias, os sintomas da doença evoluem para vômitos, náuseas e, no fim, infecção generalizada da pele, onde causa bolhas ou pústulas, que deixam grandes cicatrizes, chamadas bexigas. Mata de 20 a 60% dos infectados e, na maioria dos casos, deixa os sobreviventes marcados para o resto da vida. A varíola é causada por um vírus, que é transmissível pelo ar. O vírus da varíola é um vírus de DNA, um dos maiores vírus conhecidos. A doença surgiu na África, mais ou menos há 10 mil a.C., através de um vírus que provavelmente veio do camelo. De acordo com especialistas, até as múmias egípcias têm marcas na pele que sugerem varíola. De todas as doenças antigas, foi uma das mais mortais.

5 - Raiva

A raiva é uma zoonose, causada por um vírus. É uma das doenças mais graves que se tem conhecimento, com taxa de mortalidade de quase 100%. Além disso, vale ressaltar também que nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Ainda hoje, a doença, anualmente, mata aproximadamente 70 mil pessoas em todo mundo. A doença foi descrita, pela primeira vez, no Código de Eshuma da Babilônia.

6 - Malária

O parasita que provoca a malária foi descoberto em 1880, por um médico militar francês, Alphonse Laveran. Já o seu vetor, o mosquito anófeles, foi descoberto pelo britânico Ronald Ross, no fim do século XIX. E em contrapartida, especialistas, até hoje, ainda discutem teorias sobre a origem da doença. A doença infecciosa, hoje, atinge cerca de 500 milhões de pessoas por ano, no mundo e ocasiona 1,5 milhão de mortes. Dentre as doenças parasitárias, a Malária está presente em praticamente todas as regiões tropicais e subtropicais do mundo.

7 - Pneumonia

A pneumonia é uma doença inflamatória aguda, causada por microrganismos (vírus, bactérias ou fungos) ou pela inalação de produtos tóxicos, que comprometem os espaços aéreos dos pulmões. A gravidade da pneumonia depende, principalmente, da patogenicidade do agente causador e das condições clínicas do doente. Os principais agentes, causadores da enfermidade, são as bactérias Streptococcus pneumoniae (também conhecida como pneumococo) e Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae. A doença foi descoberta em 1881, quando o microbiologista francês, Louis Pasteur, e o microbiologista americano, George Sternberg, identificaram as bactérias lanceoladas em saliva.

Próxima Matéria
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+