• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 principais deuses da mitologia japonesa

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      07/05/19 às 16h58

É normal que cada região possua suas crenças e mitos. É algo que faz parte da identidade cultural de cada um. No entanto, nada impede que conheçamos lendas dos mais diversos lugares. Certamente, você conhece algumas criaturas mitológicas que não fazem parte da mitologia brasileira, por exemplo. É algo que acontece bastante, com a diferença de que cada história sofre alterações de acordo com a realidade do local em que é contada.

Embora existam mitos e lendas realmente perturbadoras ao redor do mundo, o Japão parece se superar. A mitologia japonesa é datada de mais de dois mil anos. Ela tem vários deuses, deusas e espíritos. E a maior parte deles tem relação com a criação do mundo e fundação das ilhas do Japão. Mostramos aqui alguns deuses da mitologia nipônica.

1 - Izanami e Izanagi

Esses são os deuses da criação. Essas são as divindades criadoras mais importantes, Izanagi e sua irmã, Izanami. De acordo com os mitos, eles criaram a terra com uma lança decorada de joias. E usando a lança, eles conectaram o céu com a terra e agitaram o mar entre eles. E sempre que uma gota caia da lança, uma ilha era criada. E eles também foram os que deram origem a muitos outros deuses e deusas.

2 - Amaterasu

Essa é a deusa do sol e do universo. Ela é considerada por várias pessoas como a mais importante entre os deuses xintoístas. O imperador é considerado como sendo descendente direto da deusa. E no período do Xintoísmo do Estado, entre 1868 a 1945, quando ele funcionava como uma organização governamental isso era ainda mais forte. Essa deusa é a responsável pela luz do sol e pela fertilidade. Além disso, o santuário dela, em Ise, é o mais importante do Japão.

3 - Tsukiyomi e Susanoo

A deusa do sol tem dois irmãos, Tsukiyomi, que é o deus da lua, e Susanoo, que é associado à tempestade e é um deus bastante poderoso e violento. E entre esses dois deuses, é Susanoo quem tem um papel mais importante. Ele aparece em várias lendas e histórias junto com a sua irmã, Amaterasu.

4 - Shitenno

Esses, na verdade, são quatro deuses que vieram do hinduísmo. Eles são conhecidos por proteger os templos budistas japoneses. E cada um deles é associado com uma coisa como direção, estação, virtude e um elemento. Os Shitenno podem ser representados, em vários casos, como demônios. Mas a tradução do nome quer dizer quatro reis celestiais.

5 - Raijin e Fujin

Raijin é o deus dos raios, trovões e tempestades. Ele é representado, geralmente, junto com martelos e cercado por tambores. E Fujin é o deus do vento e é representado com um saco de vento. Normalmente, eles aparecem juntos e são temidos no Japão. Isso porque os tufões e tempestades sempre trazem destruição ao país. E eles são pintados nas portas dos santuários como proteção.

6 - Kannon

Essa é a deusa budista da misericórdia. Ela é um Bodhisattva, que quer dizer que é aquela que chega à iluminação, mas que não vai para o estado de Buda até que todos sejam iluminados. Existem vários templos para ela e ela também já foi destaque nas imagens cristãs japonesas na era do Edo. E mesmo com o cristianismo proibido no Japão no século XVII, os japoneses continuaram sua adoração à ela.

7 - Benzaiten

Também chamada de Benten, ela é a deusa da fluidez. Ela é deusa de tudo que flui como palavras, eloquência ou música. E na imaginação popular, ela também é a deusa do amor e uma das sete deusas da sorte no Japão. E os japoneses consideram os santuários locais românticos.

Próxima Matéria
Via   Hiper cultura  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+