• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 principais manchetes do século XIX

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      06/11/19 às 10h50

A função do jornalismo é, e sempre foi, se comprometer com a verdade e levar informação para o grande público, da forma mais imparcial e direta possível. É dever do jornalista se libertar de toda manipulação, para que o público tire, por si só, suas próprias conclusões das notícias.

E é claro, os meios jornalísticos devem trabalhar sempre de forma sóbria, séria, pois trabalham com algo que é a essência da humanidade: a informação. As manchetes têm o intuito de chamar a atenção dos leitores para a notícia, e já no século XIX, elas faziam isso. Mostramos aqui alguns exemplos.

1 - Napoleão derrotado em Waterloo

Essa foi uma das batalhas mais decisivas em junho de 1815. Um exército anglo-holandês, liderado pelo duque de Wellington, e um prussiano, liderado por marechal-de-campo Blücher, derrotaram o exército de Napoleão, em Waterloo.

Essa derrota colocou fim aos planos de expansão do imperador francês. Do mesmo modo, fez com que a Grã-Bretanha se tornasse a principal potência da Europa, na balança do século.

2 - Lee sofre derrota principal em Gettysburg

Em julho de 1863, em um momento decisivo da Guerra Civil, o general Robert E. Lee foi derrotado em Gettysburg, na Pensilvânia. Basicamente, ele foi derrotado pelas forças da União, sob o comando do general George Meade.

Essa batalha de três dias marcou o começo do fim para a Confederação, que nunca conseguiu ameaçar o Norte. Além também de ser forçada a ficar na defensiva, até seu inevitável desaparecimento.

3 - Tropas confederadas atiram em Fort Sumter

Em abril de 1861, em uma resposta à inauguração de Abraham Lincoln à presidência, a Carolina do Sul se afastou da União e suas tropas abrem fogo contra o forte principal da União, o Fort Sumter.

Dois dias depois, a rendição levou à secessão de onde estados do sul e também provou o que seria o começo da guerra mais sangrenta dos Estados Unidos.

4 - Presidente Lincoln Assassinado

Na noite de 14 de abril de 1865, Lincoln foi assassinado no Ford's Theatre, em Washington DC. Ele foi morto no auge de sua popularidade. E sua morte enviou ondas de choque, por todo o país, e repercutiu por várias outras décadas.

Ele defendia uma abordagem de reconciliação com um sul derrotado. Mas, depois de sua morte, as portas, para uma abordagem mais brutal de reconstrução, foram abertas.

5 - Nelson derrota frotas francesas e espanholas em Trafalgar

Em outubro de 1805, o envolvimento naval nas águas de Cádiz, na Espanha, acabou com o domínio francês e espanhol dos mares. E isso abriu caminho para que a Inglaterra se tornasse a principal superpotência no século XIX.

Além disso, essa batalha imortalizou Horatio Nelson, um almirante que morreu na batalha. Além disso, ele se tornou um dos heróis mais lendários da Inglaterra.

6 - Navio de guerra Maine afundado no porto de Havana

No dia 15 de fevereiro de 1898, o Maine explodiu e afundou no porto de Havana. O acidente matou 274 homens e oficiais e começou uma cadeia de eventos, que levaria à guerra entre EUA e Espanha.

Atualmente, a maior parte dos historiadores concordam que o navio foi vítima de uma explosão acidental, durante uma revista realizada em uma mina espanhola.

7 -   Alexandre Graham Bell inventa o telefone

Em março de 1876, a promessa de uma comunicação instantânea de voz em todo o mundo, e sem precisar de operadores de telégrafo para isso, se tornou real. Do mesmo modo, foi viabilizado fazer isso sem precisar conhecer o código Morse.

Bônus

Primeiro Clikbait

Essa é uma forma de jornalismo que apela para manchetes sensacionalistas. Várias pessoas pensam que elas são invenção da era da internet, mas isso está longe da verdade. A história dele é datada do século XIX.

Nessa época, os jornais estavam atrás de leitores assim como os sites hoje em dia. E a maneira que eles conseguiam isso, era veiculando histórias em quadrinhos populares. E Joseph Pulitzer acabava com a concorrência com sua tirinha do "Yellow Kid". Pode-se dizer que este era como um protótipo do primeiro clikbait da história.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+