icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 problemas de pele que parecem comuns mas podem indicar doenças sérias

POR Toni Nascimento EM Curiosidades 26/10/18 às 16h51

capa do post 7 problemas de pele que parecem comuns mas podem indicar doenças sérias

Na maioria das vezes, nos preocupamos com coisas irrelevantes no nosso corpo. Aquela gordurinha a mais que está te incomodando ou o barbeiro que errou no seu penteado. Porém, será que você anda prestando atenção de verdade na sua pele? Muitas vezes nós ignoramos certas coisas no nosso corpo que, futuramente, podem revelar uma doença mais complexa e até mais grave. Isso acontece porque a nossa pele é o local onde o nosso corpo exibe suas complexidades.

Mas é claro que eu não estou te indicando autodiagnóstico, uma vez que só quem pode diagnosticar doenças são os médicos através de análises e exames. Mas é fato que você precisa conhecer o seu próprio corpo, explorá-lo, para quando alguma mudança repentina acontecer, você saiba identificar o problema. Eu vou te ajudar, reunindo 7 dicas do que aparentam ser algumas coisas comuns na pele, mas que podem se revelar graves Se você identificar alguma delas, não entre em desespero, apenas procure um médico.

1 - Suor

Em épocas quentes, é comum que todo mundo transpire muito. Porém, se o suor for em excesso, pode indicar uma alteração no seu corpo. Dependendo do diagnóstico do dermatologista, esse suor pode ser hiperidrose. Essa alteração leva as pessoas a suar excessivamente pelas mãos, pés e e axilas. Mas, talvez, o suor pode indicar uma doença ainda mais grave, o hipertireoidismo. Apesar de parecer muito comum, se você sua muito, talvez esteja na hora de você procurar um médico.

2 - Verrugas genitais

As verrugas genitais são pequenos aglomerados de pele desregulares que aparecem em volta dos genitais, ânus ou boca humana. Apesar de parecer inofensivo, ele pode ser perigoso e significar que a pessoa é portadora do papilomavírus humano. A infecção ocorre durante o contato sexual com outra pessoa, através da troca de objetos pessoais ou em contato com verrugas e feridas. O perigo está no fato dessa doença potencializar as chances de um tumor maligno na pessoa que a transporta, necessitando acompanhamento médico.

3 - Manchas vermelhas na pele

Na maioria das vezes, uma mancha vermelha é consequência da picada de um inseto ou arranhão. Mas o problema é se essa vermelhidão vier acompanhada de outros sintomas perigosos, como taquicardia, febre ou uma forte sensação de fraqueza. Essas erupções cutâneas podem ser sinais de uma doença contagiosa, ou até mesmo de uma forte crise alérgica. Por isso é melhor consultar um médico.

4 - Manchas roxas

Muitas pessoas reclamam quando uma mancha roxa ou violeta aparece na pele sem nenhum motivo, pois elas devem saber que é preciso dar atenção a esse sintoma, porque ele pode indicar doenças no sangue, nos vasos sanguíneos e nos órgãos internos. Por isso que se por acaso os pontos roxos aparecerem no seu corpo com frequência e demoram a sumir, talvez seja a hora de começar a acompanhar um médico.

5 - Acnes

As acnes, ou espinhas como chamamos no dia a dia, são populares e podem ter vários motivos. Elas vão de genética ao jeito que você cuida da sua pele e podem ser até pelo alto nível de consumo de açúcar. Mas as espinhas em mulheres podem indicar síndrome do ovário policístico, que é a presença de vários pequenos cistos no útero de uma mulher. Uma pesquisa chegou a apontar que 80% das mulheres adultas com espinhas tinham síndrome do ovário policístico.

6 - Manchas escuras

As manchas escuras que aparecem na pele de uma hora para outra podem ser um sinal de insuficiência suprarrenal ou doença de Addison. Essa doença pode causar fraqueza muscular, perda de apetite, queda de pressão e uma baixa significativa do nível de açúcar no sangue. Tudo isso pode colocar a vida em risco. Assim, se notar o surgimento dos primeiros sintomas, procure um médico imediatamente.

7 - Erupção cutânea

Qualquer erupção da pele é sinal de que existe alguma alteração no organismo. Mas ela pode variar de algo simples até chegar em alguma coisa mais complexa. Pode ser algum tipo de alergia aos alimentos, produtos químicos domésticos, medicamentos ou até uma doença infecciosa como a catapora. A alergia pode provocar graves consequências, como síndrome de Lyell ou síndrome de Stevens-Johnson. A catapora, sobretudo em adultos, pode gerar sérias complicações. Então se for o seu caso, procure um médico.

E aí, o que você achou dessa lista? Já teve algum desses problemas de pele? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. Para você que já está ligando pro seu dermatologista, aquele abraço.


Próxima Matéria
Via   A     I  
Imagens BM CV TVJ Ig
avatar Toni Nascimento
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest