• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 problemas que causam alucinações

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      10/01/18 às 14h27

Ao contrário do que muitos pensam, alucinações não são causadas apenas quando pessoas ingerem ou fazem o uso de alguma substância. Isso é um pouco mais complexo do que se imagina. Afinal, nós ainda não entendemos nosso cérebro ao todo.

Alucinação é uma percepção real de um objeto que não existe. Se trata de percepções sem um estímulo do externo. Pode ser a vivência íntegra de um delírio. Está presente em diferentes quadros psiquiátricos, incluindo a psicose e outras patologias psiquiátricas. Bom, levando tudo em consideração, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores 7 problemas que causam alucinações. Confira:

1 - Lesões cerebrais

O cérebro é considerado um órgão complexo e delicado, então a menor das anomalias podem causar estragos incalculáveis no sistema. Uma simples lesão na cabeça pode causar um trauma cerebral, aneurisma, câncer ou esclerose múltipla. Existem casos em que o traumatismo no centro visual do cérebro pode levar pessoas a terem alucinações.

2 - Transtorno psicótico compartilhado

O distúrbio compartilhado é uma condição psicológica que envolve um pequeno grupo de pessoas que estão sob delírio coletivo. Esses delírios podem fazer as pessoas suspeitarem que um parceiro não está sendo fiel ou ter o surto de que alguém quer tirar sua vida.

3 - Histeria coletiva

A histeria coletiva é semelhante ao tópico anterior. São alucinações que ocorrem em grandes grupos de pessoas, se espalhando rapidamente. Muitas vezes inclui sintomas de desmaio, náuseas e hiperventilação. É um termo usado para descrever uma situação em que várias pessoas sofrem sintomas histéricos semelhantes.

4 - Deficiência visual

Uma das causas mais curiosas de alucinações tem ligação com uma deficiência visual. Seja por causa de glaucoma, catarata, tumores ou outras doenças. Em sua grande maioria, as alucinações consistem em ver rostos, desenhos animados e assombrações. Acredita-se que pelo fato da pessoa não receber informação visual, o cérebro começa a reproduzir suas próprias imagens.

5 - Doença de Creutzfeldt-Jakob

A Doença de Creutzfeldt-Jakob se trata de um distúrbio cerebral degenerativo raro que progride rapidamente. É uma doença bastante semelhante a doença da vaca-louca, que causa danos neurológicos. Pessoas com essa doença perdem o controle de suas extremidades, emoções e podem ter alucinações quando a condição afeta o lobo occipital.

6 - Herpes

Grande parte dos adultos tem o vírus da herpes simples, do tipo 1, que geralmente se manifesta como um desconforto ou feridas no lábio. No entanto, existem casos raros em que qualquer tipo de herpes, que, no ponto de infecção ou durante a reativação de uma infecção anterior, podem causar encefalite ou inflamação do cérebro, podendo causar alucinações.

7 - Licantrofia clínica

Alucinações

Essa condição psiquiátrica rara, faz com que os pacientes acreditem que estão se transformando em lobos e alguns outros animais. Ela ainda causa alucinações nas quais eles podem perceber seus corpos de uma forma diferente, com pelos crescendo, os dentes afiados e as garras de um lobo.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar como os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Muyinteresante  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+