• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 produtos famosos mundialmente graças à guerra

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      05/11/18 às 17h39

A guerra molda a humanidade e define, como um xadrez gigante, os próximos rumos que a humanidade irá seguir. Se pararmos para prestar atenção, veremos que nunca existiu algum tempo na Terra realmente livre de guerras. A sensação que fica é que o ser humano está em constante conflito, sem nunca chegar ao fim. Pensar nisso é triste e pode, facilmente, causar uma crise depressiva em quem ousa raciocinar. Mais pesado ainda, é imaginar que existe um grande número de pessoas que lucram com a guerra.

Vários produtos que nós usamos hoje em dia têm suas histórias misturadas com histórias de guerra. Estou falando de marcas extremamente populares que devido a demanda ou até devido a uma ideia extremamente boa, fizeram o seu nome e muita fama. Você conhece algumas dessas marcas? Conheça 7 produtos famosos mundialmente graças a guerra.

1 - M&M's

Os confetes de chocolate M&M's foram criados em meio à Guerra Civil Espanhola. Acontece que em meio à guerra, soldados levavam chocolates dentro de cascas de açúcar para não derreter no bolso ou na mão. O empresário americano Forrest Mars, junto com o seu sócio Bruce Murrie - daí vem o nome M&M - resolveram lançar a "gambiarra gastronômica" comercialmente. O resultado você já sabe, não é? Sucesso total.

2 - Ray-Ban

A origem dos óculos Ray-Ban remonta os anos de 1937 e tem suas raízes misturadas com as da Segunda Guerra Mundial. O Aviador, modelo mais popular da marca, foi desenvolvido graças aos pedidos de aviadores da aeronáutica americana. O protótipo original tinha lentes verdes, com a única finalidade de reduzir as náuseas e dores de cabeça sentidas pelos pilotos que estavam voando em grandes altitudes.

3 - Jeep

A marca Jeep foi criada em 1941, e com certeza não tinha como intuito se tornar um produto para cidadãos comuns. Ele foi criado para ser usado pelos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. O sucesso foi tanto que o modelo Willys MB se tornou o mais usado pelo exército americano.

4 - Fanta

Como muitos dos tópicos dessa lista, a Fanta também foi criada durante a Segunda Guerra Mundial. Existia um embargo que impedia que a Coca-Cola entrasse na Alemanha Nazista. Em 1955, a Coca lançou o refrigerante para o mundo. Hoje existem pessoas que são muito mais adeptas de uma boa Fanta gelada do que de uma Coca.

5 - Adidas e Puma

Os irmãos Adi e Rudolf, antes de fundarem a Adidas e a Puma, eram parceiros  na companhia Dassler Brothers Sport Shoe, em 1920. Depois de conflitos internos, os irmãos se desentenderam. O estopim foi quando, durante um bombardeio na Alemanha no decorrer da Segunda Guerra, Adi e sua mulher estavam entrando em um abrigo anti-ataque aéreo quando ele disse "Esses bastardos imundos estão de volta". Rudolf estava lá com sua mulher e achou que o comentário de Adi era direcionado a ele. Em 1945, Adi fundou a Adidas, e Rudi, a Puma.

6 - Motorola

A Motorola foi criada em 1928 e, inicialmente, trabalhava com a fabricação de baterias. A marca começou como Galvin Manufacturing Corporation. Durante a Segunda Guerra Mundial, as coisas mudaram e uma nova demanda crescia. Em 1940, a empresa criou o rádio portátil para comunicação nos campos de batalha. Hoje ela é uma das maiores empresas de celulares do mundo

7 - Fusca

Quem não guarda certo saudosismo com o Fusca? Ele é usado até hoje. O engenheiro Ferdinand Porsche criou o Volkswagen Beetle devido a um pedido pessoal, em 1938. Adolf Hitler foi quem pediu a criação do Fusca. Ele queria um carro popular que pudesse ser vendido na Alemanha a um preço acessível, devido a inauguração de sua extensa rede rodoviária alemã.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que nunca mais verá um Fusca com os mesmos olhos, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   AA     TI  
Imagens AH NH
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+