• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 profecias bíblicas que acabaram se tornando realidade

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      02/10/19 às 16h56

Quem nunca ouviu falar sobre a Bíblia? Em suma, a obra é um dos livros mais antigos do mundo. Ali, encontramos uma versão religiosa sobre da humanidade, desde a criação de tudo o que existe até os primeiros acontecimentos após a morte e a ressurreição de Jesus, o filho de Deus. Base que norteia a maior parte do cristianismo, o livro sagrado é também composto por diversas profecias.

Escritas por diferentes autores em diferentes épocas da história, a maioria das profecias envolvem a ascensão e queda das potências mundiais, como, por exemplo, Assíria, Babilônia, Grécia e Roma. Além disso, os profetas também apontavam como deveriam ser as supostas interações entre tais nações com os israelitas. Sabemos que todas essas profecias foram escritas há anos, no entanto, muitas parecem retratar a realidade do mundo hoje.

Confira, agora, alguns exemplos que mostram como tais profecias tornaram realidade.

1 - O momento em que Isaías prediz o fracasso da Assíria, em Jerusalém

Tanto judeus como cristãos consideram Isaías um dos maiores profetas. Além disso, as mensagens contidas em seu livro são especialmente apreciadas por ambos os grupos. Em suma, Isaías viveu no século VIII a.C.. Na época em que a principal potência mundial era o império Assírio, o profeta foi também consultor de vários reis de Judá. Por esse motivo, em seu livro, é possível observar que grande parte da profecia de Isaías diz respeito à Assíria. Como apresenta a bíblia, durante o reinado de Ezequias, o rei assírio Senaqueribe sitiou Judá. Ezequias, em pânico, pediu conselhos a Isaías, e o profeta, prestativamente, disse-lhe que o cerco falharia. E foi realmente isso que ocorreu. Por razões desconhecidas, centenas de milhares de soldados assírios morreram e Senaqueribe voltou para casa. Ainda nos últimos capítulos de seu livro, Isaías previu corretamente a ascensão do Império Babilônico e a queda de Judá, com quase um século de antecedência.

2 - A profecia de Jeremias sobre a queda de Jerusalém

O livro mais longo da Bíblia é o livro de Jeremias. Basicamente, o livro de Jeremias foi escrito aproximadamente 50 anos após o final do livro de Isaías. Em suma, Jeremias mostra em seu livro como Assíria seria dominada pela Babilônia. Tudo começou quando o rei da Babilônia, Nabucodonosor, sitiou a capital de Jerusalém em 597 AEC. Na época, Jeremias alertou o regente de Assíria a se render. No entanto, isso não ocorreu. Como punição, o Templo e toda a cidade de Jerusalém foram destruídos em 587 AEC, dez anos depois.

3 - Ezequiel prevê a queda de Tiro e Egito

O terceiro dos principais profetas é Ezequiel. Em seu livro de profecias contém seis visões. Ezequiel viveu durante o tempo do exílio babilônico. Em suma, partes de suas profecias prometem a restauração de Jerusalém e seu templo. Em contrapartida, alguns capítulos contêm mostram que algumas nações estrangeiras seriam destruídas. Por exemplo, as previsões de Ezequiel em relação ao Egito e a grande cidade de Tiro prova a precisão do profeta. Ezequiel promete que Tiro será varrido pelos inimigos, e o Egito será desolado. E foi exatamente o aconteceu. A bíblia retrata a guerra de 13 anos de Nabucodonosor contra Tiro e a invasão muçulmana do Egito no século VII d.C..

4 - Profeta preveem a restauração de Israel

Os últimos capítulos de Ezequiel apontam que Jerusalém e seu templo serão reconstruídos. Enquanto alguns argumentam que essas profecias estavam prevendo o período pós-exílico do Segundo Templo de Judá, alguns dizerem que suas profecias fazem referência ao estado moderno de Israel, que pressagia o fim dos tempos . Para os judeus, isso incluiria a Era Messiânica. Para os cristãos, isso incluiria a Segunda Vinda de Cristo. Independente das argumentações, a profecia, certamente, é verdade. E Israel está aí para provar.

5 - As profecias de Daniel sobre uma sucessão de impérios

Provavelmente, as duas previsões mais famosas de Daniel advêm de sua interpretação do sonho de Nabucodonosor. Como explica a Bíblia, suas profecias previram que a Babilônia cairia para os persas, que posteriormente cairiam para os gregos, substituídos pelos romanos, os quais eventualmente cederiam ao poder do Reino de Deus. Como essa foi realmente a sucessão de poder naquela parte do mundo, muitas pessoas consideram o cumprimento da profecia de Daniel como prova da precisão da Bíblia.

6 - Nahum prediz sobre soldados assírios

Nahum, em boa parte dos capítulos de seu livro, prevê a queda da capital Nínive. Analogamente, um fato interessante sobre as profecias de Naum em relação Nínive é o quão específicas são. O capítulo um diz que os ninivitas serão bebidos como bêbados e consumidos como palha seca. De acordo com o historiador grego Diodoro Siculus, a cidade de Nínive foi atacada por pessoas que se aproveitaram do fato do rei assírio ter dado muito vinho a seus soldados e que, por isso, estavam bêbados demais para defender a cidade. Nesse ínterim, vale ressaltar também que arqueólogos encontraram uma camada de cinzas nas ruínas de Nínive, sugerindo que a cidade foi queimada como Nahum previu.

7 - O nascimento de Jesus

Basicamente, tudo, desde Gênesis a Malaquias, há previsões sobre o nascimento de Jesus, a quem eles identificam como o Filho de Deus e/ou o Messias há muito prometido. Por exemplo, Daniel, no capítulo 9, diz que o Messias virá após a restauração de Jerusalém. Gênesis 49 afirma que a tribo de Judá manteria o poder até a vinda do Messias, e isso é interpretado como a dinastia herodiana, que foi usurpada pelos romanos durante a vida de Jesus. Além disso, Isaías, no capítulo 1, afirma que o Messias será um descendente da linhagem real de Davi e as genealogias (também conhecidas como "geradas") nos Evangelhos de Mateus e Lucas. Em suma, todos estavam certos.

Próxima Matéria
Via   Grunge  
Imagens Grunge
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+