• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 profissões ultrapassadas que surpreendentemente existem até hoje

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      29/11/19 às 15h13

Todo mundo só quer crescer e conseguir um bom emprego, onde possa fazer o que gosta e ganhar muito dinheiro com isso. No entanto, essa não é a realidade de muitos. Em busca de mantimentos e estabilidade, muitas vezes, aceitamos trabalhos que não gostamos ou que não nos pagam bem. No entanto, é necessário trabalhar constantemente para se manter vivo, né? Hoje em dia, existem muitas profissões que não existiam há 10, 20 ou até mesmo 30 anos atrás. Social média, desenvolvedor de aplicativos e profissionais de esporte eletrônico são algumas das profissões que falamos.

Na verdade, o mercado de trabalho sofre constantes mudanças. Existem também empregos do passado, que foram totalmente extintos, e nós sequer ouvimos falar sobre. Se você é da nova geração e mora em uma grande metrópole, provavelmente, não vá conhecer muitos desses que estamos nos referindo. Foi pensando sobre o assunto, que resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, algumas profissões antigas e ultrapassadas que, surpreendentemente, existem até hoje. Se souber de alguma outra, que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira a seguir e surpreenda-se.

Profissões ultrapassadas que ainda existem

1 - Lanterninha de cinema

Se você não sabe, o lanterninha é o responsável por direcionar as pessoas a seus lugares. Isso acontece depois que uma sessão de cinema já se iniciou. Usando uma lanterna, ele indica o caminho aos atrasados. Antigamente, era bem comum ver um profissional desses, em todas as salas. Hoje em dia, embora estejam quase extintos, ainda existem alguns por aí.

2 - Leiteiro

Há algumas décadas, era muito comum encontrar leiteiros, entregando o leite em portas de casas. Geralmente, vinham em garrafas de vidro e a entrega era diária, no período combinado com o comprador, onde o produto estava bem fresco. Em alguns casos, até pães eram entregues junto com a bebida. Em pequenos municípios, ainda é comum encontrar esses profissionais passando pelas ruas.

3 - Parteira

Parteira é a mulher que auxilia uma grávida, no trabalho de parto. Isso acontece por opção ou necessidade. Algumas mamães não tinham seus bebês em hospitais e sim em casa, no passado. Toda região praticamente tinha uma boa parteira e ela cobrava pelo serviço. Embora tenham sumido bastante, ainda é possível encontrar algumas parteiras, hoje em dia.

4 - Vendedor de porta em porta

Mesmo sendo raridade hoje em dia, ainda existem alguns vendedores, que passam de porta em porta. Esses são os profissionais que levam novidades à porta de famílias mais afastadas, geralmente, em zonas rurais. Essa profissão está sendo, pouco a pouco, extinta graças à facilidade de fazer compras online.

5 - Agente de Viagens

Hoje em dia, é muito fácil planejar uma viagem inteira pela internet. Por esse motivo, os agentes de viagens estão desaparecendo aos poucos, embora ainda existam alguns. Esses agentes são responsáveis por planejarem roteiros de viagens, conforme o gosto de cada cliente.

6 - Amolador

Dá para acreditar que, antigamente, existiam os profissionais que amolavam facas, tesouras e demais objetos cortantes em casa? É mais inacreditável ainda, saber que eles existem até hoje, embora sejam vistos em uma menor quantidade.

7 - Kardexista

Kardex, ou Cardex, é um sistema de fichário que, geralmente, usa para organizar informações de determinado produto ou serviço. Hoje em dia, as pessoas costumam colocar tudo em documentos no computador. Antigamente, era bem comum esse tipo de armazenamento. Mas acredite, ainda há empresas que contratam uma pessoa, para cuidar desse tipo de coisa. Os kardexistas ainda existem, mesmo em uma quantidade bem menor.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Imagens VA Globo Esporte
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+