• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 projetos da ficção que já estão se tornando reais

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      22/11/19 às 11h15

Adoramos filmes de ficção para vermos coisas que definitivamente não existem na nossa realidade, certo? Muitas coisas que acontecem nesses filmes estão anos-luz de distância da nossa realidade. Outras, nem tanto. Muito pelo contrário, com a tecnologia que temos hoje em dia, podemos fazer coisas que, até então, eram inimagináveis para a realidade. O futuro é agora, e a ficção está cada dia mais real. Não se assuste se, um dia, você ver realmente carros voadores passando pela rua da sua casa.

Como todo mundo sabe, os seres humanos já caminharam na Lua, também já enviaram máquinas para a superfície de Marte. Dois feitos realmente importantes para a humanidade, mas esse foi apenas o começo. A humanidade pode ir muito além, e se continuar nesse ritmo, muito em breve, vamos ter muito mais disso.

Conforme a ciência e tecnologia avançam, a humanidade vai ganhando novas habilidades, essas que podem mudar para sempre a nossa história. Coisas que, até então, só eram vistas na ficção, hoje em dia, estão fazendo parte da nossa realidade. Confira a seguir, 7 projetos da ficção que já estão se tornando reais.

1 - Traje espacial do Buzz Lightyear

Isso mesmo, a incrível armadura espacial usada pelo Buzz Lightyear, na franquia Toy Story, será um traje espacial real usado pela NASA. O traje, projetado para viagens espaciais profundas, foi inspirado na armadura do personagem e recebeu o a aprovação da Agência Espacial. Além disso, ele já está sendo desenvolvido. Essa será a primeira vez que a NASA atualiza significativamente os trajes de seus astronautas, em quase vinte anos. E com um toque muito especial. Imagina só ser um astronauta e ter um traje inspirado no Buzz? É o sonho de todo fã de Toy Story.

2 - Viagens espaciais comerciais

Não precisa mais ser um astronauta para viajar ao espaço, basta ser muito rico. As viagens espaciais comerciais estão esperando para acontecer, desde que o homem saiu da órbita da Terra. Hoje, várias empresas estão trabalhando para criar linhas de naves espaciais comerciais. O mais legal, sobre essas naves, é que elas são muito parecidas com as naves vistas na ficção científica, e nada parecidas com as da NASA, por exemplo. Se você sonha em sair da Terra, para um passeio inesquecível, alguns milhões de dólares poderão te proporcionar isso.

3 - Colônia em Marte

Elon Musk é conhecido pelos seus planos ambiciosos, e ele só chegou onde chegou, graças as suas ideias revolucionárias. Sua empresa de transporte espacial, SpaceX, trabalha junto da NASA e é a primeira empresa privada a fazer entregas na Estação Espacial Internacional. Mas Musk tem planos muito maiores do que isso. Ele pretende começar a colonização de Marte. Isso mesmo, e não estamos falando de questões de pesquisa como na Antártica, seus planos envolvem a construção de um assentamento autossustentável, de mais de 80 mil pessoas. Quem sabe depois de pronta, isso não rende um roteiro cinematográfico, inspirado em fatos reais?

4 - Base Lunar

É estranho pensar que, mesmo depois de pisar na Lua, o homem ainda não construiu uma base lunar. Mas isso está prestes a mudar. A NASA tem planos de fazer algo ainda melhor: uma base no lado da lua que fica voltado para a Terra. A ideia é estacionar uma nave espacial tripulada, em um ponto da Lua, chamado "L2". Além de possibilitar uma exploração eficiente da Lua, a estação lunar L2 ainda serviria como base de entrada para futuras missões à Marte.

5 - Laser espacial

Praticamente todos os filmes de ficção, que se passam no espaço, apresentam algum tipo de laser. Então, não seria bem uma surpresa que algo parecido pudesse acontecer de verdade no futuro, quem sabe algumas décadas à frente. Isso porque o Comando Estratégico americano já está pesquisando ativamente o campo de armamento a laser espacial. Uma vez no vazio do espaço, os lasers teriam um grande alcance e seriam incrivelmente rápidos. E os cientistas já decidiram que os lasers químicos e feixes de partículas seriam as melhores armas para o espaço.

6 - Robôs espaciais

A robótica não é uma área distante das pesquisas feitas pela NASA, mas algo que ainda falta é um robô espacial humanoide. Mas essa é uma questão que já está sendo corrigida, graças ao programa Robonaut. O projeto é uma parceria entre a NASA e a Darpa, que criou quatro robôs espaciais distintos, mas tem muito mais ainda em desenvolvimento. Os robonautas do projeto apresentam uma forma humanoide e são capazes de lidar com várias ferramentas e tarefas ao mesmo tempo. Por não terem pernas fixas, eles são capazes de operar facilmente em um ambiente de estação espacial. Enquanto na superfície de algum planeta, eles podem ser colocados, pela cintura, em vários módulos e veículos.

7 - Teletransporte

O Teletransporte sempre foi um sonho, e de fato, já existe uma versão funcional. No entanto, até agora, em uma escala bem menor. O chamado Teletransporte quântico separa pequenas partículas de seus estados quânticos e as transfere para um outro lugar. Porém, essa técnica é não funciona para transportar qualquer matéria real, ou seja, não consegue teletransportar seres humanos. Mas é um começo bastante impressionante, tendo em vista que era algo completamente impossível alguns anos atrás.

Enfim, qual desses projetos você achou mais interessante? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+