• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 projetos mais ridículos que aconteceram durante a Guerra Fria

POR Gustavo Camargo    EM História      09/03/18 às 15h41

A Guerra Fria foi um período em que praticamente todo o mundo esperava o resultado para ver qual seria a conclusão da longa disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética. Conforme a corrida de armas nucleares aumentou, alguns desses países acabaram escolhendo um lado.

Não deve ser novidade para ninguém que nesse período coisas verdadeiramente assustadoras foram feitas por agências e organizações militares para alcançar seus objetivos. É incrível a quantidade de dinheiro e esforço que foram gastoss. Mas nem sempre as coisas davam certo, e algumas das criações eram verdadeiras piadas. Bom, pensando nisso nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 projetos mais ridículos que aconteceram durante a Guerra Fria. Confira:

1 - Piores ideias para naves

Antes da criação do Míssil balístico intercontinental, as pessoas pensaram em projetar todos os tipos de coisas por causa de seus medos atômicos. Em 1950, discos voadores ficaram bastante populares. Em algum momento da história alguém sugeriu que talvez discos voadores teriam uma origem russa.

O projeto 1794, da Força Aérea dos EUA, conforme descrito em um documento oficial de 1956, foi um esforço para criar um transporte voador de decolagem vertical. Ele teria como objetivo vencer qualquer outra coisa no céu, incluindo aviões de combate.

2 - Corrida Verde

O complexo de Hanford foi um ambiente governamental e o local do primeiro reator nuclear produtor de plutônio. O plutônio conseguido lá foi usado na bomba que destruiu Nagasaki e deu fim a Segunda Guerra Mundial.

Moradores locais da cidade vizinha de Handford foram afetados por uma pequena liberação de iodo radioativo através de uma nuvem para a atmosfera. O experimento foi feito para se ter uma ideia do padrão com o qual essa nuvem poderia se espalhar.

3 - Testes indianos amazônicos

Em meados de 1960, a Comissão de Energia Atômica financiava todos os tipos de experiências horríveis. Ao estudar a tribo indígena Yanomami eles pensaram que poderiam encontrar repostas de como a radiação afeta uma população. Para isso os cientistas colocaram os indivíduos em exposição a altos níveis de radiação.

4 - Testes de armas químicas em soldados dos Estados Unidos

Em um período de vinte anos, o coronel James Ketchum executou centenas de experiências. O coronel acreditava que a guerra química era uma alternativa humana para as guerras convencionais, e passou anos em Edgewood desenvolvendo "armas humanas" e as testando em soldados saudáveis dos Estados Unidos. Centenas deles.

5 - Armas biológicas em cidades dos Estados Unidos

São inúmeros os casos em que as cidades dos EUA foram utilizadas como bases de testes para agentes biológicos. A grande parte desses testes ocorreu usando produtos químicos inertes e que não prejudicavam as pessoas, com o intuito de averiguar alguns padrões de disseminação e determinar como esse tipo de arma poderia ser implantada.

6 - Projeto Sunshine

Segundo alguns protocolos, SUNSHINE fazia parte de um esforço da Comissão de Energia Atômica para determinar os efeitos a longo prazo da exposição à radiação na genética humana. A maneira mais fácil de fazer isso foi examinar ossos e dentes daqueles que foram expostos. Mas como eles fariam tal coisa? Bom, eles roubaram alguns túmulos.

7 - Rede de abrigos da Suíça

Guerra Fria

Talvez você acredite que os Estados Unidos tem um dos melhores abrigos contra radiação, não é mesmo? Bom, não é bem assim. A Suíça tem um abrigo suficiente para abrigar toda a sua população. Isso ocorre pelas leis locais. Os proprietários devem ter "um lugar protegido que pode ser alcançado rapidamente em seu local de residência" e "os proprietários dos blocos de apartamentos são obrigados a construir e acomodar abrigos em todas as novas moradias".

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com as amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+