icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 provas de que Haikyuu é o melhor anime do momento

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 16/04/20 às 19h24

capa do post 7 provas de que Haikyuu é o melhor anime do momento

Desde fevereiro de 2012, a Shonen Jump vem publicando volumes de Haikyuu. O mangá, escrito e ilustrado por Haruichi Furudate, foi tão bem recebido pela crítica e público que, em 2014, a história de Shoyo Hinata ganhou uma adaptação para as telas. Assim como seu material de origem, o anime de Haikyuu contou com uma receptividade muito positiva e chegou a ser considerado um dos melhores animes da década. Sendo assim, resolvemos reunir aqui alguns motivos pelos quais você deveria dar uma chance para a série.

1 - Personagens

O Clube de Vôlei do Colégio Karasuno constitui o time principal do anime. Nele acompanhamos os dois protagonistas da história. Enquanto Shoyo Hinata, um estudante do primeiro ano, é o menor bloqueador da equipe; Tobio Kageyama, também estudante do primeiro ano, é o levantador do time, conhecido como "Rei da Quadra". Embora o apelido pareça um elogio, ele visa representar o comportamento egocêntrico e autoritário de Tobio. Surpreendentemente, a personalidade do último é completamente oposta à de Shoyo, o que torna a interação de ambos um entretenimento de qualidade.

Além disso, o time também conta com Kei Tsukishima, bloqueador central; Tadashi Yamaguchi, pinch server; Ryunosuke Tanaka, atacante e ace em ascensão; Yu Nishinoya, líbero; Daichi Sawamura, capitão e atacante de ponta; Koshi Sugawara, vice-capitão e levantador; e Asahi Azumane, ace do time.

Ademais, o anime acompanha cinco outros clubes de vôlei de escolas do ensino médio: Colégio Nekoma, principais rivais da Karasuno; Colégio Aobajosai; Colégio Date Tech; Academia Fukurodani e Academia Shiratorizawa.

2 - Enredo

Após assistir o Campeonato Nacional de Vôlei na TV, Shoyo Hinata se encantou pelo esporte. Desde então, nosso grande protagonista, com seus 1,64 de altura, decidiu montar uma equipe de vôlei na sua escola e convenceu seus amigos a participarem. No entanto, logo no primeiro torneio, o time foi derrotado, o que os desencorajou bastante.

Contudo, Hinata permaneceu determinado ao mudar de escola e entrar para um novo time. Como espectadores ficamos torcendo para que o personagem desenvolva seu potencial máximo e, quando ele consegue alcançar algum objetivo, vibramos tanto quanto os fãs de futebol assistindo seu time do coração. Além disso, é muito satisfatório acompanhar a dinâmica dos integrantes do time ir evoluindo ao ponto deles descobrirem que cada um cumpre um papel fundamental para o bom funcionamento do mesmo.

3 - Amizade

Como dissemos acima, todos esses personagens têm de dar o melhor de si para o bom funcionamento do time. Como resultado disso, vemos o crescimento da amizade entre eles. Ao passo que todos brigam, provocam e se incomodam o tempo todo, também se apoiam sem fim. Eles são uma equipe heterogênea, louca, cheia de hormônios e capaz de aquecer qualquer coração.

4 - Esporte

Embora assistir um bando de estudantes do ensino médio jogando vôlei não pareça uma ideia muito atraente, Haikyuu continua sendo um sucesso. Mas por que isso acontece? Bom, um fator de grande peso para esse êxito é ver a paixão deles pelo esporte. É algo contagiante. Mesmo que vôlei não seja seu esporte preferido, após alguns treinos e jogos você começa a entender as regras e isso torna a dinâmica muito mais interessante.

Ademais, além do conhecimento por osmose, o anime ainda tira um tempo para explicar as regras, regulamentos e apelos do esporte em diagramas super didáticos. Sem contar que os animadores fizeram um ótimo trabalho em tornar a maneira de jogar o mais convincente possível.

5 - Humor

Vôlei e amizade não são os únicos atrativos do anime. Na verdade, um ponto muito forte da produção é o humor assertivo em seu enredo. Parafraseando Bong Joon-ho em um de seus icônicos discursos durante a mais recente temporada de premiações do cinema, quando superamos a barreira da legenda realmente descobrimos obras incríveis.

Pois bem, Haikyuu é um grande exemplo disso. Mesmo através da legenda, a comicidade do anime te atinge com força total. Mesmo que você perca uma piada ou outra por conta da tradução, isso não chega a ser um problema. As risadas são garantidas.

6 - Identificação

Okay, você pode não participar de um clube de vôlei no colégio; pode não gostar de esportes e pode nem mesmo estar no ensino médio mais. Contudo, certamente já deu seu melhor e trabalhou duro para conseguir algo que realmente queria. Em suma, essa é basicamente a essência de Haikyuu, correr atrás de um objetivo independente dos obstáculos. E garantimos que todo mundo se identifica com isso de alguma forma.

7 - Animação

Acima, elogiamos o trabalho dos animadores, algo que não podemos dizer da recente temporada de Nanatsu no Taizai. Sendo assim, nada mais justo do que reservar um tópico inteiro para falar sobre todos os detalhes cuidadosamente pensados no anime. Desde a abertura até os minutos finais, tudo que vemos em Haikyuu nos remete à pura arte.

Parece que estamos num museu observando belos quadros. Nunca havíamos considerado jogos de vôlei algo tão bonito até então. Os saques, bloqueios e levantamentos, tudo é divinamente ilustrado e sentimos a adrenalina pela velocidade da bola. Sem contar que as expressões faciais dos personagens são extremamente realistas, adicionando muita profundidade à história.


Próxima Matéria
Via   Geek Bomb  
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest