icone menu logo logo-fatosnerd.png


7 provas de que Shuri seria uma excelente Pantera Negra

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      14/09/20 às 22h55
capa do post 7 provas de que Shuri seria uma excelente Pantera Negra

Há poucos dias atrás, fomos surpreendidos por uma notícia de partir o coração. Após passar quatro anos lutando contra um câncer de cólon, Chadwick Boseman, majoritariamente conhecido por seu aclamado trabalho em Pantera Negra, acabou falecendo aos 43 anos de idade. Desde então o mundo está de luto por esse herói que conseguiu transcender as telas e buscou fazer a diferença no mundo real. Contudo, apesar de estarem afetados pelo precoce falecimento de Boseman, muitos tem se perguntado como ficará o futuro de Pantera Negra. Visto que um segundo filme do herói já estava em desenvolvimento, dificilmente a Marvel Studios voltará atrás com o projeto, optando por - no máximo - um adiamento. Sendo assim, a principal pergunta sondando muitas mentes é: quem substituirá Boseman como Pantera Negra?

Bom, embora alguns apontem o retorno de Killmonger ou a escalação de um novo interprete, a grande maioria concorda que Shuri, a irmã mais nova de T'Challa é a melhor resposta para essa pergunta. Todavia, essa possibilidade vem polarizando opiniões. Pensando nisso, resolvemos apontar alguns motivos pelos quais a personagem tem todo o necessário para assumir o manto do herói e estrelar seu próprio filme, assim que a situação se estabilizar.

7 - Ela é a personagem mais inteligente do MCU

Sem dúvidas, um dos elementos mais interessantes em Pantera Negra é a atmosfera futurística de Wakanda. Contrariando todas as expectativas influenciadas por estereótipos, a nação africana foi retratada da forma mais notável, tecnológica e evoluída possível. No entanto, o mais surpreendente nessa situação toda, é que a mente por trás das principais inovações do lugar é uma adolescente brilhante e atrevida. Ryan Coogler, diretor do longa, acreditou que seria "realmente interessante ver uma jovem africana manipulando vibranium de uma forma que ninguém mais poderia". Além disso, essa personagem deveria ser "confiante e capaz de ter seu próprio espaço", assim nasceu a Shuri de Letitia Wright.

Inclusive, confiança é algo que não falta na personagem. É inegável que o cérebro de Shuri é genial e ela tem plena noção disso, por isso não vê motivos para ser humilde em relação a isso. Mesmo diante de gênios como Tony Stark e Bruce Banner, Shuri continuaria se destacando. Aliás, de acordo com Joe Russo, diretor de Guerra Infinita e Ultimato, ela é a personagem mais inteligente do MCU.

Só para ilustrar, Shuri foi responsável por criar um sistema remoto de pilotagem que a permite ajudar em missões de qualquer lugar do mundo. Além disso, ela é responsável por diversos acessórios utilizados por T'Challa, Nakia e Okoye ao longo do filme. No quesito infraestrutura wakandiana, ela utilizou a energia do vibranium para melhorar o sistema de transporte público do país. Brilhante, né?

6 - Ela é uma exímia guerreira e conta com um amplo arsenal

Embora não tenhamos nos aprofundado nas principais características de Shuri em Pantera Negra, além de brilhante, ela é ambiciosa, sagaz e destemida. Contudo, nos quadrinhos é possível acompanhar melhor sua faceta como guerreira. O primeiro confronto heroico de Shuri aconteceu durante a invasão de Wakanda, quando o Garra Sônica liderou um esquadrão composto por Rino, Homem-Radioativo, Cavaleiro Negro e Batroc, todos mercenários dispostos a fazer o reino africano sangrar.

Como resultado dessa invasão, Shuri acabou matando o Homem-Radioativo com a Espada de Ébano do Cavaleiro Negro. Essa morte pesou bastante em sua consciência e a guerreira precisou de um bom tempo para superá-la. Contudo, ela acabou salvando seu reino. Nos filmes do MCU a vimos usando suas poderosas manoplas contra Killmonger e as forças de Thanos. Ademais, vale lembrar que, diante da imensurável inteligência de Shuri, ela poderia facilmente criar as armas e trajes que quisesse, tendo apenas sua imaginação como limite. Todavia, aparentemente, criatividade também não falta.

5 - Espírito de liderança não falta

Nos quadrinhos a relação entre Shuri e T'Challa não é tão amigável assim. Na verdade, os dois irmãos vivem entrando em conflito, principalmente em relação às decisões relacionadas ao governo de Wakanda. Enquanto seu irmão tem uma preocupação mais global, Shuri coloca Wakanda em primeiro lugar. Inclusive, ela já se mostrou muito apta para reger a nação. Enquanto isso, nos filmes, não tivemos acesso a esse lado dominante, mas Shuri demonstra sua vontade de mudar o mundo. Parafraseando a própria, "só porque alguma coisa funciona, não significa que ela não possa ser melhorada". Sendo assim, ela seria uma ótima líder para Wakanda. Um ícone cheio de sabedoria, apesar da pouca idade.

4 - A Marvel já vinha desenvolvendo planos para ela assumir o manto de T'Challa

Segundo rumores que circulam pela internet, a Marvel Studios tinha planos para usar Shuri como sucessora de T'Challa no MCU. Assim como Steve Rogers passou o manto para Sam Wilson, Natasha Romanoff pode ser sucedida por Yelena Belova e Jane Foster assumiu o martelo de Thor, a previsão era que Shuri se tornasse a Pantera Negra. Contudo, isso não iria acontecer a curto prazo, talvez o terceiro filme solo do herói serviria como a deixa. Infelizmente a perda precoce de Boseman pode acabar adiantando o processo.

3 - Reforçaria ainda mais a representatividade no MCU

Dificilmente Pantera Negra 2 será cancelado, mesmo diante do falecimento de Boseman. Além das implicações financeiras, a franquia atua como um pilar de diversidade e representatividade no cinema. Sendo assim, Pantera Negra desempenha uma indescritível função social. Dessa forma, Shuri se transformando em Pantera Negra se alinharia com os desejos da Marvel de transicionar para uma galeria de personagens mais diversa e representativa, principalmente para explorar mais produções lideradas por heroínas.

2 - Ela já é a Pantera Negra nos quadrinhos

Assim como dissemos acima, nos quadrinhos as facetas de Shuri foram muito mais exploradas. Inclusive, a personagem chegou a ganhar sua própria série como Pantera Negra. Sendo assim, muitos especialistas tem defendem que, por isso, o mesmo deveria acontecer na grande tela. "Eles realmente deveriam considerar seguir o enredo da história em quadrinhos e levar Letitia Wrigh nesse papel central", disse Jamil Smith, escritor da Rolling Stone. "Nós a vimos em ação. Nós a vimos no meio dessas lutas. Por que não pensaríamos que ela teria coragem e força para se tornar a próxima Pantera Negra?", questionou ele.

1 - É a solução mais orgânica, elegante e respeitosa diante das atuais circunstâncias

Sem dúvidas, seria extremamente desrespeitoso substituir Boseman por um outro ator. Em contrapartida, devido sua função social, Pantera Negra não pode parar. Portanto, a solução mais orgânica, elegante, coerente e respeitosa diante desse impasse é a utilização de Shuri como sua sucessora. Essa seria uma forma de dar continuidade ao legado de Boseman de forma apropriada. Apesar da imprevisibilidade de Pantera Negra 2, é certo que o mesmo terá que acontecer. Então, como bem pontuado por Nathaniel Eker, do ITM, "escalar uma mulher negra forte para um dos mais proeminentes papeis de super-heróis seria a melhor forma de honrar aquilo pelo qual Boseman lutou".

Por fim, vale ressaltar que a Disney e a Marvel não se pronunciaram sobre a possibilidade de sucessão do astro. Até então, as empresas estão focadas em homenagear o legado de Boseman.


Próxima Matéria
Via   GoCollect     Reuters     Legião dos Heróis     Omelete     ITM     Vox  
Imagens Marvel
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest