icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 provas que a ''revolução'' dos robôs pode começar a qualquer momento

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 06/06/19 às 16h14

capa do post 7 provas que a

Os mais alarmistas defendem que a inteligência artificial e os robôs vão dominar o mundo no futuro. Talvez não seja para tanto, embora, em algum momento, vamos encontrar robôs fazendo praticamente tudo e um pouco mais do que nós seres humanos fazemos. Desde tarefas simples, como cuidar da casa e lavar nossa roupa, até lutar em nosso lugar em guerras. Para isso, eles vão precisar de alguma ou talvez nenhuma ajuda humana, já que a inteligência artificial do futuro poderá saber o que fazer antes mesmos de nós. Seria o futuro das máquinas superar o seu criador? Levando em consideração tudo que o que elas já vêm fazendo, esse é o futuro mais provável.

E pelo visto, um futuro nem tão distante. Hoje, a inteligência artificial e os robôs já são capazes de fazer coisas que nunca imaginamos serem possíveis, nem mesmo em um futuro longo. Mas calma, nem tudo é assustador ou alarmante. Até agora. Mas muito disso pode acabar nos afetando a longo prazo. Confira a seguir 7 coisas que os robôs já fazem e que provam que a revolução dos robôs pode começar a qualquer momento.

1 - Escrever notícias

Muitas pessoas se preocupam com a ideia de que os robôs possam assumir o seu papel no mercado de trabalho. No entanto, algumas carreiras até pareciam estarem protegidas quanto à essa robotização do trabalho. Mas não se engane, ela pode nos surpreender. Poderíamos até pensar que alguns trabalhos podem ser feitos apenas por seres humanos, e o jornalismo é um deles. Mas pelo visto, os robôs também são capazes de relatar informações importantes na forma de artigos tão bem quanto um jornalista humano. Exemplo disso é Heliograf, um robô implantando com sucesso na redação do conceituado jornal americano The Washington Post. O robô pode escrever tão bem quanto qualquer um dos melhores jornalistas da redação. E tudo que ele precisa são algumas frases cobrindo os dados de um evento interessante e um banco de dados.

2 - Trabalhar como policial

Para muitos, a ideia de polícias robóticos era uma coisa fictícia e que nunca se tornaria realidade. Mas eu tenho uma notícia. Em Dubai, já existe um robô operacional que faz parte da força policial nas ruas da cidade. Chamado de Robocop, foi desenvolvido em parceria com o Google e com a ajuda do supercomputador Watson, da IBM. O robô é capaz de identificar criminosas, sinalizar placas de veículos, reportar malas abandonadas e muitas outras coisas. E os planos são que, até 2030, 25% da força policial de Dubai seja robótica.

3 - Trapacear

Enganar, mentir e trapacear podem ser vistos como traços inerentemente humanos, algo que as máquinas não poderiam fazer. Mas pelo visto, elas podem sim. Casos de softwares de inteligência artificial mentindo já aconteceram antes, mas até então, em nenhum dos casos, as máquinas aprenderam a fazer isso sozinhas. Até agora.

Para um experimento, pesquisadores fizeram com que IA jogasse um jogo de videogame. As regras eram simples, bastava passar de nível o mais rápido possível e acompanhar os concorrentes casos eles ultrapassem. Para a surpresa da equipe, a IA aprendeu rapidamente como fazer isso com falhas nas paredes. Esse é o primeiro caso de uma IA aprendendo a trapacear em um jogo sem ter sido projetada para tal ato.

4 - Escrever poemas

Poemas são obras literárias que podem ser em escritas em forma de versos, estrofes ou prosa, que têm a finalidade de demonstrar sentimento e emoção. As IA podem ser muito inteligentes, isso não resta dúvidas, mas ter sentimentos ainda é uma característica exclusiva humana. Além do mais, escrever poemas requer uma compreensão da métrica, rima, tom e outras coisas que só os humanos podem fazer. Mas já tem IA escrevendo poemas que muitos de nós não saberia diferenciar de um poema escrito por um humano. Segue um exemplo:

''Quando eu em sonhos contemplo sua mais bela sombra
Cuja sombra nos sonhos acorda a manhã adormecida
A sombra diurna do meu amor traído Dá
uma noite medonha à forma desbotada dos sonhos''.

Quem você diria que é o autor desse poema, Shakespeare ou um robô? Embora tenham sido necessárias várias tentativas ruins, a IA foi ensinada sobre os fundamentos da estrutura e sintaxe de frase, e assim, apresentou algo original e semelhante a poemas.

5 - Fazer arte

Outra ocupação que acreditávamos estar a salvo de ser substituída por máquinas é a de artista. Péssimas notícias para os aspirantes a artistas. Fazer arte requer um senso de percepção, profundidade e sombras. Algo que as AI já descobriram como fazer. Em um experimento, realizado por cientistas do Laboratório Bethge, na Alemanha, em 2015, ensinaram uma IA vários elementos presentes em uma obra de arte. Depois disso, eles a codificaram para replicar o estilo, pintando uma imagem de uma fotografia. E a IA conseguiu reproduzir uma rua na Alemanha, no estilo de Van Gogh, como uma excelente percepção de sombras e traços.

6 - Debater o significado da vida

O significado da vida é uma das maiores questões da filosóficas que assombra a humanidade. Até agora, encontrar uma visão sobre a condição humana era um esforço exclusivamente humano, porém, não mais. Um chabot criado pelo Google foi desenvolvido para dar algumas respostas interessantes para algumas das grandes questões da vida.

Humano: Qual é o propósito da vida?
Máquina: Para servir o bem maior.
Humano: Onde você está agora?
Máquina: Estou no meio do nada.
Humano: Qual é o propósito de morrer?
Máquina: Para ter uma vida.

Você há de convir que algumas dessas respostas são bastante profundas.

7 - Ler mentes

Essa última, pode ser um tanto quanto assustadora. Mas a capacidade de uma máquina de ver o que acontece na nossa cabeça não é mais apenas ficção científica. Um experimento, feito em 2017, por cientistas japoneses, através de uma IA, conseguiu "ver" a imagem que se forma em nossas cabeças quando pensamos em algo. E IA conseguiu desenhar com precisão surpreendente e assustadora as imagens no cérebro dos participantes do estudo.

E você, o que acha disso? Acredita que os robôs vão superar os seres humanos? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   List Verse  
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest