• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 quebra-cabeças lógicos que vão testar o seu QI

POR Ana Luiza Andrade    EM Entretenimento      29/08/17 às 19h23

Os quebra-cabeças lógicos são aqueles que utilizam a lógica, não dependendo assim, diretamente da utilização da matemática. Alguns são mais simples e é possível chegar a resposta por eliminações, cruzamento de dados até que só reste uma resposta correta. Por outro lado, há alguns quebra-cabeças que são verdadeiros enigmas e vão exigir de você mais raciocínio, além do cruzamento de informações de várias pistas. Se você é uma pessoa que adora quebrar a cabeça com problemas difíceis, vai se divertir com essa lista.

Ela mescla problemas simples e alguns que são considerados os mais difíceis entre todos os quebra-cabeças lógicos já criados. Se você precisa de uma dica inspiradora antes de começar, lembre-se de Sherlock Holmes: "Tendo excluído tudo que é impossível, aquilo que fica, por mais improvável que pareça, é a verdade."

Está preparado? Então aqui vai 7 quebra-cabelas lógicos que vão testar a sua inteligência, e provavelmente, a sua paciência também:

1 - Quem tem um peixe de animal de estimação?

Supostamente, esse é um quebra-cabeça desenvolvido por Einstein. É um exercício complexo. De acordo com a "mito", apenas 2% das pessoas são capazes de respondê-lo corretamente. É preciso saber que:

a) Existem cinco casas, todas com cores diferentes.
b) Em cada casa mora uma pessoa, e todas elas são de nacionalidades diferentes.
c) Os gostos dos cinco vizinhos são completamente diferentes uns dos outros
d) Nenhum deles tem o mesmo animal de estimação. Eles também não fumam a mesma marca de cigarro e nem a mesma marca de bebida.

Além disso, são fornecidos os seguintes dados:

a) O inglês vive na casa vermelha.
b) O sueco tem cachorros.
c) O dinamarquês bebe chá.
d) A casa verde fica ao lado esquerdo da casa branca.
e) O homem que vive na casa verde bebe café.
f) O homem que cria pássaros fuma Pall Mall.
g)  A pessoa que vive na casa do meio bebe leite.
h) O norueguês vive na primeira casa.
i) A pessoa que tem gatos fuma Blends
j) A pessoa que cria cavalos vive ao lado de quem fuma Dunhill.
k) O homem que bebe cerveja fuma BlueMaster
l) O alemão fuma Prince.
m) O norueguês vive ao lado da casa azul.
n) Quem fuma Blends é vizinho do homem que bebe água.

2 - Qual é a pergunta que fará diferença entre a vida e a morte?

Imagine-se dentro de uma sala. Essa sala possui duas portas, cada uma delas é vigiada por um guardião.

Um dos guardiões somente diz a verdade e outro apenas mente.

Para sair desta sala é preciso escolher a porta correta: uma delas manterá sua vida, e a outra o levará direto para a morte.

Embora você não consiga descobrir a diferença entre as duas portas e nem entre os dois guardiões, há uma pergunta-chave que pode fazer com que você descubra qual é a porta que o salvará.

Que pergunta é essa?

3 - Quem pode salvar os quatro homens do psicopata?

Armando, Bernardo, Carlos e Daniel foram sequestrados por um psicopata. Quando eles despertam do trauma, se veem enterrados dentro da areia, ficando apenas com a cabeça do lado de fora.

O psicopata colocou em cada um deles um chapéu, sendo as cores do chapéu azul ou vermelho.

Em Armando foi colocado um chapéu vermelho. Ele está virado para a direita e só consegue enxergar um muro.

Do outro lado do muro, Bernado está usando um chapéu azul, Carlos um chapéu vermelho e Daniel um chapéu azul. Como a imagem acima ilustrada.

Os três estão enfileirados, virados para o muro. Além disso:

a) Daniel consegue ver Carlos e Bernado e sabe que Armando está do outro lado do muro.
b) Carlos pode ver Bernardo à sua frente. Sabe que Daniel está atrás dele e que Armando está do outro lado do muro.
c) Bernardo apenas pode ver a parede, mas sabe que Carlos está atrás dele e que Daniel está atrás de Carlos.
d) Armando só pode ver o muro. Embora saiba que Bernardo, Carlos e Daniel estão do outro lado da parede.

O psicopata diz aos quatro homens que há dois chapéus vermelhos e dois azuis. Se um deles disser corretamente a cor do próprio chapéu todos serão libertados. Mas se nenhum acertar, todos serão mortos.

Qual deles pode salvar os quatro homens? Sendo que os quatro amigos não podem conversar entre si e não podem virar a cabeça?

4 - Descubra qual é o deus Verdadeiro, o Falso e o Aleatório

Esse quebra-cabeça foi desenvolvido por um renomado matemático e logicista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, chamado George Boloos. O teste foi publicado pela "Harvard Review of Philosophy" e ficou conhecido como "o quebra-cabeças mais difícil de sempre". Aceita o desafio?

Existem três deuses: o Verdadeiro, o Falso e o Aleatório.

O deus Verdadeiro diz somente a verdade, o Falso somente mentiras e o Aleatório pode alternar entre a verdade e a mentira, de maneira aleatória.

Você precisa descobrir quem é quem. Para isso, você pode fazer perguntas sendo as respostas apenas "sim" e "não". Cada pergunta só pode ser feita a apenas um deus. Os deuses embora compreendam o português, responderam em sua língua própria, sendo que "sim" e "não" significam "da" e ja", numa ordem desconhecida, você não sabe que palavra significa o quê.

Antes da solução, algumas respostas são dadas em relação a perguntas frequentes:

a) Pode acontecer de um deus receber mais de uma pergunta, sendo que assim, um dos três não receberá qualquer pergunta.
b) Qual é a segunda pergunta, e a que deus ela é feita, pode depender da primeira pergunta. Do mesmo modo pode acontecer o mesmo com a terceira pergunta.
c) O deus Aleatório diz verdade ou mentira dependendo de uma moeda escondida no seu cérebro: quando a moeda dá cara ele diz a verdade, quando dá coroa, ele mente.
d) O deus aleatório responderá "da" ou "ja" quando lhe for feita qualquer pergunta de resposta "sim"/"não".

5 - O que fazer?

Você precisa atravessar um rio com um carneiro, uma caixa de alfaces e um lobo. A canoa é pequena e só cabe um animal ou a caixa de alfaces por vez. Se você levar o alface, o lobo comerá o carneiro. Mas se você levar o lobo, o carneiro comerá o alface. O que fazer nessa situação?

6 - Lógica Jurídica

Um homem pode se casar com a irmã de sua viúva?

7 - Túnel

Até onde um trem pode entrar em um túnel?

Respostas

Se você não conseguiu ou perdeu a paciência, sem problemas. Aqui vão as respostas:

1 -  Quem tem um peixe de animal de estimação?

O problema fica visualmente mais fácil se você organizar todas as informações de acordo com uma tabela.

Comece preenchendo as lacunas das dicas mais simples, como por exemplo, a ordem das casas: "o norueguês mora na primeira casa".

Isso facilita jogo da dedução até chegar as características de cada personagem e finalmente à resposta correta: o alemão é que possui peixes de animal de estimação.

2 - A pergunta que fará diferença entre a vida e a morte? 

A pergunta que deve ser feita a um dos guardiões é: "Se eu perguntasse ao outro guardião que porta me levará de volta à vida, o que ele me diria?"

Você deve escolher a porta contrária a que o guardião apontar, pois a que ele indicar baseada nessa pergunta (seja qual for o guardião) sempre conduzirá a morte.

Isso porque se o guardião for o honesto, que só fala a verdade, ele saberá que o outro guardião mente e apontará a porta para a morte. Seguindo a mesma lógica, o guardião que só fala mentiras vai indicar a porta para a morte, porque o guardião verdadeiro apontaria a porta para a vida.

3 - Quem pode salvar os quatro homens do psicopata?

Daniel pode ver Carlos e Bernardo. Daniel sabe que se os dois estivessem com chapéus azuis, o dele só poderia ser vermelho. A mesma coisa aconteceria se Carlos e Bernardo usassem chapéus vermelhos, Daniel só poderia usar um azul. Mas acontece que cada um usa um boné de cor de diferente. Logo Daniel não pode dizer com certeza a resposta correta. Sendo assim, nem Armando e nem Daniel podem salvar a si mesmo e os outros amigos.

Carlos percebe a lógica notando que se Daniel não pode responder, isso só pode significar que o chapéu que ele próprio está usando é diferente do chapéu de Bernardo. Assim, olhando para o chapéu de Bernardo que é azul, ele sabe que o dele só pode ser vermelho. Carlos pode salvar as quatros vidas.

4 - Deus Verdadeiro, deus Falso e deus Aleatório

Considere "P" como uma pergunta qualquer de "sim" ou "não", por exemplo, "Você é o deus Verdadeiro?" ou "Você é o deus Falso?".

Tome a seguinte questão "Q": se lhe perguntassem "P" você responderia "ja"?

Se um dos deuses for questionado com "Q", a resposta "ja" vai indicar a resposta correta de "P" e a resposta "da" vai sugerir a resposta errada de "P".

A lógica desse quebra-cabeça é baseado no conceito matemático que a união de duas respostas positivas resulta em outra resposta positiva e a união de uma resposta negativas também resulta em uma resposta positiva.

Se você não entendeu muito bem ainda, o site A Crítica utiliza outros exemplos, além de esclarecer passo a passo, a lógica desse resultado.

5 - O que fazer? 

Você deve levar primeiro o carneiro, pois o lobo não comerá a alface. Na segunda travessia você deve levar o lobo, deixá-lo na outra margem e trazer o carneiro novamente. Depois você deve deixar o carneiro e levar a alface, deixando a alface e o lobo juntos na outra margem. Agora ficou fácil, você retorna trazendo o carneiro e todos estarão do outro lado do rio.

6 - Questão Jurídica

Não pode. Se sua esposa é viúva, isso significa que o pretendente já faleceu.

7 - Túnel

O máximo que um trem pode entrar dentro de um túnel é até a sua metade. Porque depois ele estará saindo e não entrando no túnel.

Conseguiu resolver todos os quebra-cabeças? Não esqueça de deixar o seu comentário e aproveite também para desafiar seus colegas.

Próxima Matéria
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+