icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 raças de cães que estão entrando em extinção

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      03/06/19 às 16h54
capa do post 7 raças de cães que estão entrando em extinção

Quando falamos em espécies ameaçadas de extinção, geralmente, pensamos em animais silvestres ou selvagens. É muito difícil imaginar que animais domésticos também estejam ameaçados. Que os cachorros são fofos, amigáveis e dóceis isso não é novidade, mas pelo visto, essas características não são suficientes para mantê-los longe da lista de "raças em risco".

Pesquisas recentes mostraram que algumas raças de cães estão perdendo a força. Menos deles estão nascendo a cada ano, o que os coloca em risco de desaparecer completamente. Organizações como a The Kennel Club, do Reino Unido e a The American Kennel Club, dos Estados Unidos, publicam anualmente listas com as raças de cães mais vulneráveis nesses países. Os últimos resultados estão preocupando os apaixonados por cachorros, já que algumas raças parecem estar se reproduzindo cada vez menos. Confira a seguir, algumas raças de cães que estão entrando em extinção.

1 - Welsh Corgi (Pembroke)

A Welsh Corgi é uma raça de cães nativa do País de Gales. É um cachorro digno de uma rainha, e isso literalmente. Enquanto o filhote da rainha Elizabeth II da Inglaterra está vivendo uma vida confortável no Palácio de Buckingham, os seus outros companheiros de raça estão diminuindo nas estimativas. Segundo dados do último relatório de raças vulneráveis do Reino Unido, em 2018, nasceram apenas 147 cães Pembroke.

2 - Setter Irlandês Vermelho e Branco

Diferente dos cães da raça Setter Irlandês Vermelho, os Setter Vermelho e Branco são cachorros difíceis de treinar e que precisam se exercitar muito. Assim como outros cachorros, eles também são gentis e dóceis, porém devido ao trabalhoso cuidado com eles, muitos preferem filhotes de Setter todo vermelho. Em 2018, o The Kennel Club registrou apenas 51 cães dessa raça.

3 - Terrier Irlandês de Glen do Imaal

Outra raça europeia, esses cachorros foram nomeados em homenagem a um dos lugares mais remotos da Irlanda. Diferentemente da maioria das raças de cachorros de pequeno porte, este Terrier não é temperamental e pode ser muito gentil. Nos Estados Unidos, eles ocupam o 174° lugar entre os mais populares. Contudo, a população de Terrier nascidos em 2018 no Reino Unido foi de 48.

4 - Mastiff

Essa raça de cão antigo é originária de uma outra raça de guerra, bastante feroz, chamada molosso, que remota cerca de 7 mil anos atrás. No entanto, os cães da raça Mastiff são calmos e protetores, diferente dos seus antepassados. Mas, desde 2007, o número de nascidos dessa raça tem diminuído drasticamente. Em 2018, apenas 201 foram listados pelos proprietários no Reino Unido.

5 - Otterhound

A história dos Otterhounds remota de séculos atrás, quando a raça foi desenvolvida para ajudar a afastar as lontras que comiam os peixes. Eles são cachorros muito fáceis de lidar, bem humorados e amigáveis com crianças, mas ainda assim, a sua popularidade é muito baixa. Em média, nascem apenas 39 filhotes dessa raça anualmente no seu país de origem, o Reino Unido.

6 - Sealyham Terrier

Cachorros da raça Sealyham Terrier precisam ser aparados regularmente e também são muito caros. Talvez esses fatores estejam influenciando o desaparecimento da raça. O que é uma pena, já que esses terriers são muito engraçados e dedicados aos seus donos. No ano passado, apena 107 cães dessa raça foram registrados em todo o Reino Unido.

7 - Sussex Spaniel

Cães da raça Sussex Spaniel são felizes, carinhosos e dóceis. Eles são considerados ótimos animais de estimação, mas mesmo assim a sua popularidade anda baixa. Talvez porque esses cães precisem de muita atenção e caminhadas diárias de duas horas, o que se torna um empecilho para muitas pessoas com agendas lotadas. Em 2018, apenas 34 cachorros dessa raça foram registrados no Reino Unido.

E você, é um apaixonado por cachorros? Quais dessas raças você gostaria de ter como um companheiro de estimação? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos também apaixonados por cães.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest