• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 reações químicas que parecem ter saído de um filme de terror

POR Renata G Pereira    EM Ciência e Tecnologia      07/10/19 às 18h47

A ciência vai além de métodos e práticas científicas, realizadas para comprovar experimentos. Ela pode realizar descobertas intrigantes e pode até mesmo ser muito divertida. Há reações químicas que são tão assustadoras, que até parecem ter saído de algum filme de terror.

Mas o que são reações químicas? A reação química acontece quando há uma mudança ou transformação da matéria, uma reação, alterando sua constituição a nível molecular. Para que você possa conhecer melhor sobre essas reações químicas, listamos as 7 reações químicas que parecem ter saído de filme de terror.

1- Mercúrio + Alumínio

A superfície do alumínio é coberta por uma espécie de camada invisível, que o protege contra corrosões. Essa barreira se forma rapidamente. Por isso, quando acrescentado o mercúrio, a reação química é fascinante. O mercúrio quebra a barreira invisível do alumínio, fazendo com que seja produzida uma espécie de ferrugem branca. O óxido de alumínio. E como o mercúrio não permite que a barreira seja restaurada, a massa branca continua saindo, sem cessar.

2- Pasta de dente de elefante

Com alguns ingredientes, é possível criar uma grande espuma, e o mais incrível é que ela se forma instantaneamente. Você vai precisar de um pouco de água oxigenada, sabão ou detergente, corante e iodeto de potássio. Usando luvas e máscara para proteção, misture a água oxigenada, o sabão e o corante em um recipiente de boca estreita. E por último, acrescente o iodeto de potássio, e saia de perto, pois a reação é instantânea.

A reação acontece devido ao iodeto de potássio acelerar a decomposição da água oxigenada, assim, liberando o oxigênio rapidamente. E o sabão faz com que o composto vire uma imensa espuma.

3- Peixe zumbi

Provavelmente, se você servir esse prato aos seus convidados, eles vão sair correndo de sua casa assustados. O peixe zumbi nada mais é do que uma reação química do peixe, com o sal e o molho de soja. Apesar de o peixe estar morto, ainda há trifosfato de adenosina no seu tecido muscular. E isso faz com que os músculos se contraiam, fazendo com que pareça ainda estar vivo e assustador.

4- O monstro do fogo

Quando misturados, o tiocianato de mercúrio e o cromato de amônio, representam uma ameaça. Desde que estejam aquecidos, esses dois compostos, que são altamente perigosos por si só, tornam-se extremamente instáveis. O cromato de amônio queima e faz um buraco, enquanto o tiocianato de mercúrio faz o monstro sair do fogo flamejante. Porém, essa mistura pode ser prejudicial aos pulmões, por isso, é essencial o uso de máscara para proteção.

5- Veneno de cobra e sangue

Quando o veneno de uma víbora entra em contato com o sangue, a reação química é imediata. Apenas uma gota do veneno é suficiente para coagular o sangue. Essa reação acontece devido ao coagulante, presente no veneno, ativar diretamente o fator X, que transforma a protrombina em trombina, assim, causando a coagulação. Por isso, em caso de picada de cobra, nada de sugar o veneno.

6- Plasma feito no microondas

Com apenas uma uva cortada ao meio e um microondas, você pode criar um plasma. A matéria pode ser classificada em três estados: o líquido, sólido e o gasoso. E agora, aparentemente surgiu um quarto estado, o plasma. Esse provém do superaquecimento de um gás, até sua ionização. E como o suco da uva é rico em íons, ele cria o plasma.

7- O orador do amido de milho

A mistura entre o amido de milho e água cria algo chamado fluido não-newtoniano, ou seja a sua viscosidade não muda. Mas, como o amido de milho e a água não são newtonianos, pois exibem qualidades de um sólido e um líquido. É então que sua viscosidade torna-se altamente imprevisível. E quando a mistura é colocada em um alto-falante com o som ligado, as mudanças na frequência sonora causam uma reação em suas propriedades líquidas e sólidas, criando um mostro dançante.

Próxima Matéria
Via   cracked      
Imagens onigiri
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+