icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 recursos do iOS que foram inspirados no Android

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      03/07/20 às 10h41
capa do post 7 recursos do iOS que foram inspirados no Android

Recentemente, a Apple atualizou seu sistema operacional para o iOS 14. Mas, com isso, muitos usuários começaram a perceber algumas funções que seriam novidade para o iPhone, mas que já são bastante conhecidas na comunidade Android. Por exemplo, podemos citar as funções de inserir widgets na tela inicial ou um aplicativo de tradução. Assim, separamos 7 recursos do iOS que foram inspirados no Android.

Não é de hoje que há uma certa rivalidade entre os usuários. Dito isso, não queremos intensificar esse tipo de discussão, mas apenas reconhecer que a indústria age dessa forma. Muitas das vezes, uma empresa lança um recurso e outra vem e aprimora. Desse modo, acompanhamos essas idas e vindas da tecnologia e o seu próprio aprimoramento.

1 - Aviso de senhas vazadas no Safari

Quando você acessa sua conta por um dispositivo desconhecido, você recebe um alerta em seu Android. Agora, você também receberá um alerta em seu iPhone. No iOS 14, essa função está agregada ao Safari, que enviará notificações e também alertará para sites considerados menos seguros.

2 - Permissões na App Store

Ao abrir um aplicativo recém-instalado no Android, o usuário recebe uma lista de permissões que o app solicita. Com isso, há a opção de aceitar ou não. Portanto, agora, uma vez que a privacidade se tornou uma questão em pauta, o iOS também passou a oferecer esse tipo de recurso. Também é possível acessar um resumo dessas opções antes mesmo de baixar o aplicativo na App Store.

3 - Aplicativos padrão

No iOS 14, é possível abrir um aplicativo do padrão personalizado. Por exemplo, usuários poderão abrir um link de maneira automática em um aplicativo que não seja o Safari, que é padrão do iOS.

4 - App Clips

O "App Clips" funciona de forma semelhante ao "Android Instant Apps", do Android. Assim, é possível experienciar determinado aplicativo sem que ele precise ser baixado por completo. Contudo, no iOS, o recurso possui algumas melhorias à versão que foi apresentada no Android 7. Portanto, é possível usar um app de até 10 MB sem que seja necessário baixá-lo. Isso serve aplicativos que seriam excluídos logo em seguida, por exemplo.

5 - Picture in Picture

Desde o Android 8, usuários já podiam assistir vídeos enquanto utilizavam outras funções do celular. Por exemplo, você pode assistir a um filme na Netflix ou realizar uma chamada de vídeo enquanto utiliza o bloco de notas ou acessa uma rede social. Contudo, agora, é possível utilizar o smartphone desse modo no iOS.

6 - Tradutor

Translate, da Apple, é bastante similar ao Google Tradutor. Desse modo, ele pode transcrever um áudio em tempo real e também traduzir trechos em formato de testo. No entanto, a principal diferença dos dois aplicativos está no número de idiomas disponíveis. Enquanto o Google Tradutor possui mais de 100 línguas, o "Translate" conta com apenas 11 idiomas. De toda forma, os dois aplicativos podem ser usados de maneira offline.

7 - Widgets

De fato, os widgets já são velhos conhecidos do Android. Dessa forma, esse recurso permite ao usuário que esses "atalhos" sejam inseridos na tela principal. Dito isso, antes, esse recurso apenas podia ser visto na visualização "Hoje" do iPhone. Contudo, agora, ele pode ser adicionado à tela principal do aparelho, bem como o recurso que já era oferecido nas primeiras versões do Android.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest