icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


7 regras de etiqueta do Japão que vão te deixar perplexo

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      13/11/17 às 14h00
capa do post 7 regras de etiqueta do Japão que vão te deixar perplexo

O Japão é um país insular (país independente cujo território é composto de uma ilha ou um grupo de ilhas) da Ásia Oriental. Possui a terceira maior economia do mundo em PIB nominal e a quarta maior em poder de compra. A população japonesa é uma das maiores do mundo, e sua densidade demográfica (número de habitantes por área) é também uma das mais elevadas.

Os japoneses têm uma grande extensão de hábitos e costumes que podem ser novidade para nós. São muito respeitosos e reverenciais. Eles enxergam o seu trabalho com um dos pilares da sua própria existência. Creem que possuem a obrigação de dar o máximo de contribuição possível para a sociedade, se tornando trabalhadores exemplares. Bom, nós da Fatos Desconhecidos trouxemos para nossos leitores 7 regras de etiqueta do Japão que vão te deixar perplexo. Confira:

1 - Curvar-se

No Japão, curvar-se diante de alguém pode ser uma forma de respeito e consideração pela pessoa. Mesmo que esse costume não seja exigido de pessoas que visitam o país é questão de bom senso respeitar o costume. Assim, para os visitantes uma inclinação simples da cabeça basta para cumprimentar alguém.

2 - Ninguém fala no metrô

Pode parecer estranho, mas enquanto os japoneses fazem sua viagem no metro, ninguém fala ou atende o telefone, especialmente em lugares públicos com muita gente. Isso ocorre pois a cultura japonesa se encontra no coletivo, não no indivíduo. Atrair uma atenção desnecessário para si, individualmente, é uma linha que ninguém quer ultrapassar.

3 - Elevador

Existem algumas regras informais no Japão, mas que todo mundo obedece. Se você for a primeira pessoa a entra em um elevador vazio, você se torna o "capitão desse elevador", você deve ficar perto do painel de controle. Você precisa manter a porta aberta até que todas as pessoas entrem nele. Isso em todos os andares que o elevador parar. Você também precisa ser o último a sair.

4 - Dinheiro

Por algum motivo não conhecido, os japoneses sentem vergonha de mostrar dinheiro em público. Por esse motivo, envelopes de dinheiro decorados são bastantes populares. E se você não possuir um envelope assim, você terá que envolver o dinheiro em um pedaço de papel antes de dar a alguém. Bom, você não precisa fazer isso em comércios, mas precisa considerar essa regra se for depositar seu dinheiro em um caixa, apenas coloque na bandeja de dinheiro. Tudo isso por causa da proteção do espaço pessoal de cada indivíduo.

5 - Arte de se sentar corretamente

Se sentar com as pernas debaixo das coxas é chamado de "seiza", e os japoneses só se sentam no chão dessa maneira. É como se eles estivessem sentados em uma poltrona. Visitantes não acostumados com essa prática podem ficar com seus pés dormentes e entorpecidos dentre de alguns minutos. Mas fique tranquilo, se você se sentar normalmente, ninguém vai dizer nada.

6 - Não existem cestos de lixo nas ruas

No Japão, as pessoas levam o lixo para as próprias casa (ou para o local de onde ele veio), devido isso não existem cestos de lixo nas ruas. A única exceção são os supermercados e lojas de conveniência. Jogar lixo na rua pode ser considerado um ato desrespeitoso muito grave na cultura japonesa podendo ter até punições severas a pessoa que fizer isso.

7 - Estabelecimentos

Clientes ou parceiros comercial são tratados da melhor forma possível nos estabelecimentos. É incrível o respeito que elas tem com cada indivíduo que faz parte daquele negócio. Quando eles saem, toda a equipe os segue até a porta ou elevador e se curvam até que as portas se fechem. Japoneses da nova geração acham essa ato um pouco exagerado demais, e acabam ignorando esse ritual.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest