icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


7 regras que você precisa seguir para evitar ataques na internet

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      12/11/18 às 15h40
capa do post 7 regras que você precisa seguir para evitar ataques na internet

O acesso à internet está crescendo cada vez mais. Um levantamento feito em junho de 2018 mostrou que 55,1% da população mundial já possui acesso às redes. Isso tornou-se parte da vida das pessoas, visto que é o meio mais utilizado atualmente, seja para fins publicitários, recreativos ou profissionais. No entanto, as pessoas se preocupam cada vez menos com sua segurança nas redes e, acredite, esse meio é extremamente perigoso e cheio de armadilhas. Compartilhamos informações pessoais de maneira excessiva sem pensar no que poderá acontecer em seguida. Ainda deixamos senhas salvas em navegadores e acreditamos ingenuamente que a internet é um lugar amigável e seguro.

Estamos totalmente enganados quando pensamos isso. Refletindo sobre o assunto, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas regras que você precisa seguir para evitar ataques na internet. Se tiver alguma outra dica que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

1 - Tenha cuidado na hora de falar sobre celebridades

A McAfee, desenvolvedora americana de antivírus, classifica as celebridades que são mais perigosas para o Google. Isso porque algumas apresentam mais possibilidades de pegar um vírus do que outras, pois seus nomes são usados para direcionar a sites perigosos. Cuidado na hora de pesquisar por fotos, vídeos grátis, download etc. Atrizes e cantoras estão no topo das "mais perigosas".

2 - Não envie informações confidenciais por chats de redes sociais

Jamais passe informações confidências como números de cartões bancários, senhas, códigos PIN, dados de passaporte etc. Sempre que precisar enviar os dígitos ou fotos de documentos importantes por e-mail, exclua depois, não deixando rastros dos mesmos. Quando a pessoa receber o arquivo, apague. Jamais armazene estes em sua caixa postal.

3 - Deslogue de todos os aparelhos que entrar com uma conta

Se precisar entrar em suas redes sociais em outro aparelho que não seja seu, não se esqueça de sair em seguida. Caso tenha usado e esqueceu-se de sair, procure no Google a forma de sair de todos os dispositivos que sua conta estiver logada. Se não conseguir, altere sua senha imediatamente.

4 - Desligue o Wi-Fi quando não estiver usando

Quando não estiver usando o Wi-Fi, desligue-o. Assim, você não apenas se protegerá, mas também irá economizar sua bateria. Isso evita entrar em redes inseguras que não solicitam uma senha. Diversas pessoas maliciosas usam esse método para roubar seus dados pessoais. Tente nunca conectar a suas contas bancários por meio de aplicativos usando redes de Wi-Fi nos estabelecimentos, como em cafés, restaurantes etc.

5 - Use vários endereços de e-mail

Tente usar várias contas de e-mail. É recomendado uma para o trabalho, uma pessoal e uma para demais assinaturas. Isso simplificará a sua interação com cada um. Além disso, coloque senhas diferentes neles e troque sempre que possível, pois não é bom ficar utilizando a mesma por muito tempo.

6 - Limite as informações pessoais

Muitas pessoas gostam de postar fotos com a localização exata de onde estão. Tente não fazer isso e, muito menos, passar seu endereço residencial. Não deixe claro a hora que estará em casa ou quando está saindo para festas ou de férias. Tenta ainda não postar sobre grandes compras que fez ou quanto dinheiro ganhou, pois isso atrai pessoas com má intenção.

7 - Faça backups

Crie sempre uma cópia de backup. Salve as duas, original e cópia, em mídias físicas diferentes. Além disso, é recomendado usar o sérico de nuvem do seu dispositivo para que possa fazer isso em segurança.

Como afirmamos, mais da metade da população mundial já tem acesso a internet. Agora veja como seria o mundo se não houvesse internet.

E aí, o que você achou dessas dicas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   ADME  
Imagens Mais FE Hotmart
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest